Conheça as melhores maneiras de acelerar o processo de crescimento de vendas

Independente de para qual ramo você vende, seja B2B ou B2C, você acaba sendo prejudicado pela crise, que sempre acaba sendo um período difícil para novas vendas.

Mas, por outro lado, é possível buscar o crescimento de vendas usando as táticas certas e sem desanimar ou ser pessimista.

Quer conhecer um acelerador de vendas?

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Antes de mais nada, é preciso que você tenha programado o seu plano de crescimento de vendas e que você saiba como acelerar o processo de vendas.

Não se trata de uma tarefa difícil ou impossível.

Mas sim de uma visão aprofundada de seu mercado, clientes e planejamento de vendas.

Dito isso, aqui estão algumas dicas que selecionamos para você se certificar que consegue acelerar o processo de vendas mesmo na crise.

crescimento de vendas

Que tal começar o ano pisando fundo no acelerador das vendas?

4 dicas para conseguir crescimento de vendas

Preparado para conhecer as 4 dicas de crescimento de vendas e desenvolver um verdadeiro acelerador de vendas em seu negócio?

Vamos, lá, então!

#1. Encontre as brechas

Efetivamente, o planejamento de vendas requer informações corretas.

Se você está tentando entender quais tipos de mercados estão mais abertos e qual o motivo disso, é importante ter dados precisos e completos.

Seu CRM contém os segredos para quem você vendeu, mas ele pode não ter informações completas dessas empresas.

Por isso, analise o espaço em branco com informações hierárquicas.

Isso vai ajudar você a saber a quem deve chegar na empresa para vender mais rápido.

Ao fazer isso, você vai entender se o seu contato pode decidir pela compra, ou quem deve ser o seu contato para que o processo de vendas possa realmente andar.

Depois de entender como as empresas funcionam, você pode mergulhar no esforço de conseguir atingir seus prospects com maior eficiência, para não precisar escalar a hierarquia das empresas.

Agora que você já sabe quem toma as decisões, é preciso saber se as empresas estão comprando, ou se estão planejando o orçamento, ou algo do tipo.

Se, por exemplo, uma empresa está planejando o orçamento, é melhor você começar as abordagens depois.

Quando você procura pelos segmentos que estão comprando mais, seja através de pesquisas, ou seja através da investigação do tipo de empresa que comprou de você antes, pode ir atrás de mais empresas do mesmo mercado e segmento.

Com certeza isso vai ajudar no crescimento de vendas.

Veja também: Executivo de Vendas: o que faz esse profissional?

#2. Priorize suas contas

Nem todas as contas são criadas com o mesmo esforço e é possível que não demos a elas o mesmo tipo e nível de atenção.

Saber quais segmentos de mercado que você precisa para focar e priorizar suas contas dentro de cada segmento vai ajudar você a gerar leads de maneira mais eficaz, bem como usar o tempo da sua atividade de vendas com mais eficiência, gerando crescimento nas vendas.

Se você conseguir criar uma regra de Pareto 80/20 ou alguma outra abordagem, vai encontrar o tempo necessário para determinar quais contas merecem mais atenção.

A melhor maneira de garantir que você está focando nas contas certas é parar para analisar os dados de vendas atuais.

Algumas perguntas a fazer são:

  • Qual é o perfil de seu cliente ideal?
  • Qual o tamanho das empresas?
  • Qual é o tipo da indústria?
  • Qual é a duração do ciclo de vendas, em comparação com o tempo de fechamento?
crescimento de vendas

Saiba quais contas merecem prioridade por estarem mais propensas a comprarem de você.

Saiba mais: Como melhorar os seus negócios através da inteligência em vendas

#3. Planeje o território

Não tem como promover crescimento de vendas são analisar seus territórios.

Os territórios são sua maneira de alinhar estrategicamente suas equipes de vendas para que você possa vender de maneira eficaz com a menor quantidade de custos de venda.

Obter seus segmentos mais certeiros vai permitir que você garanta que tem uma melhor cobertura de vendas e ajudar você a reter os melhores talentos.

Compreender a origem de suas vendas atuais é essencial para uma boa organização de seu território.

  • Para quem você está vendendo?
  • Quem está comprando?

Defina seu mercado total. Não há como conseguir crescimento de vendas sem isso.

Com essa informação, você pode trabalhar para equilibrar seus territórios.

Quando confrontamos a habilidade de vendas de nossa equipe, com a complexidade das contas, conseguimos um ciclo de vendas mais eficiente.

A participação dos gerentes de vendas e equipes no início do processo capacita as pessoas para ajudarem a garantir que os territórios são os melhores possíveis para o perfil de cada vendedor.

Acertando isso, o crescimento das vendas é bem mais certo!

Confira em nosso blog: Conheça as etapas essenciais para estruturar um setor de vendas em sua empresa

#4. Encha o funil

Agora que você já identificou as novas oportunidades e definiu seus territórios, você quer ter certeza que seus representantes podem ser produtivos.

Você quer que eles sejam capazes de se concentrar no que sabem fazer de melhor, não gastando o seu tempo buscando informações.

Para isso, você precisa estar atualizado com informações de contato completas para essas contas.

E ao menos que você tenha um ciclo de vendas extremamente direto, você precisará de um número de pontos de contato com essas empresas.

Quando você tem todas as informações que precisa das empresas, você sabe como entrar em contato e com quem deve falar.

Dessa maneira, tudo que você deve fazer é começar a trabalhar para o crescimento nas vendas surgir.

Inicie os trabalhos abordando os decisores certos, encha o funil de vendas que, sabendo quais empresas têm mais probabilidade de comprar, você mais facilmente vai chegar até os pedidos.

crescimento de vendas

Comece a abordar seus novos prospects e dar seguimento ao funil de vendas.

É possível vencer a crise e promover o crescimento das vendas

Quando você sabe qual o tipo de empresa abordar – e você pode fazer um estudo para todo o ano, das empresas que mais compram o seu produto em cada período – você tem mais chances de ser mais efetivo e pisar no acelerador de vendas.

Com isso, as pessoas irão te dar mais ouvidos, porque elas compram o que você vende, no momento que você vende.

Juntando a isso o seu dever de casa de saber quem é que decide pela compra do que você vende, tudo que você precisa é pensar em um discurso que condiz com aquilo que o seu potencial cliente quer ouvir, e partir para a ação.

O crescimento em vendas será uma consequência desse trabalho.

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