« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Como a dúvida pode destruir você – e o que você pode fazer a respeito

Escrito por
Gustavo Paulillo

A dúvida é um inimigo silencioso que, quando menos esperamos, nos cala definitivamente

A dúvida foge ao controle em nossas vidas. Muitas vezes ela some de maneira lenta e gradual até que, de repente, percebemos que ela nos consumiu.

A dúvida pode interferir mesmo no melhor dos casamentos, no mais bem sucedido vendedor e empreendedor. Ninguém está imune a ela e, de maneira silenciosa ela vai ganhando espaço.

Como é que a dúvida pode nos causar tanto mal e nos derrubar tanto? Aqui estão 3 esferas de sua vida que a dúvida pode destruir tudo que construiu e, como vencê-la.

#1. O artista

Para o criativo, a dúvida é o inimigo número 1. A criatividade precisa se expressar, não impressionar.

Se a expressão pode inspirar, ressoar e elevar, o público irá responder com recompensas em muitas formas, sejam de remuneração, elogios ou aplausos. A chave para o artista é o propósito de deixar a beleza e as emoções leva-lo, para não se distrair com a maneira com que o trabalho do artista é interpretado ou recebido.

Se você permitir que a resposta do público distraia você, a dúvida inevitavelmente irá rastejar no processo criativo e lentamente vai matar o artista que existe dentro de você.

Você é um artista, e isso é o que importa. Confie na sua intuição e as pessoas vão responder à sua bravura e singularidade. Deixe o produto acabado falar por si.

A dúvida pode acabar com o mais criativo dos artistas.

A dúvida pode acabar com o mais criativo dos artistas.

#2. O empreendedor

A dúvida pode destruir o empreendedor, que precisa de confiança para suportar os altos e baixos e a hesitação dos outros. A dúvida desvia sua atenção da persistência necessária para o sucesso.

Mesmo que a sua inovação falhe, ela ainda vale para ajudá-lo a ganhar experiência, e essa experiência serve como semente para o triunfo do futuro.

Como empreendedor, você também está dando o tom para todos os seus funcionários, a quem você está pedindo para ter fé em suas ideias e orientações.

Confie no seu talento. Seja um pensador orientado à solução. Se você prevê um problema em seu negócio, não deixe a dúvida oprimir você. Em vez disso, desenvolva uma solução e siga em frente.

A dúvida desanima e coloca pra baixo o melhor dos empreendedores.

A dúvida desanima e coloca pra baixo o melhor dos empreendedores.

#3. O atleta

O maratonista não pode duvidar da sua capacidade de atravessar a linha de chegada. O nadador não pode duvidar que estará mais rápido para quebrar o próprio recorde e, o jogador de futebol não pode duvidar da sua capacidade de converter o pênalti.

A dúvida permite que o fracasso se torne inevitável. Como atleta, treine até que você tenha confiança para vencer. Treine o suficiente para que a dúvida não seja mais um fator que você tem que lutar contra.

Você tem a capacidade de eliminar a dúvida, sabendo que trabalhou tão duro quanto pode, e que deu tudo de si.

Não pense sobre o que os outros estão fazendo ou como eles irão realizar as coisas.

Conheça a si mesmo, confie em seu talento, e saiba que você está dando tudo o que tem para alcançar os objetivos.

A dúvida desestrutura o mais preparado dos atletas

A dúvida desestrutura o mais preparado dos atletas

Aprenda a questionar sua dúvida

Duvidamos de muitas coisas todos os dias, mesmo sem perceber. Às vezes, vemos os perigos que não estão lá, outras vezes, deixamos que de repente a dúvida nos impeça de agir.

Nós não conseguimos perceber a natureza gradual da dúvida, e permitimos que ela consuma nossas rotinas. Lentamente, de forma gradual e, de repente, a dúvida nos desperdiça.

A consciência desse hábito pode ajudar a prevenir a devastação causada pela dúvida – o reconhecimento – e fazer um esforço diligente para combater a incerteza.

Aprenda a duvidar e questionar a sua dúvida. Ter confiança em sua dúvida leva a mais distração e menos produtividade para a sua vida.

Questionar a sua dúvida pode diminuir o seu impacto e ajudá-lo a recuperar o foco. É tão fácil parar antes mesmo de tentar. Esteja atento a este hábito e trabalhe com afinco para vencê-lo.

Lembre-se que você tem o controle para superar a sua dúvida. Sempre, duvide de sua dúvida. Isso é essencial pra quem quer ter um futuro de sucesso.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Novas Ideias



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis