Um CRM para serviços é perfeito para trazer uma visão completa do histórico de cada cliente e possibilitar um atendimento personalizado e mais eficiente. Veja como a Viko Gastronomia conseguiu isso!

A Viko Gastronomia é um buffet de gastronomia com 28 anos de atuação, especializado em atender eventos sociais e corporativos.

Ao longo de sua trajetória, a Viko construiu um histórico impressionante de sucesso, conquistando a confiança de famílias que já estão em sua terceira geração de clientes! Além disso, a empresa firmou parcerias importantes, como a Fórmula 1 e o Camarote Brahma, tornando-se uma referência no mercado.

Apesar do grande sucesso, evoluir é preciso!

Por isso, a Viko conta com o Agendor para aprimorar seus processos comerciais, performance de vendas e garantir um atendimento ainda mais eficiente aos seus clientes.

Entrevista: como a Viko Gastronomia melhorou a gestão de clientes com um CRM para serviços

Para saber todos os detalhes da implementação do Agendor na Viko e os principais resultados obtidos com a plataforma, conversamos com Aline, Mário Sérgio e Gustavo, que fazem parte do time comercial e atendimento ao cliente, e com Felipe, do setor administrativo/financeiro, responsável pela contratação do Agendor.

Equipe da Viko Gastronomia conta sobre o caso de sucesso com o Agendor
Equipe da Viko Gastronomia conta sobre o caso de sucesso com o Agendor

Continue a leitura para conferir tudo sobre essa parceria!

Como está estruturada a equipe da Viko?

Felipe: Atualmente nossa equipe comercial conta com 5 pessoas. Os vendedores são divididos por clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas, e com isso, podemos oferecer uma experiência de compra mais adequada para cada tipo de cliente.

Como vocês conheceram o Agendor?

Felipe: Nós temos uma demanda muito grande de clientes que nos acionam proativamente. Recebemos muitos pedidos de cotação nos mais diversos canais de comunicação, e temos uma carteira de clientes significativamente grandes

Apesar disso, o objetivo da Viko para este ano é expandir ainda mais. Para isso, estamos investindo no comercial, e utilizar um CRM para serviços faz parte desta missão.

No meio de uma entrevista para uma vaga em marketing na Viko, vi que o candidato já havia trabalhado com alguns CRMs, e então perguntei a ele qual era a melhor plataforma de gestão de vendas que usou. Ele disse: “o Agendor”. 

Então, busquei o site do Agendor e comecei a testar, até contratar efetivamente a plataforma.

Como era feita a gestão de clientes antes do Agendor?

Felipe: Nós sempre fomos organizados, mas antes, organizávamos nossos clientes e os orçamentos no Trello, em diversas pastas.

Nesse contexto, se um cliente antigo nos ligava, nós perdíamos muito tempo buscando os históricos de compra para entender suas preferências e interações passadas.

Para facilitar o atendimento, precisávamos de uma plataforma que pudesse nos ajudar a centralizar e encontrar esses históricos de forma rápida.

Pesquisei outros CRMs, mas de cara, achei o Agendor mais amigável.

Agora, com o Agendor, como está a rotina comercial da Viko?

Gustavo: Nós temos um combinado. Se chegar uma nova solicitação de orçamento para um casamento por e-mail, a primeira tarefa a ser feita é registrar no Agendor e cadastrar o cliente.

Entendendo o perfil do cliente em questão, e o vinculamos ao membro do nosso time mais preparado para atendê-lo. Ele se torna o responsável por esse projeto.

O profissional elabora a proposta, que passa por uma validação técnica, e depois a envia para o cliente. Depois disso, é preciso fazer uma série de follow-ups até a concretização da venda.

Se perdemos a venda, entramos em contato com o cliente para identificar os motivos de perda.

No início do dia, identificamos a quantidade de novas solicitações, distribuímos entre os membros da equipe, e cada um inicia o processo comercial.

Inclusive, nesta semana, criamos uma estratégia para reduzir a sazonalidade de julho, que tende a ser um mês mais fraco para vendas.

Nos reunimos, e cada pessoa trouxe a negociação referente ao evento mais próximo, e a negociação de maior valor. Assim, poderíamos acelerar as vendas para melhorar o faturamento previsto de julho.

Tudo isso só foi possível por meio dos filtros do Agendor.

Como foi o processo de implementação do Agendor?

Felipe: Foi desafiador. Nós precisávamos lembrar nosso time para parar de usar o Trello constantemente.

Sabemos que é um processo normal. Levou um tempo para que a equipe se adaptasse e adquirisse mais confiança para usar o Agendor. Mas agora, acredito que estamos em 95% de familiaridade com o uso.

Minha preocupação foi mostrar à equipe que, apesar do monitoramento de atividades, o Agendor é uma plataforma dedicada a eles, importante para avançar o processo comercial.

Gustavo: O interessante é que, embora tenhamos participado dos treinamentos, temos inúmeras diferentes descobertas à medida que utilizamos o Agendor.

É uma loucura a quantidade de informação que podemos tirar dos relatórios! Podemos verificar dados por diferentes parâmetros e descobrir diversas possibilidades para nossas estratégias.

Sinto que estamos na ponta do iceberg, mas ainda vamos explorar muito mais a plataforma conforme o uso.

Quais os recursos do Agendor mais notáveis, após a implementação?

Mário: O Agendor facilita, principalmente, a localização e a centralização de informações, inclusive de imagens, que são muito importantes para o nosso atendimento.

Além disso, tenho o Agendor instalado no meu celular, então, mesmo que eu não esteja na empresa, posso acompanhar as negociações e falar com os clientes.

Felipe: Começamos a ter as respostas para perguntas como “por que perdemos X negociação?”; “por que tivemos mais clientes PJ do que PF?”; “por que estamos vendendo o produto Y em maior quantidade”.

A partir dessas informações, podemos trabalhar junto ao time de marketing para planejar ações específicas para alcançar os resultados que desejamos.

Além disso, podemos analisar os dados e tomar decisões mais assertivas para as próximas metas.

Veja, na prática, como buscar clientes no Agendor:

Quais são as funcionalidades que vocês mais gostam, ou utilizam, no Agendor?

Mário: O que sempre me ajuda muito é a facilidade e agilidade para encontrar os históricos dos clientes. Além disso, o fato de todos terem acesso é muito importante. Se eu estiver ausente, sei que um colega poderá localizar os dados dos clientes, solucionar suas dúvidas, para que eu possa dar continuidade depois. 

Gustavo: O Agendor é ágil, e ganhamos um tempo precioso para tocar nossos projetos ao utilizar a plataforma. Os relatórios também são fundamentais, pois podemos criar diversas estratégias a partir dos resultados que encontramos neles.

Relatório de métricas de vendas do Agendor
O Agendor oferece um painel de relatório de vendas interativo e atualizado em tempo real com os principais KPIs sobre o desempenho das negociações, e das atividades dos vendedores.

Como resumiriam o antes e o depois do Agendor para a Viko Gastronomia?

Felipe: Nós saímos de planilhas e processos engessados, e passamos para ações mais ágeis e tomadas de decisão mais assertivas.

Crie um processo de vendas mais assertivo com um CRM para serviços!

Com o Agendor, a Viko agora pode acompanhar de perto todas as etapas do processo de vendas, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio. 

E você, se identificou com o caso da Viko em algum ponto? Sente que seu processo comercial pode ser ágil, garantindo a fluidez das negociações?

Então, você precisa de um CRM para serviços! Está esperando o quê para testar o Agendor?

Teste o Agendor gratuitamente e elimine etapas desnecessárias do seu processo de vendas!