A maneira com que uma empresa se comunica com seus diferentes públicos pode ser determinante para o seu sucesso.

Com o surgimento de novas tecnologias de comunicação e com o público assumindo um papel mais ativo nas interações com as marcas, torna-se fundamental a necessidade de aprimorar continuamente e personalizar as estratégias de relacionamento e comunicação com clientes internos e externos.

Tendo isso em vista, a comunicação 360 graus é uma abordagem que tem como foco integrar diferentes canais e oferecer aos diferentes públicos da empresa uma experiência positiva em cada ponto de interação.

Para entender melhor como isso funciona, continue a leitura deste artigo e confira:

  • O que é comunicação 360 graus?
  • Qual a importância da comunicação 360 graus para a empresa?
  • Comunicação 360 graus: exemplos

Leia também: Comunicação com o cliente: potencialize com 5 dicas

O que é comunicação 360 graus

A comunicação 360 graus pode ser definida como uma estratégia que busca integrar os variados canais que uma empresa disponibiliza para interagir com seus diferentes públicos, sejam eles internos ou externos.

A intenção dessa abordagem é fazer com que a mensagem chegue ao público-alvo e que este, por sua vez, tenha uma experiência uniforme ao interagir com a empresa em canais distintos.

O trabalho de comunicação 360 pode envolver mais de um departamento da organização, como marketing, atendimento, vendas, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, comunicação interna, entre outros.

Os pontos de contato operam de forma alinhada, permitindo que a empresa dê respostas rápidas e ofereça um atendimento mais eficiente.

Quer entender um pouco mais sobre como se comunicar em 360 graus? Então, confira esta aula da especialista em marketing Ana Flavia Lacchia:

Leia mais: Comunicação em vendas: conquiste clientes e sua equipe também!

Qual a importância da comunicação 360 graus para a empresa?

A comunicação 360 graus é importante porque promove a união de diferentes estratégias e ações tanto em ambiente online como em offline.

O tom do discurso e a identidade da marca são preservados, independentemente do ponto de contato entre a empresa e o cliente.

Com a comunicação 360, consegue-se desenvolver um relacionamento mais duradouro com os clientes, o que contribui para o aumento da satisfação e fidelização. Isso também impacta positivamente o desempenho financeiro do negócio.

Quando a empresa se comunica de maneira eficiente com clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, ela tende a se tornar mais competitiva e construir uma boa reputação no mercado.

Na comunicação 360, as mensagens se complementam quando os diferentes canais convergem e passam a ser utilizados de forma integrada.

As campanhas de marketing passam a performar melhor quando essa abordagem mais ampla é adotada. Assim, gera-se mais oportunidades de negócio e aumenta-se a receita total da empresa.

Veja também: 5 ferramentas de comunicação interna online para vendas

Comunicação 360 graus: exemplos

Existem vários exemplos bem sucedidos de empresas que implementaram a comunicação 360 graus.

Um dos maiores cases de sucesso é o da Magazine Luiza. A varejista é bastante presente nas redes sociais e oferece para os seus consumidores uma experiência integrada em seus diferentes canais.

É possível, por exemplo, comprar um produto pelo site ou aplicativo e retirar o produto na loja. O perfil da marca no Twitter interage e esclarece dúvidas dos seguidores. Há também o serviço de atendimento pelo WhatsApp e pelo Telegram.

Outro bom exemplo de empresa que adota a estratégia de comunicação 360 é a Amaro. Uma das maiores marcas do varejo de moda, a Amaro conseguiu melhorar expressivamente o seu desempenho de vendas após expandir sua atuação para lojas físicas.

Desde a sua criação, em 2012, a empresa atuava exclusivamente em ambiente digital. A partir de 2015, foram abertas lojas físicas para que os clientes pudessem experimentar algumas peças e realizar a compra, como mostra o vídeo abaixo:

Experiência do cliente e comunicação em 360 graus

Como você pôde conferir até aqui, a comunicação 360 graus é uma tendência da qual não tem como fugir.

Se você quer que a sua empresa se mantenha relevante para o seu público, é fundamental que você saiba se comunicar com ele oferecendo uma experiência satisfatória em seus diferentes pontos de contato.

Procure estudar os hábitos e necessidades do seu público para, então, conseguir entregar a mensagem certa, no momento mais adequado e por meio de canais estratégicos.

Lembre-se que a comunicação deve ser fluida e não demandar esforços do cliente. Esperar na linha ou demorar mais de 24 horas para receber uma resposta por e-mail é algo que ninguém gosta e pode afetar a imagem de sua marca.

Além disso, ao migrar de um ponto de contato para outro, passar do chat no seu site para uma conversa de voz no WhatsApp, por exemplo, nunca peça ao cliente repetir seus dados. Isso tudo deve estar integrado em um bom sistema de comunicação 360 graus!

O desempenho geral do seu negócio vai melhorar de forma significativa com o uso da comunicação 360.

Saiba mais: Como se comunicar bem: 4 dicas para quem quer vender mais

Comunicação 360 graus é alavanca para um melhor atendimento ao cliente

Dentre os diversos pontos de contato com seu cliente que uma comunicação 360 graus eficiente deve contar, está o atendimento ao cliente. Para ajudar você a se preparar para isso, criamos um KIT GRATUITO com 5 materiais que você precisa conferir: 

  • Ebook CRM: atraia, fidelize e satisfaça mais clientes.
  • 5 documentos para a implantação do CRM na área Comercial.
  • Websérie | O Jeito Disney de Encantar Clientes.
  • Palestra Online | As Armadilhas do Atendimento ao Cliente.
  • Estudo de Caso | A Estratégia de Atendimento da Zappos.

Baixe agora e saiba tudo sobre atendimento ao cliente: KIT – Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP