Aprenda a criar uma estratégia de relacionamento integrando o Agendor e o MailChimp

Uma estratégia de relacionamento, para ser bem feita, precisa levar em consideração as diversas possibilidades de interação entre o vendedor, a empresa e o cliente.

Inclusive, ter um sistema de CRM pode ajudar o vendedor tanto no armazenamento dos contatos desses clientes, quanto para mapear aqueles que talvez precisem de um contato mais próximo e frequente.

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Nós falamos muito sobre reuniões com clientes, visitas e telefonemas. Falamos ao longo de nossos artigos sobre agendar alertas para ligar para os clientes para que eles não esqueçam de você e, também, para cultivar as boas práticas do relacionamento. 

Obviamente essas são as melhores práticas do relacionamento, mas não é apenas isso.

Existem outras maneiras de fazer com que o relacionamento entre sua empresa e seus clientes aconteça sem ser pelo telefone ou por encontros presenciais. Até porque, muitas vezes é impossível.

Alguns vendedores gerenciam uma carteira de centenas ou milhares de clientes, o que torna um tanto quanto humanamente impossível manter contato direto por telefone, ou até mesmo presencialmente com todos eles.

Nesse momento, o e-mail marketing surge como uma grande oportunidade de continuar se relacionando com o seu cliente e levando a ele informações úteis que ajudem no seu dia-a-dia.

E o MailChimp pode surgir no meio disso tudo como um grande aliado à sua estratégia de relacionamento via e-mail com seus clientes.

Se você não conhece o MailChimp nós recomendamos que você procure saber mais sobre a ferramenta. O MailChimp é a plataforma de envios que nós usamos para disparar nossos e-mails para a base de clientes e leitores e, é muito útil para se comunicar com seus clientes, independentemente da quantidade.

O Mailchimp pode ser um bom começo para uma estratégia de relacionamento por e-mail.

O Mailchimp pode ser um bom começo para uma estratégia de relacionamento por e-mail.

Conheça mais sobre o MailChimp

Se você não conhece o MailChimp, vale a pena entender um pouco mais sobre como a ferramenta pode ajudar na estratégia de relacionamento da sua marca com seus clientes.

Resumidamente, o MailChimp é uma ferramenta de disparo e envio de e-mail marketing e newsletters.

Ele permite que você crie campos em seu site para a captura de e-mails e os incorpore em seu site, fazendo com que quando seus clientes, leitores, leads ou curiosos se cadastrem para receber as novidades e ofertas de sua empresa.

Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas usam o MailChimp para criar, enviar, e analisar seus e-mails enviados não apenas para clientes, mas para potenciais clientes, ex-clientes e parceiros, que totalizam algo parecido como 9 bilhões de envios de e-mails todos os meses.

Sim. O MailChimp é um provedor de envio de e-mail marketing, um dos maiores do mundo, senão o maior e, além de planos para todos os gostos e bolsos, possui um plano gratuito.

Então, se você está começando o seu mailing agora, não precisa pagar para usar o serviço. Ele envia para você e te ajuda a gerenciar até 2 mil e-mails cadastrados de maneira gratuita.

Mesmo que você não acredite nos resultados, ou não saiba se vai dar certo a sua estratégia de envio de e-mails, o fato dele ser gratuito é um ótimo motivador para que você comece.

Mas, isso não é tudo. Nós selecionamos alguns passos para você unir o Agendor – que detém todas as informações de seus clientes online, bem como preferencia e segmentação do MailChimp e, de forma gratuita, começar a se relacionar por e-mail com seus clientes.

Agora que você já sabe o que o MailChimp pode fazer pela sua empresa, vamos entender como tirar proveito da ferramenta.

#1. Mantenha o cadastro de todos os seus clientes e prospects

Quando a equipe de vendas está habituada a usar o Agendor, ela sabe que todas as informações de seus clientes ficam armazenadas de maneira segura no CRM.

Isso vale para as informações de contato, informações estratégicas (como preferencia, produto que tinham interesse, se compraram, se não compraram, se compraram o mesmo produto que tinham interesse, e assim por diante).

Então, na grande maioria das vezes, as informações que você precisa para cadastrar o seu cliente ou potencial cliente na lista de e-mails já está completamente ao seu alcance.

Você tem na mão, desde as informações mais simples (nome, empresa e e-mail), até as informações mais completas e aprofundadas (preferencias, gostos, exigências) não apenas para cadastrar seu cliente, mas também para segmenta-lo.

Assim, ao realizar um bom cadastro do cliente, e manter atualizado o histórico de interações com ele, você tem um grande detalhe de informações para usar a seu favor na hora do cadastro.

Para integrar essas informações com o MailChimp, basta exportar os dados de seus clientes do sistema do Agendor para um arquivo em Excel. O mesmo arquivo pode ser utilizado para importar essas informações para o MailChimp.

Use o seu cadastro de cliente e históricos para fazer seu mailing.

Use o seu cadastro de cliente e históricos para fazer seu mailing.

#2. Crie formulários de cadastro para o seu mailing

O MailChimp oferece formulários de captura para que você capture de maneira ativa novos e-mails e novos contatos, que futuramente podem se tornar leads de vendas.

Assim, você não apenas vai criar um mailing com todos os seus clientes – e potenciais clientes – mas também poderá nutrir seus leads e outras pessoas interessadas no que você faz, com informações e ofertas sobre o seu produto.

Além disso, você pode incluir algumas perguntas preferencias na hora de seu cadastro. Isso significa que você pode capturar mais informações sobre o cliente como, por exemplo, produto de interesse, setor que atua, entre outros.
Portanto, se um cliente vem até o site da sua empresa já buscando algo em específico, será possível segmenta-lo de acordo com o seu interesse. Isso irá mostrar a seus clientes o quanto você é focado e o quanto quer ajuda-los nos produtos que eles têm interesse.

#3. Alterne os envios na regra de 1/3

Não vá pensando que depois que você coletar um e-mail, pode ir enviando promoções para seus clientes sem nenhuma regra ou orientação. Dessa maneira, em pouco tempo todos os seus e-mails não terão nenhum valor.

Isso porque as pessoas se cadastram em um site não apenas para receber ofertas e mais ofertas. Elas querem também novidades e conteúdo relevante que as ajude a serem profissionais melhores.

Por isso, use a regra de 1/3. Isso significa que, a cada 2 e-mails contendo informações relevantes e conteúdo útil para o dia-a-dia de seus clientes, você pode mandar 1 e-mail com oferta e falando sobre cases e benefícios do seu produto.

Tenha isso em mente quando você estiver escrevendo e-mails. E escreva e-mails que você gostaria de receber. Isso vai tornar o e-mail agradável.

O seu e-mail marketing não precisa se resumir apenas em propaganda. Você precisa educar o seu cliente e dar informações relevantes para ele. Esse é o caminho mais curto até uma boa aceitação, lembre-se disso.

Use os envios de e-mail marketing com moderação.

Use os envios de e-mail marketing com moderação.

Crie uma estratégia de relacionamento por e-mail

Como você pode ver, relacionamento não se resume apenas a telefonemas e visitas. Relacionamento é todo o tipo de interação que você pode ter com o seu cliente – até mesmo SMS.

Por isso, explore as oportunidades de relacionamento com seus clientes em diferentes canais, para que você consiga estar sempre na mente dele, sem necessariamente ser visto como uma invasão.

Ao usar as informações do Agendor para segmentar e cadastrar seus clientes no MailChimp você pode usar todas as informações que coletou no processo de vendas a seu favor na hora de enviar e-mails.

Como criar um mailing de seus clientes usando o Agendor e o MailChimp

Como criar um mailing de seus clientes usando o Agendor e o MailChimp