Ainda não sabe exatamente o que é e como funciona o inbound marketing para empresas B2B? Então, você precisa ler este artigo urgentemente!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Marketing B2B nada mais é do que um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas que visam atrair a atenção de empresas que têm como cliente outros negócios.
  • Diferentemente do marketing B2C, que é orientado para o consumidor final, o marketing B2B tende a ser mais informativo e direto. 
  • O conceito de inbound marketing para B2B é baseado na captação de leads de maneira orgânica, isto é, oferecer conteúdo relevante no ambiente virtual para chamar a atenção de potenciais clientes.
  • Search engine optimization (SEO) significa otimização para mecanismos de busca e é essencial para aumentar a visibilidade online. 
  • É importante implementar um sistema de CRM para estruturar o funil, acompanhar as ações dos vendedores em cada etapa, e obter indicadores sobre o desempenho do time, bem como sobre a qualidade dos leads. Baixe o ebook e conheça os principais Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar
  • Com um CRM, vendas e inbound marketing para B2B podem caminhar juntos, garantindo uma abordagem integrada e eficaz do relacionamento com o cliente. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e potencialize a gestão dos seus leads!

Há anos atrás, o inbound marketing era visto como uma estratégia inovadora e empolgante para gerar oportunidades de vendas.

Muitas empresas perceberam que criar conteúdo relevante e melhorar sua visibilidade nos resultados de mecanismos de busca era uma excelente forma de estabelecer autoridade no setor e captar leads qualificados. 

Atualmente, 94% das organizações brasileiras escolhem o marketing digital como uma estratégia de crescimento, e 70% delas pretendem focar em conteúdo

Desse modo, o inbound marketing para B2B se estabelece como um caminho fundamental para a competitividade do negócio, sendo uma parte estritamente indispensável para a evolução de empresas dos mais variados setores.

Se você não conhece o conceito de inbound, ou quer se aprofundar antes de abrir sua empresa, acompanhe o artigo.

Aqui, você vai entender:

  • O que é marketing B2B?
  • Como funciona inbound marketing B2B?
  • 6 dicas de inbound marketing B2B.

Boa leitura!

O que é marketing B2B?

Marketing B2B nada mais é do que um conjunto de estratégias, métodos e ferramentas que visam atrair a atenção de empresas que têm como cliente outros negócios. Diferentemente do marketing B2C, que é orientado para o consumidor final, o marketing B2B tende a ser mais informativo e direto.

Isso porque a tomada de decisão nas empresas é totalmente para o retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, todas as aquisições devem gerar retornos positivos, sem prejudicar a receita do negócio.

Afinal, em uma organização, existem muitas variáveis em jogo, inclusive vidas de pessoas que dependem do pagamento de seus salários. Por isso, as empresas prezam por sua saúde financeira, o que as torna extremamente racionais sobre suas ações.

Portanto, o marketing B2B tem como objetivo educar os leads, estabelecer confiança e fornecer informações que demonstrem claramente o valor do produto ou serviço para o sucesso do cliente.

Conheça as etapas do processo de decisão de compra:

Ficou claro o que é marketing B2B? Como você verá a partir de agora, o inbound marketing para B2B é um dos mecanismos para essa estratégia. 

Entenda como funciona o inbound marketing B2B no próximo tópico!

Como funciona inbound marketing B2B?

O conceito de inbound marketing para B2B é baseado na atração de leads de maneira orgânica, isto é, oferecer conteúdo relevante no ambiente virtual para chamar a atenção de potenciais clientes.

Os conteúdos produzidos assumem diversos formatos. Geralmente, eles incluem:

  • ebooks;
  • blogposts;
  • publicações nas redes sociais;
  • webinars;
  • guias;
  • cursos gratuitos;
  • eventos e palestras virtuais.

A proposta é abordar temas que estão ligados às dores e aos desafios dos leads. Por exemplo, uma empresa que vende soluções de gestão financeira pode produzir conteúdos com dicas para otimizar processos financeiros, guias com melhores práticas contábeis etc. 

Esses materiais visam educar os potenciais clientes, demonstrando o conhecimento da empresa e sua capacidade de resolver problemas específicos.

Além disso, estratégias de otimização nos mecanismos de busca (SEO) são empregadas para aumentar a visibilidade desses conteúdos nos resultados desses motores, como o Google. 

No inbound marketing para empresas B2B, os leads são captados por meio da coleta de dados. Funciona como uma troca: os visitantes de um site ou página recebem o conteúdo em troca de informações de contato, como nome, telefone e e-mail. 

Isso permite que a empresa continue a nutrir esses leads com informações relevantes, usando ferramentas de automação de marketing para personalizar as interações com base em comportamentos e interesses identificados.

6 dicas de inbound marketing B2B

Quer implementar essa metodologia para gerar mais oportunidades de vendas para o seu negócio? Então, veja as 6 dicas de inbound marketing B2B que separamos para você.

Conheça profundamente o seu cliente

Para atrair seu público, é vital compreender como seu cliente se comporta, quais são suas necessidades e interesses. Mais importante do que isso, é entender como a sua solução se alinha com esses aspectos. 

A partir disso, você poderá criar uma estratégia que promova bons resultados. 

Saiba mais em: 15 perguntas para conhecer o cliente e gerar mais vendas qualificadas

Produza conteúdo relevante

Uma vez conhecendo seu público, você será capaz de produzir conteúdos altamente direcionados e relevantes, o que aumentará as chances de atrair a atenção e engajar profundamente os potenciais clientes.

Aprofunde-se em marketing de conteúdo: Tudo que você precisa saber sobre como fazer marketing de conteúdo!

Aplique técnicas de SEO

Search engine optimization (SEO) significa otimização para mecanismos de busca e é essencial para aumentar a visibilidade online. 

Para isso, é preciso escolher palavras-chave relevantes para o seu setor e integrá-las naturalmente em seu conteúdo, otimizar a estrutura do site e proporcionar uma experiência amigável tanto para os visitantes, quanto para os motores de busca.

Melhore sua presença digital

É crucial estar presente nas redes sociais onde seu público está e, sobretudo, compartilhar conteúdos e fomentar interações para que se relacionem com a sua marca. 

Construa sites informativos e preocupe-se em transmitir profissionalismo nas redes. Isso aumentará a credibilidade da sua empresa e melhorará a percepção dos visitantes da sua página. 

Utilize automação de marketing

Ferramentas de automação de marketing facilitam o rastreamento e a personalização das interações do público, automatizam envio de conteúdo no momento certo e o proporcionam acompanhamento eficiente dos leads ao longo do funil de vendas.

Além disso, sistemas como este são essenciais para a mensuração dos esforços de inbound marketing para B2B, o que é vital para obter insights da estratégia, identificar o que funciona e o que deve ser melhorado, e tomar decisões baseadas em dados. 

Veja também: Tomada de decisão em marketing: o que considerar para fazer as escolhas certas?

Implemente um sistema de CRM

Depois de gerar um lead, será preciso conduzi-lo ao longo do funil de vendas. 

Isso significa que é importante implementar um sistema de CRM para estruturar o funil, acompanhar as ações dos vendedores em cada etapa, e obter indicadores sobre o desempenho do time, bem como sobre a qualidade dos leads.

Assim, vendas e inbound marketing para B2B podem caminhar juntos, garantindo uma abordagem integrada e eficaz do relacionamento com o cliente. 

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