Você já ouviu falar em Lead Relationship Management, ou LRM? 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • A etapa de qualificação de leads é crucial para o bom andamento das negociações dentro do funil de vendas. O LRM é utilizado para torná-la mais coesa. Saiba mais sobre qualificação em: Guia definitivo para qualificação de leads
  • Melhorando a qualificação, o LRM aumenta as taxas de conversão entre os times de pré-vendas e vendas, e impacta positivamente a jornada do cliente com um processo mais linear entre os membros da equipe.
  • Dentro da estratégia de Lead Response Management, é primordial que as equipes de marketing, pré-vendas e vendas estabeleçam os parâmetros ideais para converter os leads em cada etapa. O MQL é um exemplo.
  • Integrado ao sistema de CRM, a ferramenta LRM fornece ainda mais dados para aprimorar a estratégia de gestão de leads. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e saiba como fortalecer sua estratégia de vendas!

Trata-se de um sistema de gerenciamento de leads. Esta ferramenta permite gerar, rastrear, qualificar, distribuir e nutrir leads para que possam chegar aos vendedores prontos para uma abordagem de vendas.

Equipes compostas por diferentes especializações, como SDRs e closers, possuem um desafio: alinhar suas abordagens para que os leads convertidos de pré-vendas para vendas tenham real potencial de compra, e não se tornem mais uma oportunidade de negócio estagnada no funil de vendas dos vendedores.

Quando a passagem de bastão e a qualificação de leads apresentam problemas, muitos negócios são gerados, e poucas vendas acontecem. Em outras palavras, as taxas de conversão são muito baixas e o time de vendas se abala. 

Se este é o seu caso, saiba que pode estar faltando uma boa estratégia de LRM no seu processo comercial.

Mas, não se preocupe. Esse conteúdo é perfeito para você!

Continue conosco para saber exatamente como o Lead Relationship Management pode te ajudar a vender mais, e melhor.

Boa leitura!

LRM: o que é?

Lead Relationship Management, também conhecido como Lead Response Management, é uma ferramenta que faz a gestão de leads desde a sua geração, até a conversão para o time de vendas.

As vendas B2B são as mais impactadas por essa estratégia, porque neste modelo, uma negociação acontece de forma consultiva e técnica. Ou seja, o processo de decisão de compra é minucioso, e abordar os decisores no momento errado pode custar uma venda.

Além disso, não ter coerência entre o processo de qualificação e as outras etapas do funil de vendas é um prato cheio para objeções e impeditivos que inviabilizam uma venda.

Em síntese, o LRM contribui para a geração de leads mais qualificados e verdadeiramente prontos para receberem o contato dos vendedores.

Desse modo, os vendedores se dedicam a vendas com real potencial de compra e criam uma jornada mais personalizada e alinhada com a solução que o leads espera receber. 

Os 4 estágios do Lead Response Management

Ainda está um pouco confuso sobre o que é LRM? 

Para facilitar esse conceito, vamos separar o LRM em quatro estágios:

  1. Geração de leads;
  2. Rastreamento de leads;
  3. Qualificação de leads;
  4. Distribuição de leads.

Cada uma dessas etapas exige alinhamento entre os times de vendas, pré-vendas e marketing. Estabelecer os parâmetros para converter os leads que realmente possuem potencial de uma etapa para outra.

Nesse contexto, dois instrumentos são cruciais: o MQL e o SQL.

Compreender o conceito de MQL e SQL é indispensável para uma boa estratégia de LRM. Falamos detalhadamente sobre esses temas no artigo: O que é MQL e SQL? Entenda o que são e como ajudarão na sua conversão de vendas

Vale muito a pena conferir a leitura! 

Qual é a importância de uma estratégia de LRM?

Por que é tão decisivo para o restante do processo de venda?

Porque sem leads, não há negócios. Simples assim!

Mas não se trata simplesmente de gerar leads. Qualquer base de dados pode te fornecer isso. 

A questão é que, com uma estratégia de CRM, pode-se obter leads altamente qualificados para os times de vendas. Quando isso acontece, muitas vantagens são percebidas. O LRM:

  • aumenta a produtividade da equipe;
  • acelera o ciclo de vendas;
  • eleva as taxas de conversão;
  • ajuda a contornar objeções com mais facilidade;
  • promove uma passagem de bastão certeira;
  • oferece maior retorno sobre o investimento com aquisição de clientes (CAC);
  • disponibiliza dados mais valiosos;
  • aprofunda o conhecimento sobre os leads.

Principais recursos de uma ferramenta de LRM

Os principais recursos de uma ferramenta de Lead Response Management são:

  • lead scoring;
  • histórico de interação com leads;
  • mapeamento de fit com a empresa;
  • pré-configuração de filtros de qualificação de leads;
  • roteiro com perguntas de qualificação;
  • relatórios e indicadores para identificar gargalos no funil

Conhecer as técnicas de qualificação também ajuda a elaborar roteiros mais assertivos. Veja, no infográfico abaixo, quais são as principais técnicas para essa etapa:

LRM x CRM: Quais as diferenças e como se complementam?

LRM e CRM são duas ferramentas distintas, mas que possuem o mesmo objetivo central: potencializar as vendas em quantidade e qualidade.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, isto é, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Logo, essa plataforma faz a gestão das oportunidades assim que os leads deixam de ser simplesmente leads, e se tornam uma oportunidade de venda. Além disso, o CRM também facilita o controle da carteira de cliente, e é uma solução fundamental para as estratégias de up sell e cross-sell, visando a fidelização. 

Essa solução é mais utilizada pelos times de pré-vendas e vendas, e é um instrumento determinante para uma gestão comercial eficiente.

Entenda como o CRM do Agendor pode ser utilizado pelos times comerciais, no vídeo abaixo:

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Já o LRM, como você viu ao longo do artigo, acompanha e analisa o comportamento dos leads desde suas primeiras interações com as estratégias de marketing digital, até a passagem de bastão entre pré-vendedores e vendedores. Portanto, o sistema de LRM é mais utilizado pelo time de marketing e pré-vendas, em conjunto.

Ambas as ferramentas, quando utilizadas separadamente, já oferecem benefícios significativos para os resultados de vendas, porque podem gerar negócios mais compatíveis com a empresa e elevar a produtividade da equipe.

No entanto, não há dúvidas de que o cenário perfeito reflete a integração dessas duas soluções. Dessa maneira, há mais sinergia entre o processo de geração de leads e as abordagens dos closers.

Os dados também possuem um papel importante nessa integração. Tanto o LRM quanto o CRM são fontes de dados ricos, e podem oferecer insumos para alimentar e fortalecer a estratégia presente em cada ferramenta, tornando as abordagens ainda mais assertivas. 

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