Especialista em energia inteligente, a Hineltec projeta, executa e gerencia soluções elétricas sob medida para negócios de alta complexidade. Com foco em grandes consumidores de energia — como indústrias, hospitais, shoppings e data centers —, a empresa buscava mais controle, visibilidade e agilidade para coordenar seu processo comercial.
Principais destaques deste case:
- “O Notion não conversava com a engenharia, as informações se perdiam, a nomenclatura dos projetos não era condizente. Isso gerava um retrabalho imenso.”
- “O diferencial do Agendor foi isso: a implantação, o treinamento, a ferramenta muito simples e fácil de utilizar. Isso nos deu muito tempo.”
- “Tem muita informação disponível na plataforma para tirar dúvidas, e o suporte também foi essencial. Além do processo de importação, que foi bem simples.”
- “Do ano passado para esse ano, a gente melhorou esse acompanhamento das vendas e já bateu mais de 20% o faturamento do ano passado.”
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Antes do Agendor, o acompanhamento das propostas e negociações era feito em planilhas, e as informações acabavam se perdendo. A falta de padronização gerava retrabalho, dificultava o planejamento e comprometia a performance do time de vendas. Foi nesse contexto que o Agendor CRM entrou em cena.
Conversamos com Luan Santos, Analista de Inteligência Comercial na Hineltec e responsável por implementar o CRM na empresa. Ele contou como foi a adaptação do time, o impacto da ferramenta no dia a dia dos vendedores e os principais resultados alcançados. Confira a seguir!
Como é a dinâmica do time de Vendas na Hineltec?
Luan Santos – Mais do que vender serviço, vendemos a solução, que é justamente proporcionar segurança para os nossos clientes. Por isso, temos conversas complexas, porque são propostas e negócios que demandam visita técnica, análises, estudos de negócios com clientes e reuniões.
Tem orçamento que demora um mês para ser elaborado, dependendo da complexidade do serviço. Atuamos em todo o ciclo de vida do cliente: da consultoria inicial à entrega da obra, sem intermediários e com total controle técnico.
Nossa atuação é bem diversa. Hoje, nossos maiores clientes estão na área de petróleo. Nossos principais clientes, onde a gente tem maior fidelidade hoje em dia, são empresas que exigem um controle maior dos serviços elaborados.
Temos representantes comerciais, e queremos expandir no ano que vem. Hoje, internamente, sou eu e o gerente comercial.
Como era feita a gestão comercial antes do Agendor?
LS – Nós utilizávamos muito o Notion, só que era em planilha mesmo. Por mais que tivesse algumas funcionalidades, já havia sido criado por outra pessoa que não estava mais na empresa.
O Notion não conversava com a engenharia, as informações se perdiam, a nomenclatura dos projetos não era condizente. Isso gerava um retrabalho imenso, de duas equipes distintas.
O comercial acabava acontecendo dentro da atuação da engenharia também, porque eles têm muito contato com os clientes e surgem muitas oportunidades. Mas não tínhamos onde registrar essas oportunidades.
Nosso diretor técnico registrava as propostas dentro dessa planilha, mas não tinha um registro detalhado das informações, nem quanto que surtiu. Não tinha como mensurar cada etapa do processo comercial.
E por que escolheram o Agendor CRM?
LS – Uma consultora nossa de processos daqui da empresa nos indicou. Também fizemos uma pesquisa que durou um mês e meio, mais ou menos, com vários CRMs.
Buscamos não só opções com bom custo-benefício, mas também algo que pudesse resolver uma necessidade urgente. Sabíamos que o processo de implantação poderia ser demorado.
O diferencial do Agendor foi isso: a implantação, o treinamento, a ferramenta muito simples e fácil de utilizar. Isso nos deu muito tempo.
Em duas ou três semanas já estava tudo encaminhado: tinha feito as importações, já estava no processo de atualização e muito do que a gente já fazia nos treinamentos eu já estava sabendo, então foi muito fácil. Os outros CRMs eram um pouco mais burocráticos nessa questão.
E tem também o custo. A gente entende que nesse momento era para organizar a casa e não fazia muito sentido investir em CRMs de R$15 mil, R$20 mil, ou licenças de R$800, R$600, que iam mais gerar prejuízo do que de fato trazer benefício à empresa.
Como foi o treinamento com a equipe do Agendor?
LS – Fizemos o treinamento com a Thatiane Barros, ela é maravilhosa. Como o time está na rua o tempo todo, e até os que são do escritório vão para a rua fazer visita, tivemos que reagendar, e ela foi muito paciente. Tivemos uma certa flexibilidade para conseguir fazer os treinamentos da mesma forma.
Foi muito tranquilo. Tem muita informação disponível na plataforma para tirar dúvidas, e o suporte também foi essencial. Além do processo de importação, que foi bem simples.
O que mudou na rotina comercial de vocês?
LS – Hoje as nossas reuniões e alinhamento comercial com a engenharia são em cima do Agendor. A gente bate ponto a ponto ali, então o CRM se tornou uma ferramenta orgânica dentro do time.
Agora sabemos qual é a proposta, de que forma surgiu, quem criou o contato, a origem, a necessidade. Categorizamos alguns produtos para conseguir enxergar o que demanda mais da gente hoje.
Estamos melhorando cada vez mais. Tem muita coisa para caminhar ainda no CRM, porque eu sempre comento aqui que o CRM é uma ferramenta viva. Nunca está parada, a gente tem que alimentar, multiplicar e adaptar conforme a estrutura da empresa também caminha.
Temos quatro meses de aquisição e implantação, e aí a gente começa a ter uns relatórios um pouco mais robustos, algo mais concreto.
Quer saber mais sobre as propostas do Agendor CRM? Assista neste vídeo:
Que outras funcionalidades você usa, além dos relatórios?
LS – Automações, estou sempre usando e já fiz algumas. Tem também a parte de agenda, a integração com minha agenda é um diferencial.
Chegamos a utilizar também a integração com o Agendor Chat e a inteligência artificial para atendimento da Ava.
Quer saber como a Ava vai mudar a rotina do seu time comercial? Veja aqui:
Que resultados vocês tiveram com o uso do Agendor CRM?
Posso dizer com tranquilidade que, dentro do nosso processo, do ano passado para esse ano, a gente melhorou esse acompanhamento das vendas e já bateu mais de 20% do faturamento do ano passado.
Vemos muito mais a estratégia, consigo visualizar todo o processo comercial, e o CRM apoia isso. É perceptível essa melhoria.
O CRM se tornou uma ferramenta de controle e gestão dos projetos. Uma vez que nós conseguimos avançar e melhorar o processo de elaboração de propostas, nós identificamos a outra questão que era a gestão e execução dos projetos. Não tínhamos um local para integrar essa comunicação.
O Agendor se tornou um apoio para a engenharia da nossa equipe, para fazer esse acompanhamento. Eu pude criar um funil de execução, e depois que a gente ganha o processo de venda tem toda uma parte de acompanhamento da execução da obra para caminhar para o pós-venda, que é um outro funil que eu criei no CRM.
De forma indireta, a engenharia não tem o papel de vendas ali, mas acompanha também o andamento dos projetos dentro do CRM.
Se você pudesse resumir o “antes e depois” do Agendor, qual seria?
LS – Eu poderia usar três palavras, não necessariamente uma frase: organização, tranquilidade e desenvolvimento.
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Com o Agendor, sua empresa tem um CRM simples, completo e pensado para o mercado brasileiro. Automatize tarefas, acompanhe funis, registre conversas com clientes e tenha relatórios em tempo real para tomar decisões mais embasadas.
Além do CRM, você ainda pode contar com o Agendor Chat para unificar os atendimentos e com a Ava, assistente de IA que organiza suas tarefas e sugere os próximos passos.
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