Certamente você tem sido bombardeado por discussões que envolvem o uso de IA nas empresas, não é mesmo? Então, é comum que você questione: “como é possível utilizar inteligência artificial para vendas?”.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A inteligência artificial é uma combinação entre ciência da computação e um conjunto de dados robustos para o desenvolvimento de máquinas capazes de agir e pensar racionalmente, como a mente humana. 
  • Alguns exemplos de ferramentas baseadas em IA são: chatbots, aplicativos de navegação, mecanismos de recomendação, redes sociais etc.
  • Dentre as tarefas da rotina de vendas que as soluções automatizadas podem assumir estão o registro de atividades, a identificação de e-mails de alta prioridade ou classificados como spam e a criação de novos contatos.
  • A IA pode analisar dados diversos, sobre transações, custos ou histórico de clientes, para identificar possíveis falhas de operação, prever o comportamento do cliente e antecipar soluções.
  • A inteligência artificial para vendas permite que os gestores comerciais tenham amplo acesso a dados, estabeleçam metas mais estratégicas e acompanhem o desempenho da sua equipe de perto. Saiba mais sobre gestão de equipes em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes

Questionamento muito pertinente, afinal, a inteligência artificial, ao que parece, está ditando novos rumos para a experiência do cliente e para a automação de processos empresariais. 

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela McKinsey revela que cerca de 40% do tempo gasto com ações relacionadas ao ato de vender podem ser automatizadas. O instituto também afirma que a área de vendas é uma das mais influenciadas pela IA no momento. 

Pensando nisso, o que você acharia de utilizar técnicas de inteligência artificial em sua organização e, com isso, passar a desempenhar em segundos as tarefas que levavam várias horas ou até dias de trabalho?

Quanto tempo você e sua equipe teriam disponível para investir em novos recursos, habilidades e conhecimentos com foco na experiência do cliente se não precisassem, por exemplo, transferir todos os números a uma planilha ou fazer a conferência de estoque manualmente? Muito mais do que têm agora, sabemos!

Percebe a relevância da IA para otimizar o desempenho do setor de vendas? 

Se ainda não está convencido, continue a leitura para saber mais sobre o que é IA e como utilizar a inteligência artificial para vendas e obter melhores resultados.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma combinação entre ciência da computação e um conjunto de dados robustos para o desenvolvimento de máquinas que sejam capazes de agir e pensar racionalmente, como a mente humana. A IA também abrange campos como machine learning e deep learning, que por sua vez, utilizam algoritmos de IA para resolver problemas, executar tarefas e realizar previsões, por exemplo, com base nos dados de entrada. 

Há cerca de 10 anos, uma tecnologia emergente como a inteligência artificial ainda era um tema polêmico, que por vezes gerava receio nas pessoas quando abordado.

Mas, atualmente, parece que parte de nós já aceitou que a inteligência artificial faz parte das nossas vidas. Alguns exemplos de ferramentas baseadas em IA nos quais nos esbarramos frequentemente são:

  • aplicativos de navegação;
  • mecanismos de buscas;
  • sistemas de recomendação;
  • sistemas de reconhecimento facial e de voz;
  • assistentes virtuais;
  • redes sociais;
  • corretores de digitação.

Se você já se sente muito impressionado com as inteligências artificiais que mencionamos, saiba que estas fazem parte do tipo de inteligência artificial mais simples existente.

Entenda quais são os tipos de inteligência artificial no próximo tópico.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Existem três tipos de inteligência artificial:

Inteligência artificial estreita (ANI) 

A inteligência artificial estreita, também conhecida como IA fraca, é uma inteligência artificial desenvolvida para realizar tarefas específicas e muito objetivas de forma independente, e apesar disso, elas não possuem a capacidade de ir além do que foi previamente programado. 

A ANI inclui desde os mecanismos de IA mais familiares que temos, até máquinas mais robustas, que solucionam cálculos complexos em uma velocidade impressionante.

Inteligência artificial geral (AGI)

A inteligência artificial geral, por sua vez, já é considerada uma IA forte. Trata-se de uma forma mais teórica de IA, isto é, que ainda não existe, em que as máquinas possuem uma inteligência igual à humana. Nesse cenário, as máquinas teriam uma consciência, poderiam, por exemplo, planejar um futuro. 

Superinteligência artificial (ASI)

Como o próprio nome já sugere, a superinteligência artificial chegaria a níveis superiores à inteligência humana. Apesar de existirem estudos direcionados ao seu desenvolvimento, felizmente, as superinteligências só existem em ficções científicas, por enquanto.

Leia também: ChatGPT: como o novo fenômeno da tecnologia pode impactar as vendas

Como a inteligência artificial pode ajudar o setor de vendas?

Os pontos positivos são visíveis. Não estamos falando de um futuro promissor, nem de um cenário que parece muito distante. Enquanto vertente da inovação tecnológica, a IA tem apresentado resultados surpreendentes para o setor de vendas.

A inteligência artificial pode se tornar a sua melhor amiga em vendas. O motivo? Bem, são vários. Veja os principais benefícios da inteligência artificial para vendas:

Automatização de tarefas

Dentre as tarefas rotineiras que as soluções automatizadas podem assumir estão o registro de atividades, a identificação de e-mails de alta prioridade ou classificados como spam, a criação de novos contatos e o conhecimento de informações mais detalhadas sobre um cliente em potencial, que mal pode esperar por um tratamento menos impessoal e mais adequado às suas necessidades. 

O app de vendas do Agendor, por exemplo, possui um recurso que funciona como um assistente de vendas para otimizar as tarefas dos vendedores. Veja, na prática, como ele funciona:

Melhorias na experiência do cliente 

Outro ponto interessante é que a IA pode analisar dados diversos, sobre transações, custos ou histórico de clientes, para identificar possíveis falhas de operação, prever o comportamento do cliente e antecipar soluções para os diversos cenários apresentados. Desse modo, os vendedores podem obter insights valiosos e altamente personalizados para oferecer uma melhor experiência do cliente.

Relatórios e gráficos mais precisos 

Além disso, ainda é possível ter uma visão geral dos negócios com apenas um clique. Se o sistema está munido de informações presentes e passadas, concorda que fica muito mais fácil e rápido gerar gráficos, comparativos e tendências baseados em dados concretos?

Como usar inteligência artificial para vendas?

O uso da inteligência artificial para vendas pode ser muito amplo e, por isso, existe um mar de possibilidades para melhorias no setor. 

A seguir, listamos alguns exemplos:

Treinamentos de vendas

Através da realidade virtual, a inteligência artificial vem contribuindo para treinamentos de vendas e capacitações de profissionais da área.

A inteligência artificial para vendas vinculadas aos treinamentos pode fornecer uma experiência única e imersiva de aprendizado à distância. O interessante é que a técnica torna as aulas muito mais intuitivas e fáceis de acompanhar, especialmente ao utilizarem métodos que conseguem simular situações reais enfrentadas pelo vendedor, como os role plays de vendas!

Relacionamento com o cliente

O próprio Grupo Pão de Açúcar, no Brasil, por exemplo, tem investido muito em tecnologia para estreitar os laços com seus clientes. O GPA lançou diversas funcionalidades novas voltadas a este fim, como o seu aplicativo próprio, que permite que consumidores recebam ofertas em tempo real no smartphone durante o tempo de permanência na loja, de acordo com o histórico de compras e valores pagos em visitas anteriores.

Atendimento ao cliente

Há, ainda, os chatbots. De tanto ouvirmos falar neles, parecem quase obsoletos. Mas, não! Os robôs estão, na verdade, cada vez mais profissionais no atendimento ao cliente e são vários os casos em que é difícil identificar se estamos falando com uma pessoa ou um bot.

Gestão de leads

Por meio de machine learning, a inteligência artificial para vendas também pode ser útil para compreender padrões, coletar e analisar informações sobre o histórico de interações de um lead com uma empresa, traçar um perfil detalhado sobre seu potencial de compra e ranquear os leads de acordo com as métricas definidas pelo time.

Além disso, os mecanismos de IA podem mover os leads de acordo com seu avanço no funil de marketing e disparar conteúdos específicos que visem o melhor ranqueamento para que a equipe de vendas entre em contato. 

Relembre todas as etapas da gestão de leads:

Gestão de equipes

A inteligência artificial para vendas permite que os gestores comerciais tenham amplo acesso a dados, o que permite que estabeleçam metas mais estratégicas e acompanhem o desempenho da sua equipe e do processo comercial de perto. Assim, os líderes podem identificar mais facilmente os pontos de melhoria e os pontos fortes do seu time e fornecer os feedbacks necessários para que alcancem o alto desempenho. 

Não há dúvidas de que a inteligência artificial surgiu para mudar o cenário das vendas no Brasil e no mundo. Como dizem por aí, inteligência artificial para vendas é ganha-ganha – ótima para a empresa, ideal para os funcionários, perfeita para os clientes!

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