A Futuro Energia Solar é uma empresa de energia fotovoltaica que atende de residências a indústrias. Atualmente, o negócio conta com mais de 150 usinas instaladas e, como disse seu fundador, Jonas: “nós estamos sempre atuando e oferecendo soluções para qualquer um que gaste energia elétrica”. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O que me chamou atenção para o Agendor foi que é um CRM nacional. Quando eu vi que era um software nacional e nativo, eu disse: “é disso que precisamos”, porque queremos simplicidade e alguém que fala a nossa língua. 
  • Nós estávamos voando meio que sem direção e sem controle e o Agendor nos deu direcionamento, prioridade, organização e histórico
  • Antes, toda a prospecção era mantida em cadernos. Fazer isso com um cliente ou dois é fácil, agora, imagina quando são dezenas? Então, alguns clientes ficavam esquecidos. No Agendor, se trabalharmos direito, nenhum cliente vai ser esquecido. 
  • Hoje, eu planejo o meu trabalho e meus projetos. Também tive uma melhora da qualidade das informações que coleto e posso organizar melhor o meu tempo e o relacionamento com meus clientes
  • Que tal fazer como a Futuro Energia Solar e dar uma passo adiante no relacionamento com seus clientes? Faça seu cadastro no Agendor e acesse as funcionalidades certas para tornar isso realidade!

Em 2023, a Futuro Energia Solar percebeu que precisava de um bom CRM para gerenciar sua carteira de clientes, já que a preocupação do negócio era construir e manter um bom relacionamento. Após pesquisar no mercado, a empresa decidiu escolher o Agendor, se tornando um dos nossos cases de sucesso. 

Aqui, nós conversamos com o Jonas, fundador, e o Samir, consultor comercial na Futuro Energia Solar. Ao longo deste artigo, eles nos explicaram como está sendo essa jornada e tudo o que o Agendor vem proporcionando para o negócio.

Continue lendo para conferir mais detalhes sobre essa parceria de sucesso!

Como funciona o modelo de vendas da Futuro Energia Solar?

Jonas: A parte de vendas é feita praticamente pelo Samir e eu. Porém, temos um grupo de relacionamento muito grande, então, não somos só nós dois a parte de vendas da Futuro. 

Nós conseguimos nossas vendas muito por relacionamento e indicação. Somos uma empresa pequena, portanto, dependemos muito disso para vender. 

Não temos e nem é o meu objetivo colocar um monte de gente vendendo. Você pode colocar um monte de gente vendendo para você, fazendo marketing digital e não conseguir dar atendimento. 

Então, eu optei por fazer menos negócios, porém, bem-feitos, e consolidar o nome e o negócio para conseguirmos manter a qualidade ao longo do tempo. Depois de um tempo trabalhando nessa área, eu percebi que quando uma pessoa indica outra, a venda é melhor. Você não vende: é vendido, é comprado. 

Por exemplo, eu vendi três projetos para São Paulo sem nunca ter ido para lá. Então, alguém me comprou por uma indicação. 

Samir: Queremos ser reconhecidos como uma empresa séria que vende e entrega o que está no papel. 

Como vocês conheceram o Agendor?

Samir: O Jonas me chamou um dia e disse: “olha, a gente precisa colocar um CRM na empresa, se puder me ajudar”. Mas não tínhamos conhecimento sobre onde está essa ferramenta, qual a melhor, quanto custa. 

Então, eu saí perguntando para alguns amigos que me ofereceram algumas ferramentas. Aí eu tirei um final de semana inteiro, sábado e domingo, e comecei a pesquisar. Me empolguei com a pesquisa e trombei com o Agendor.

O que me chamou atenção para o Agendor, entre vários outros que pesquisei, foi que, primeiro, é um software nacional e nativo. Quando eu vi que era um software nacional e nativo, eu disse: “é disso que nós precisamos”, porque queremos simplicidade, a gente precisa de alguém que fala a nossa língua. 

Eu gostei e comecei a pesquisar mais, fiz um cadastro de teste, entrei e falei: “nossa, isso aqui é muito legal”, então, marcamos uma reunião.

Duas das outras opções que pesquisamos tinham um preço absurdo e eram ferramentas complexas, o que a gente não precisa hoje, então, acabaríamos nos perdendo. Aí fomos para o Agendor e estamos satisfeitos. 

Leia também: Como usar o CRM do Agendor e alavancar resultados? GUIA COMPLETO!

Como a ferramenta é usada no dia a dia da Futuro Energia Solar?

Samir: Tudo começa com o cadastro do cliente. A gente pega uma série de informações com o cliente para cadastrar na ferramenta e poder passar para a engenharia fazer o projeto.  

Jonas: No quesito organização e disponibilidade de tempo para o Samir e para os Engenheiros, o uso do Agendor foi significativo. 

Nós estávamos voando meio que sem direção e sem controle e o Agendor nos deu direcionamento, prioridade, organização e histórico. Com isso, libera o Hugo, nosso engenheiro de propostas, porque hora a prioridade dele era uma, hora era outra. Hoje, se ninguém passar nenhuma tarefa urgente, o Agendor já faz isso por ele.

Assim, o Samir não precisa ligar toda hora para o engenheiro explicando o que ele deve fazer, já está tudo no sistema. 

Samir: Eu acredito que estamos usando bastante e bem, mas não estamos usando na sua totalidade. Acho que está faltando ter dados registrados para gerar os relatórios e estamos priorizando esse trabalho.

Também customizamos um formulário em propostas com perguntas que precisam ser respondidas para pegar um projeto. O Agendor está nos proporcionando disciplina, organização para planejar e melhorar a qualidade do nosso serviço. 

Jonas: Na hora que você consegue a prospecção, a próxima etapa é o projeto. O Hugo é o engenheiro que faz o projeto e a proposta. Se a proposta é vendida, aí começa outro projeto que seria o projeto de homologação. 

Samir: É um funil e cada etapa tem suas tarefas e o Agendor automatizou bastante. Quando o Hugo libera a proposta, ele só coloca no funil de vendas com uma data limite. O sistema me avisa por e-mail. Então, a gente também usa o sistema como meio de comunicação. 

Aproveite para ver também como trabalhar com o funil de vendas do Agendor:

Quais foram os diferenciais que o Agendor trouxe para a Futuro Energia Solar?

Jonas: Antes, toda a prospecção era mantida em cadernos. 

Samir: Fazer isso com um cliente ou dois é fácil, agora, imagina quando são dezenas? Então, alguns clientes ficavam esquecidos. No Agendor, se trabalharmos direito, nenhum cliente vai ser esquecido. 

Porque se você marcar de conversar com alguém daqui a seis meses, o sistema vai lembrar. E o histórico que estamos formando dos clientes é maravilhoso, já que manter essa história ajuda a fidelizar o cliente e não ter nenhuma quebra quando tem uma troca no atendimento.

Veja como trabalhar com o histórico dos clientes no Agendor:

Além disso, o Agendor melhorou nosso planejamento, nossa organização, nossa coordenação e nosso controle. 

Hoje, eu consigo planejar melhor o meu trabalho, meus projetos. Melhorou também a qualidade das informações que estou coletando. Eu consigo organizar melhor o meu tempo e o relacionamento com meus clientes. 

Eu coordeno melhor todas as atividades e divido meu tempo, porque eu já fiz uma programação dentro do Agendor. 

“Com a plataforma, você tem planejamento, organização, direção e controle, as quatro funções da administração que couberam como uma luva na nossa realidade com o Agendor.”

E se me perguntarem: “o que você não gosta do Agendor?” Honestamente, não tem nada que eu não goste, porque tudo que estou usando estou gostando. 

Sua empresa também pode adotar o Agendor e se tornar nosso próximo case de sucesso!

Com o histórico de interação com os clientes, você nunca mais perde o andamento de uma negociação, pois tudo fica registrado na plataforma — e-mails, reuniões e ligações — automaticamente, facilitando o acesso pelos vendedores na hora de fechar as vendas.

Já o funil de vendas dá uma visibilidade completa do processo comercial. Assim, é possível acompanhar em quais estágios seus clientes estão para personalizar as abordagens e identificar as oportunidades mais importantes.

E sabe o que é melhor? Essa etapa é 100% personalizável. Ou seja, você adapta os estágios conforme a necessidade da sua empresa.

Faça como a Futuro Energia Solar e corra para fazer o seu cadastro agora mesmo e teste o Agendor, o verdadeiro CRM 100% brasileiro, gratuitamente!

Aproveite também para conhecer um pouco sobre o Agendor em 3 minutos neste vídeo do nosso canal do YouTube: