A produtividade no trabalho varia diariamente e isso é completamente normal. Às vezes, nós apenas não podemos nos concentrar no trabalho por conta do humor ou qualquer outro acontecimento. Em outros momentos, nos sentimos tão bem que acreditamos conseguir fazer tudo ao mesmo.  

Principais aprendizados deste artigo:

  • Não é possível ter foco 100% do tempo, mas pode-se eliminar hábitos que atrapalhem a execução das tarefas diárias no ambiente de trabalho. 
  • Para aumentar a produtividade no trabalho, é vital conhecer a si mesmo. Seus hábitos, o que tira seu foco e encontrar soluções que funcionem para você. Tenha em mente que esse é um trabalho constante e que todo mundo pode aprender a ser mais produtivo. 
  • Alguns fatores que prejudicam a produtividade no trabalho são: falta de sono, pessimismo, sedentarismo, perfeccionismo em excesso e incapacidade de tomar decisões
  • Acompanhar os resultados do time é essencial para o aumento da produtividade. Para ajudar com isso, baixe nossa planilha de produtividade por vendedor e por vendas! É GRÁTIS!

E a verdade é que além desses fatores que citamos acima, existem diversos outros que podem afetar o trabalho e ninguém gosta disso, certo? Afinal, quase todo mundo fica irritado com essas situações e luta arduamente para manter a produtividade sob controle. 

Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas de como evitar a baixa produtividade no trabalho para sempre bater suas metas. Confira!

Como manter a produtividade do trabalho em ótimos níveis

Obviamente, muitos de nós não conseguem ficar 100% focados em todo o tempo. Mas, se você eliminar os hábitos que fazem você ser improdutivo, poderá ser uma pessoa mais realizada no que faz.

Se você acredita que faz o que gosta, e ainda sim está tendo problemas de baixa produtividade no trabalho da maneira que gostaria, certamente possui algum hábito que está atrapalhando seus objetivos.

Nesses casos, em vez de lutar duro e gastar mais tempo tentando aprender maneiras de ser mais produtivo, deve-se concentrar mais sobre os fatores que causam a falta de produtividade no trabalho.

Você precisa desenvolver o autoconhecimento emocionalconhecer um pouco sobre si mesmo, e conhecer seus hábitos e o que te prejudica a alcançar seu objetivo. Só assim vai conseguir encontrar a produtividade que precisa para ser um profissional bem sucedido.

A seguir, conheça os fatores que explicam claramente como alguém pode apresentar baixa produtividade no trabalho. Mas antes, confira alguns indicadores de performance para vendedores:

Fatores que afetam a produtividade do trabalho

#1. Falta de sono

O sono faz uma grande diferença em sua produtividade. Não ter uma boa noite de sono faz com que a sua atenção seja desviada frequentemente no trabalho e ainda torna mais difícil que você evite as interrupções.

A falta de sono adequado faz com que seja difícil se manter alerta e atento e mantém você desmotivado e descomprometido com o seu trabalho.

Normalmente, as pessoas pensam que dormir de 4 a 5 horas por noite é mais do que suficiente, mas esse é um grande equívoco.

Estudos sugerem que é importante, em particular para os jovens, ter uma boa noite de sono de pelo menos 7 a 8 horas por noite, para que a sua memória e atenção não sejam afetadas.

#2. Não ter uma atitude positiva

Ser feliz e se manter positivo e otimista no trabalho aumenta a sua produtividade.

No entanto, se você não está feliz ou não tem emoções positivas em seu trabalho, como o entusiasmo e a emoção, a qualidade do seu trabalho acabará sendo afetada.

Há muitas técnicas para a construção de uma atitude positiva sobre o seu trabalho, como colocar algumas plantas no escritório ou fazer uma pequena pausa para o cochilo.

Confira: 8 ambientes de escritório para aumentar sua produtividade em vendas

#3. Não fazer exercícios

Outro fator que afeta muito a sua produtividade do trabalho são os exercícios. Fazer um pouco de exercício antes de ir trabalhar diariamente, ou durante a pausa do almoço melhora a sua produtividade, e além disso ainda possui diversos benefícios para a saúde.

Um treino no meio dia diminui a sonolência diurna e ajuda a manter o foco em seu trabalho. Ele também ajuda a despertar emoções positivas a respeito do seu trabalho.

#4. Tempo e energia desperdiçado em tarefas de baixa prioridade

Normalmente as pessoas evitavam tarefas desafiadoras e desperdiçam seu tempo seu tempo fazendo o trabalho fácil.

Isso afeta significativamente a sua produtividade. Ele drena sua energia porque você dedica todo o seu tempo trabalho em tarefas sem importância e, em seguida, você se preocupar com as tarefas que você deveria ter trabalhado antes.

Isso leva, muitas vezes, a prazos não cumpridos e stress desnecessário. Para evitar isso, você precisa primeiro se perguntar como você pode utilizar o seu tempo o seu tempo da melhor maneira possível no momento.

Depois de ter respondido a essa questão, execute uma estratégia para fazer o mais importante imediatamente.

Através dessa estratégia você será capaz de determinar a próxima tarefa importante na qual está trabalhando e executá-la imediatamente.

#5. Ser perfeccionista

Se a perfeição é o seu objetivo, você deve se preparar para enfrentar o fracasso, uma vez que não é possível realizar até mesmo a tarefa mais fácil perfeitamente.

Mesmo as pessoas mais perfeitas que ousam tentar tarefas desafiadores, muitas vezes perdem prazos, uma vez que reveem uma determinada tarefa muitas vezes.

Isso não é apenas um desperdício de energia, bem como um desperdício do seu tempo também.

Ao não ser um perfeccionista, você vai conseguir realizar as tarefas que executa, e em vez de ter medo do fracasso, você sempre vai poder aprender com seus erros.

#6. A incapacidade de tomar uma decisão

A quantidade de tempo que você gasta tomando uma decisão vai determinar o quão produtivo você está no trabalho.

Se você enfrentar problemas na tomada de decisão ou ser completamente incapaze de tomar uma decisão, então você não deve perder o seu tempo e energia em se preocupar sobre como fazer as coisas.

Enfatizar sobre como tomar uma decisão pode drenar toda a sua energia e faz você perder o entusiasmo sobre uma tarefa. A melhor solução pra isso é decidir imediatamente se uma tarefa ou projeto vale a pena.

Veja também: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time

Confira também os 4 pilares para aumentar a produtividade na sua empresa:

Elimine essas atitudes e situações de sua rotina e esteja pronto para triunfar

Muitos profissionais não conseguem encontrar a resposta do motivo porque sempre precisam ficar até mais tarde para realizar o trabalho que seus colegas realizam no horário comercial.

Muitas vezes acabam aceitando as próprias desculpas de que cada pessoa tem um ritmo de trabalho, e que cada pessoa funciona melhor em um determinado momento.

Mas, muitas dessas coisas são mentiras que contamos para nós mesmos. Todo profissional tem a capacidade de ser produtivo, e de entregar tarefas de uma maneira satisfatória sem precisar se sacrificar a mais por conta disso.

Se você está insatisfeito a produtividade do trabalho que realiza, olhe para o seu comportamento diário – dentro e fora do trabalho – a resposta pode estar nos seus hábitos, nas suas práticas e em pequenos detalhes.

Corrigindo esses fatores, nada vai impedir você de alcançar a produtividade dos seus sonhos, e melhorar a sua rotina de trabalho.

Que entender mais sobre a produtividade do trabalho de vendas? Então baixe nosso e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas