Decore seu escritório de vendas para traduzir a “cultura de sua empresa” e venda mais

Tanto planejamento e investimento para definir seu posicionamento no mercado não pode ser desperdiçado e deve ser usado para se refletir na decoração de seu escritório de vendas.

Na verdade, sua identidade visual está representada em cada elemento, das cadeiras e bancos escolhidos ao tipo de quadros que se coloca em uma parede, tudo transmite uma mensagem, seja para clientes ou colaboradores.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Com certeza, o sofá da sala de espera de um grande banco de investimentos é complementamente diferente do que é escolhido para uma agência de publicidade.

Nesta postagem, vamos apresentar alguns ambientes corporativo que retratam o DNA de cada empresa e, ao contrário do que muitos podem pensar, isso pode sim fazer a diferença na sua performance de vendas, no clima organizacional e na motivação das equipes, o Google e seus famosos pufes coloridos e mesas de pebolim que o digam.

Como a decoração do escritório de vendas pode refletir no desempenho

Ambiente de trabalho em equipe

Para cada ramo de atividade e perfil de clientes, um ambiente diferente pode ser mais ou menos produtivo no escritório.

Seja na decoração da recepção, na decoração da sala de reunião ou na decoração de um escritório empresarial qualquer de sua empresa, o trabalho em equipe precisa ser valorizado.

Uma empresa muito conceituada de consultoria corporativa ou um escritório de direito, por exemplo, podem preferir um ambiente bem sério, mas sem deixar de permitir alguma interação entre as equipes.

Nesse caso, divisórias de vidro em estilo clássico, mas com um toque moderno, podem garantir alguma privacidade, sem inibir totalmente a interação do time, veja este exemplo:

Já uma startup de tecnologia que lida com clientes com um perfil mais tecnológico e descolado – em que seus vendedores e consultores têm “um papo” de igual para igual com os clientes buscando as melhores soluções para o negócio – a equipe pode se sentir mais a vontade em um ambiente totalmente integrado e descontraído, como este:

Nesse tipo de empresa, aliás, são famosas as salas de descompressão, com mesas de pebolim e pufes coloridos, como você vai ver mais adiante.

Salas de reunião

Aquele brainstorming cheio de ideias, “risos e gargalhadas”, ou uma troca muito séria de pareceres e dados técnicos, para construir a proposta de vendas perfeita para aquela grande empresa que produz bens e capital de altíssimo valor?

A “cara” da sua sala de reunião vai ajudar a manter a postura que você precisa de seus colaboradores e, da mesma forma, se for usada para fazer apresentações aos clientes, deve passar o posicionamento certo para eles.

Compare estas duas propostas e veja qual delas seria mais adequada para o seu negócio:

 

Qual das duas tem o DNA da decoração de seu escritório empresarial?

Decoração da recepção

Impressionar o cliente que chega para uma reunião em sua empresa é fundamental. A proposta aqui é diferente da decoração do escritório de vendas.

Dizem que quando fizeram o planejamento urbano de Washington, capital do Estados Unidos, o objetivo era esse: impressionar os visitantes estrangeiros e mostrar que estavam chegando para conversar com o líder de uma grande nação.

Veja a abordagem de decoração desta empresa de tecnologia, que mostra grandiosidade sem deixar de passar também modernidade e arrojo:

Já em uma empresa que precisa passar total confiabilidade e tradição, o ambiente da recepção é bastante sóbrio e clássico, mas com um toque contemporâneo, veja:

Por outro lado, quem trabalha com inovação e criatividade pode optar por espaços amplos, móveis arrojados e muita cor:

Como decorar uma sala de descompressão

Muito usada para deixar seus vendedores se relacionarem e manterem um companheirismo saudável, as salas de convivência substituem o apertado bate-papo no cafezinho.

Ajudam não apenas a espairecer do stress do dia a dia, mas até mesmo a pedir sugestões ou trocar novas ideias de trabalho em um ambiente mais descontraído, veja dois ângulos deste ambiente bastante agradável:

 

Pode parecer um mero detalhe, mas a decoração do ambiente de trabalho e de escritórios de vendas pode fazer toda diferença na produtividade da equipe e na impressão que sua empresa passa a um cliente que a visita.

Pense nisso na hora de montar ou reformar seu escritório de vendas, nunca deixe de lado os detalhes da decoração do escritório comercial! Afinal, como vimos, a decoração do ambiente de trabalho é muito importante!

Esta seleção de ambientes de trabalho e escritórios de vendas foi criada pela equipe Viva Decora.