Desde 2020, o Brasil conta com uma lei — a LGPD — que determina a maneira como todas as informações coletadas podem ser usadas pelas empresas (inclusive as que vendem produtos e serviços), além de prever punições para quem descumprir as normas. Por isso, é vital que os negócios se adaptem à LGPD em vendas.

Principais aprendizados deste artigo: 

  • A LGPD em vendas é a lei que orienta a coleta e o uso dos dados dos clientes por empresas no processo comercial, descrevendo as normas de segurança e as punições para o descumprimento das regras. 
  • A lei afeta as empresas, que precisam se adaptar aos protocolos estabelecidos, e também a experiência dos clientes, trazendo mais confiança para as transações.
  • Para enquadrar sua empresa na proposta da LGPD, é preciso analisar o processo de coleta de dados, revisar as políticas de privacidade, estabelecer os protocolos de segurança e educar os colaboradores sobre as melhores práticas. 
  • Enquanto se adequa à LGPD em vendas, é importante monitorar os resultados para garantir que suas estratégias estejam no caminho certo. Para isso, baixe nosso kit gratuito de planilhas de vendas, com os principais indicadores, KPIs e métricas para acompanhar.

Mesmo que a aplicação da LGPD em vendas seja de grande importância, muitas empresas ainda não estão preparadas para seguir as normas. Para você ter uma noção, dados compartilhados pela Febraban Tech mostram que, em 2023, 80% dos negócios ainda não seguiam o regulamento. 

Sabe o que isso significa? Que uma empresa comprometida com a proteção dos dados dos clientes sai na frente da concorrência, ganhando pontos extras em credibilidade e diferencial competitivo. 

Quer entrar nessa lista? Então, continue lendo, pois, nas próximas linhas, você entende:

  • o que é e como a LGPD é aplicada nas empresas; 
  • o que é proibido pela LGPD; 
  • qual a importância e como se adequar. 

Não perca tempo e confira!

O que é e para que serve a LGPD em vendas?

A LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — entrou em vigor em 2020 e determina todas as regras que as empresas devem seguir quando o assunto é coleta e tratamento de dados pessoais e sensíveis de pessoas físicas e jurídicas. Em outras palavras, diz o que pode ou não ser feito com as informações que os clientes entregam. 

Por exemplo, uma aplicação da LGPD em vendas pode ser vista em uma empresa que, durante uma transação comercial, pede apenas o nome e o e-mail do cliente — afinal, são os únicos dados que precisa, naquele momento, para finalizar a venda — e não compartilha essas informações com terceiros.

A lei divide os dados em dois tipos:

  1. sensíveis: que podem gerar qualquer tipo de discriminação, como religião e etnia; 
  2. pessoais: dados de identificação, como endereço e informações de contato. 

Os dados pessoais são especialmente importantes para o processo comercial e ações de marketing de conteúdo. Por isso, é vital que as empresas entendam a aplicação da LGPD em vendas e se enquadrem no que foi estabelecido na lei.

>>>> Aprenda mais: LGPD — como as novas leis de proteção de dados podem afetar sua captação de prospects 

Como a LGPD é aplicada nas empresas?

A LGPD é aplicada nas empresas por meio de uma mudança completa na maneira como os negócios coletam e processam seus dados, incluindo a adoção de sistemas e ferramentas mais seguros e a capacitação dos colaboradores para garantir que entendam e cumpram todas as normas.

Vale destacar que isso não significa que você não possa pedir nenhuma informação dos seus clientes. Porém, precisa seguir as orientações para garantir o bom uso e a segurança destes dados. 

Por exemplo, a lei determina que qualquer informação só pode ser coletada e usada se as empresas:

  • tiverem consentimento explícito; 
  • informarem para que e como os dados serão usados; 
  • garantirem a segurança das informações contra roubos e vazamentos; 
  • permitirem que os usuários possam sair do banco de dados a qualquer momento. 

O descumprimento dessas regras pode gerar multas que chegam até R$50 milhões. Além disso, empresas que não se adequam às normas podem ficar “mal faladas” no mercado, prejudicando sua imagem para novos consumidores. 

E, falando em clientes, qual a importância da LGPD para o consumidor? Confira a resposta para esta dúvida a seguir!

>>>> Veja também: como funciona a LGPD no CRM? Saiba quais dados devem ser protegidos

Qual a importância da LGPD para o consumidor?

A aplicação da LGPD em vendas traz mais segurança para o consumidor, uma vez que ele sabe os motivos pelos quais as empresas coletam seus dados e como estas informações são usadas. Como resultado, tem mais confiança para entregar o que foi pedido. 

Em outras palavras, o cliente fica mais tranquilo por saber que a marca não usará suas informações pessoais para fins indevidos e que eles não serão vazados para terceiros, o que pode gerar uma dor de cabeça imensa para todos os envolvidos. 

Por exemplo, aquele consumidor citado anteriormente — que só precisa dar o nome e um e-mail para contato — fica mais tranquilo em fornecê-los, pois sabe que esses dados não são “comprometedores” ou podem ser usados para prejudicá-lo de alguma forma — como em uma compra não autorizada em seu nome.

A seguir, falamos sobre o que é proibido pela LGPD e pode acarretar punições para as empresas para você saber direitinho o que evitar!

O que é proibido pela LGPD?

É proibido pela LGPD: 

  • coletar dados sem o consentimento dos usuários; 
  • divulgar ou vender as informações para terceiros; 
  • usar os dados para fins diferentes dos informados; 
  • comprar listas de dados de terceiros; 
  • coletar informações sem um motivo válido. 

Adicionalmente, não adotar protocolos para garantir a segurança dos dados pode causar problemas com a lei — como avisos e multas —, já que as empresas têm responsabilidade sobre as informações que armazenam. 

Veja que, em nenhum momento, a LGPD diz que sua empresa não pode usar os dados dos clientes para aprimorar seu processo comercial. 

Portanto, pode se tranquilizar e conferir as dicas de boas práticas para a adoção da LGPD que trouxemos a seguir!

>>>> Aproveite para ler: gerenciamento de dados de clientes — 3 dicas de organização com CRM

Como adequar sua empresa para a LGPD em vendas?

Copie este checklist de conformidade com a LGPD para vendas e use sempre que precisar manter a conformidade no seu processo comercial ou coletar dados dos seus clientes — inclusive os B2B:

  • diagnosticar quais informações sua empresa coleta atualmente (o que é pedido aos clientes?); 
  • verificar se há base legal para a coleta e processamento dos dados (é um motivo válido, ou seja, essencial para a execução das atividades da empresa — como recolhê-los em troca do envio de um e-book ou newsletter ou para enviar uma proposta comercial personalizada?); 
  • revisar as políticas de privacidade (como os dados são armazenados e processados?); 
  • definir os protocolos de segurança (como os dados são protegidos? Quem tem acesso?); 
  • conscientizar os colaboradores sobre a importância e a aplicação da LGPD; 
  • facilitar o acesso às informações pelo público, que deve poder conferir on-line as informações que entregaram e, se desejar, solicitar a exclusão dos dados a qualquer momento, usando os canais de atendimento da empresa.

Por falar em LGPD em vendas, lembre-se de que é preciso considerar o que diz a lei ao montar seu processo comercial. Afinal, todas as etapas devem estar em conformidade com a legislação para trazer mais segurança para você e seus clientes. 

Quer aprender como? Então, aproveite para baixar agora mesmo nosso guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas e conferir o passo a passo!