Uma empresa tende a ser mais bem sucedida quando as competências dos colaboradores encontram-se alinhadas aos objetivos organizacionais.

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O modelo de gestão por competências tem se difundido nos últimos anos entre empresas que buscam incentivar o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais em seus funcionários visando otimizar a performance individual e coletiva no trabalho.

Por meio desse tipo de gestão, a empresa passa a ter maior consciência sobre o perfil de cada profissional e consegue extrair o potencial máximo de cada um deles sem perder de vista os objetivos estratégicos da organização.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo que vai esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o que é gestão por competência, como funciona, principal objetivo, vantagens e desvantagens.

Além disso, você também vai descobrir quais são os modelos de gestão por competências e um passo a passo de como você pode implementar na sua empresa:

  1. Mapeie as competências essenciais para o seu negócio;
  2. Identifique os gaps de competência na empresa;
  3. Solucione os gaps identificados;
  4. Monitore o desempenho das competências.

Leia também: Avaliação de competências: o caminho para a alta performance

O que é gestão por competência?

Para entender o que é gestão por competência, é importante definirmos antes o que são as competências.

As competências se referem ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes observadas em um profissional. É esse combo que vai determinar se a pessoa está apta para exercer determinadas funções.

  • Os conhecimentos tratam dos saberes teóricos. 
  • Já as habilidades têm a ver com a capacidade de colocar a teoria em prática. 
  • E as atitudes estão relacionadas ao aspecto comportamental de cada indivíduo.

Tendo isso em vista, é possível definir o que é a gestão por competência como um método que busca gerenciar os talentos da empresa de acordo com o perfil de cada colaborador considerando os três aspectos citados anteriormente.

A intenção é desenvolver os profissionais do ponto de vista técnico e comportamental e explorar de maneira inteligente o que eles têm de melhor a oferecer para crescimento da empresa.

Leia mais: Gestão de equipes remotas: 8 competências para uma gestão à distância infalível

Como funciona a Gestão por Competência?

A gestão por competência funciona de modo a atingir o equilíbrio entre o que os profissionais são capazes de oferecer e as necessidades e objetivos da organização.

Esse modelo qualifica a gestão de pessoas e faz com que a empresa utilize melhor os talentos que ela tem a sua disposição.

A modalidade de gestão por competência funciona também como aliada dos processos de recrutamento e seleção. Isso porque a empresa já sabe quais conhecimentos, habilidades e atitudes procurar em profissionais que estão se candidatando às vagas anunciadas para o quadro de funcionários da empresa.

Ela cria um ambiente favorável para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, permitindo que eles se desenvolvam junto com a empresa.

Veja também: Gestão por resultados: saiba como adotar essa estratégia na sua empresa

Qual a diferença entre gestão por competência e gestão de competência?

É comum que as pessoas confundam “gestão por competência” com “gestão de competência”. Apesar de serem termos bem semelhantes, há diferenças que vão além do uso de preposições diferentes.

A gestão de competências gerencia os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos colaboradores com foco no cumprimento de tarefas específicas.

Já a gestão por competências é mais ampla e apresenta um valor estratégico para a empresa que a adota.

Ela identifica as potencialidades de cada profissional e como elas podem impactar os resultados da empresa.

Qual o principal objetivo da Gestão por Competência?

A gestão por competência atua com foco em reduzir a distância entre o que a empresa espera de seus colaboradores e o que eles são capazes de oferecer.

O principal objetivo da gestão por competências é otimizar a maneira com que a empresa utiliza os seus colaboradores, mantendo-se sempre alinhados aos objetivos organizacionais.

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Quais as vantagens da implementação da gestão por competências?

As vantagens da implantação da gestão por competências são inúmeras. Destacamos aqui as principais que vão te motivar a adotar essa forma de gerenciar os talentos da sua empresa.

1. Maior colaboração entre os funcionários

A gestão por competências incentiva a troca de conhecimentos, a solidariedade e a colaboração entre os funcionários.

Isso porque os colaboradores percebem que a empresa está disposta a ajudá-los a desenvolver suas melhores competências, geralmente aquilo que sentem mais prazer em fazer.

Assim, seu trabalho flui com mais naturalidade e, além disso, os colegas também estão se esforçando em dar o seu melhor. Portanto, estão sempre dispostos a contribuir com os resultados de todos e mostrar que realmente entendem de sua era de atuação, dando bons direcionamentos e contribuições quando os demais precisam de ajuda.

2. Melhoria na retenção de talentos

Com os incentivos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os colaboradores se sentem valorizados pela empresa e mais seguros em suas funções, assim preferem permanecer na organização em vez de procurar outro lugar para trabalhar.

3. Aumento da produtividade

A gestão por competências contribui para que as tarefas sejam executadas da melhor maneira possível, em maior volume e em menos tempo. Isso ocorre porque as tarefas são distribuídas de maneira mais coerente com o perfil de cada colaborador.

4. Recrutamento e seleção mais eficazes

Ao implementar a gestão por competências, a empresa passa a recrutar talentos que estão mais alinhados com os valores e com a visão estratégica do negócio.

Isso reflete positivamente na retenção dos profissionais, no clima organizacional e no desempenho individual e coletivo.

Quais as desvantagens da gestão por competência?

Como nem tudo são flores, há também de se considerar as desvantagens da gestão por competência.

Por mais atraentes que sejam as vantagens citadas anteriormente, é importante colocar na balança alguns pontos “negativos” antes de decidir pela implementação desse tipo de gestão.

A gestão por competências pode não ser uma boa ideia para o seu negócio pelas seguintes razões:

  • Possível necessidade de realizar mudanças profundas na cultura da organização;
  • Dificuldade de operacionalizar as ações de gestão por competências;
  • Resistência de adesão de todos os níveis hierárquicos da empresa;
  • Necessidade de reformular os treinamentos e a avaliação de desempenho dos colaboradores;
  • Adaptação das políticas de remuneração com base nas competências.

Perceba, na verdade, que essas desvantagens são impactantes apenas no curto prazo. Ou seja, se a organização está em um momento em que mudanças podem prejudicar os resultados necessários, a evolução para este modelo deve ser planejada para ser implementada aos poucos ou em um momento de maior segurança. 

Modelo de gestão por competências

Ao decidir trabalhar com a gestão por competência, algumas empresas optam por estabelecer alguns modelos que vão facilitar a busca por profissionais para ocupar determinadas funções.

Isso agiliza o processo de recrutamento e também o onboarding de novos funcionários, favorecendo a adaptação e o fit com a cultura organizacional.

Os principais modelos de gestão por competências com o quais as empresas costumam trabalhar são:

1. Modelo básico

No modelo básico, são definidas as competências consideradas fundamentais e indispensáveis que um colaborador precisa ter. É preciso que esse conjunto de competências reflita os valores da organização.

2. Modelo específico

O modelo de gestão por competência específico define conhecimentos, habilidades e atitudes que se espera dos colaboradores em determinados cargos.

As competências estabelecidas neste modelo são menos genéricas e não podem ser aplicadas em qualquer cargo ou função dentro da empresa.

3. Modelo de liderança

Aqui são definidas as competências que uma pessoa que ocupa posição de liderança na empresa precisa desenvolver.

Espera-se desse profissional, por exemplo, habilidades para motivar e engajar os colaboradores, conhecimentos sobre gestão de conflitos e capacidade de inspirar e dar exemplo aos seus liderados.

Como fazer a implantação de gestão por competências na sua empresa?

Então, se você chegou até aqui na sua leitura e está interessado em aplicar a gestão por competência na sua empresa, separamos um passo a passo inicial que vai te ajudar nessa tarefa.

Passo 1: Mapeie as competências essenciais para o seu negócio

O primeiro passo para implementar esse modelo de gestão é mapear quais são as competências que você considera indispensáveis para o sucesso do seu modelo de negócio.

Para isso, é importante que você tenha pleno conhecimento sobre as atividades fins da sua empresa e os demais processos organizacionais.

Se a sua empresa trabalha com vendas B2B de softwares, quais são as competências essenciais que os seus funcionários precisam ter?

Faça uso de avaliações de desempenho para mapear as competências que os colaboradores já possuem e quais ainda devem ser desenvolvidas.

Passo 2: Identifique os gaps de competência na empresa

Após a etapa de mapeamento, você precisa identificar os gaps de competências que impedem a empresa de realizar suas expectativas.

Ou seja, é necessário verificar se as competências que você espera de seus colaboradores são observadas na prática.

Ainda seguindo o exemplo que citamos anteriormente, se a sua empresa comercializa um software de gestão para outras empresas mas não tem uma estrutura de suporte técnico bem definida, então existe uma lacuna de competências que precisam ser trabalhadas.

Passo 3: Solucione os gaps identificados

O terceiro passo do processo inicial de implementação da gestão por competência consiste em traçar um plano de ações para solucionar os gaps identificados.

Isso pode ser feito, por exemplo, a partir da criação de programas de treinamento, incentivo à qualificação profissional dos colaboradores e recrutamento de novos talentos.

Uma das técnicas mais usadas para ajudar os colaboradores a desenvolverem suas competências é o PDI, Plano de Desenvolvimento Individual.

Trata-se de um acordo entre o superior e o subordinado sobre quais competências ele deve desenvolver e como, pontuando ações práticas e as datas em que devem ser realizadas.

Passo 4: Monitore o desempenho das competências

Por fim, é necessário fazer o acompanhamento do nível das competências. Isso pode ser feito com o uso de indicadores de desempenho, que vão dar um panorama mais claro e objetivo sobre o que pode ser melhorado e fornecer dados concretos para orientar as tomadas de decisão.

Uma forma de acompanhar o desempenho dos colaboradores é por meio de relatórios gerenciais onde são apresentados os dados referentes a metas batidas, atividades realizadas, etc.

Para quem trabalha na área de vendas, com ajuda de um software de CRM, esses dados são recuperados de forma ágil e confiável, veja:

Veja mais: Busque a melhoria contínua: 4 métodos de avaliação de desempenho de vendas para usar na sua empresa

Gestão por competências = ferramenta para levar a equipe ao seu melhor!

Bom, o que você achou do nosso conteúdo completo sobre gestão por competência?

Tente colocar em prática essa metodologia para gerenciar de maneira mais eficaz os talentos da sua empresa e alinhar expectativas com a realidade.

A gestão por competências é uma eficiente forma de gerenciar equipes e empresas. No entanto, existem diversas outras questões que devem ser levadas em conta ao administrar um negócio. Por isso, selecionamos três e-books gratuitos que podem ajudar você a liderar seu time, dependendo da sua área de atuação, confira: