Você arriscaria algum palpite sobre o significado de capilaridade empresarial?

Esse é um termo bastante usado no meio corporativo para se referir ao nível de competitividade e robustez de uma empresa.

De um modo geral, capilaridade tem a ver com o quão abrangente é um modelo de negócio.

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Para entender esse assunto de uma vez por todas, convidamos você a continuar a leitura deste artigo e conferir nas próximas linhas o significado e a importância da capilaridade empresarial.

Fique até o final e descubra também 7 dicas valiosas que vão te ajudar a conseguir maior capilaridade para a sua empresa:

  1. Conheça as características e necessidades do seu público-alvo;
  2. Mapeie o seu mercado de atuação;
  3. Considere diversificar o seu mix de produtos;
  4. Promova uma gestão financeira de qualidade;
  5. Construa um bom relacionamento com seu público;
  6. Invista no marketing da sua empresa;
  7. Esteja preparado para atender a demanda.

Capilaridade empresarial: significado

Capilaridade empresarial se refere à abrangência que determinada empresa tem no mercado em que atua. Quanto mais ela consegue permear o mercado e ampliar sua atuação, maior será sua capilaridade.

Dizer que um modelo de negócio possui alta capilaridade significa dizer que ele é capaz de alcançar e atender muitos clientes sem diminuir a qualidade das entregas.

A capilaridade empresarial também tem a ver com expandir as vendas e conquistar novos clientes e mercados.

Uma empresa de cosméticos, por exemplo, que passa a desenvolver produtos específicos para a pele negra também aumenta sua capilaridade, pois estará expandindo o seu público-alvo a partir de um nicho.

Da mesma forma, uma rede de fast food também ganha capilaridade empresarial quando decide investir na abertura de novas filiais em outras cidades, estados ou países ou até mesmo quando passa a oferecer alimentos veganos.

Por que é importante conseguir capilaridade empresarial?

Obter capilaridade empresarial é importante para que o negócio consiga prosperar e se desenvolver.

Empresas que alcançam uma boa capilaridade são mais competitivas e resistem melhor às intempéries do mercado, conseguindo se adaptar com mais facilidade a mudanças e novos cenários.

7 dicas de como obter capilaridade empresarial para o seu modelo de negócio

Aumentar a capilaridade da empresa não é algo que é feito da noite para o dia. Trata-se de um processo que envolve muito planejamento, dedicação e resiliência.

Tendo isso em vista, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para te ajudar a ganhar maior capilaridade empresarial. 

1. Conheça as características e necessidades do seu público-alvo

Para obter capilaridade empresarial, é indispensável que você conheça a fundo as características e necessidades do seu público-alvo. Caso contrário, pode acontecer de você não conseguir uma forte adesão na hora de executar sua estratégia de expansão.

Além, é claro, de ter altos custos nesse processo e pouco retorno sobre o investimento – o que prejudica o negócio de forma mais ampla.

2. Mapeie o seu mercado de atuação

É fundamental que você conheça o terreno em que está se aventurando. Portanto, estude bem as especificidades do seu mercado e busque mapear as lacunas que a sua empresa tem potencial para atender.

Uma ferramenta criada para você estudar o seu mercado é a matriz de Porter, você conhece?

Então, confira este vídeo da Siteware:

Veja também: Como segmentar o mercado e aumentar as vendas

3. Considere diversificar o seu mix de produtos

Uma boa dica para quem busca ganhar capilaridade empresarial é a diversificação do mix de produtos.

Oferecer novas soluções pode fazer com que o seu modelo de negócio chegue a um público mais amplo e menos restrito.

Leia mais: Segredos de como definir o mix de produtos de uma empresa

4. Promova uma gestão financeira de qualidade

Para aumentar a capilaridade da empresa, é necessário que as contas da empresa estejam em ordem.

Sem uma boa gestão financeira empresarial, fica bem mais difícil traçar uma estratégia de expansão que se sustente a médio e longo prazo.

Além disso, com muitos clientes espalhados por diversas partes do país, a gestão de contas a receber parecia estar sempre em dia! Fique atento.

5. Construa um bom relacionamento com seu público

Relacionamento é a chave para a capilaridade empresarial. Quando a empresa se relaciona bem com seus clientes, ela constrói uma base fiel que será muito útil para atrair novas oportunidades de negócio.

6. Invista no marketing da sua empresa

Basicamente, estratégias de marketing servem para divulgar suas soluções e fazer com que mais pessoas tomem conhecimento sobre a sua marca.

Nesse sentido, é importante que você não deixe de investir no marketing da sua empresa. Assim, fica mais fácil atrair novos clientes e expandir o seu modelo de negócio.

7. Esteja preparado para atender à demanda

Se sua empresa está bem espalhada pelo mercado e conta com seus produtos e serviços em diversos clientes e pontos de distribuição, é fundamental que sua estrutura interna seja capaz de atender a essa demanda.

Por isso, faça um planejamento de vendas e tenha certeza de que sua força comercial esteja treinada e preparada para levar até seus clientes tudo que eles precisam.

Neste infográfico, você confere alguma dicas de como fazer isso:

Mas não basta ter o pessoal treinado e preparado, você também precisa proporcionar as ferramentas para que a equipe desempenhe esse papel. Isso inclui um ambiente de trabalho adequado, equipamentos, como celulares e computadores, além de um bom software de gestão de vendas, um CRM.

Veja as vantagens que um bom CRM pode trazer para os eu negócio:

E então, ficou claro o significado de capilaridade empresarial e a importância dele para os negócios?

Utilize as dicas que trouxemos aqui e obtenha maior capilaridade para a sua empresa.

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