As dúvidas na vida é um inimigo silencioso que, quando menos esperamos, nos cala definitivamente

A dúvida foge ao controle em nossas vidas. Muitas vezes ela some de maneira lenta e gradual até que, de repente, percebemos que ela nos consumiu.

A dúvida na vida pode interferir mesmo no melhor dos casamentos, no mais bem sucedido vendedor e empreendedor. Ninguém está imune a ela e, de maneira silenciosa ela vai ganhando espaço.

Como é que a dúvida pode nos causar tanto mal e nos derrubar tanto? Aqui estão 3 esferas de sua vida que a dúvida pode destruir tudo que construiu e, como vencê-la.

Descubra agora o que fazer na dúvida e como combater as incertezas da vida.

Leia também: 20 frases de mudança de atitude para dar um gás em qualquer time

3 dicas de como enfrentar as incertezas da vida

#1. O artista

Para a pessoa criativa, a dúvida é o inimigo número 1. A criatividade precisa se expressar, não impressionar.

Se a expressão pode inspirar, ressoar e elevar, o público irá responder com recompensas em muitas formas, sejam de remuneração, elogios ou aplausos.

A chave para o artista é o propósito de deixar a beleza e as emoções leva-lo, para não se distrair com a maneira com que o trabalho do artista é interpretado ou recebido.

Se você permitir que a resposta do público distraia você, as dúvidas na vida inevitavelmente irão rastejar no processo criativo e lentamente vai matar o artista que existe dentro de você.

Você é um artista, e isso é o que importa. Confie na sua intuição e as pessoas vão responder à sua bravura e singularidade. Deixe o produto acabado falar por si.

A dúvida pode acabar com o mais criativo dos artistas.

A dúvida pode acabar com o mais criativo dos artistas.

#2. O empreendedor

A dúvida na vida pode destruir o empreendedor, que precisa de confiança para suportar os altos e baixos e a hesitação dos outros. A dúvida desvia sua atenção da persistência necessária para o sucesso.

Mesmo que a sua inovação falhe, ela ainda vale para ajudá-lo a ganhar experiência, e essa experiência serve como semente para o triunfo do futuro.

Como empreendedor, você também está dando o tom para todos os seus funcionários, a quem você está pedindo para ter fé em suas ideias e orientações.

Confie no seu talento. Seja um pensador orientado à solução. Se você prevê um problema em seu negócio, não deixe a dúvida oprimir você. Em vez disso, desenvolva uma solução e siga em frente.

Não deixe as incertezas da vida abalarem sua confiança!

A dúvida desanima e coloca pra baixo o melhor dos empreendedores.

A dúvida desanima e coloca pra baixo o melhor dos empreendedores.

Veja mais: 4 casos de empreendedorismo de sucesso em vídeo

#3. O atleta

O maratonista não pode duvidar da sua capacidade de atravessar a linha de chegada. O nadador não pode duvidar que estará mais rápido para quebrar o próprio recorde e, o jogador de futebol não pode duvidar da sua capacidade de converter o pênalti.

A dúvida permite que o fracasso se torne inevitável. Como atleta, treine até que você tenha confiança para vencer. Treine o suficiente para que a dúvida não seja mais um fator que você tem que lutar contra.

O que fazer na dúvida? Supere-a!

Você tem a capacidade de eliminar a dúvida e as incertezas da vida, sabendo que trabalhou tão duro quanto pode, e que deu tudo de si.

Não pense sobre o que os outros estão fazendo ou como eles irão realizar as coisas.

Conheça a si mesmo, confie em seu talento, e saiba que você está dando tudo o que tem para alcançar os objetivos.

incertezas da vida

A dúvida desestrutura o mais preparado dos atletas

Saiba mais: 20 hábitos que levam ao fracasso profissional e como se livrar deles

Aprenda a questionar sua dúvida e as incertezas da vida

Duvidamos de muitas coisas todos os dias, mesmo sem perceber. Às vezes, vemos os perigos que não estão lá, outras vezes, deixamos que de repente a dúvida nos impeça de agir.

Nós não conseguimos perceber a natureza gradual da dúvida, e permitimos que ela consuma nossas rotinas. Lentamente, de forma gradual e, de repente, a dúvida nos desperdiça.

A consciência desse hábito pode ajudar a prevenir a devastação causada pela dúvida – o reconhecimento – e fazer um esforço diligente para combater a incerteza.

Aprenda a duvidar e questionar a sua dúvida. Ter confiança em sua dúvida leva a mais distração e menos produtividade para a sua vida.

Questionar a sua dúvida pode diminuir o seu impacto e ajudá-lo a recuperar o foco. É tão fácil parar antes mesmo de tentar. Esteja atento a este hábito e trabalhe com afinco para vencê-lo.

Lembre-se que você tem o controle para superar a sua dúvida. Sempre, duvide de sua dúvida. Isso é essencial pra quem quer ter um futuro de sucesso.

Superar as incertezas da vida e suas dúvidas é só o começo. Baixe nosso e-book gratuito e supere mais desafios: Desafios do profissional de vendas