Mesmo que uma locadora de equipamentos não esteja passando por baixa nas vendas, então, se recuperando financeiramente após um momento de crise, é preciso sempre estar buscando maneiras de aumentar as vendas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Planejar novas estratégias para elevar o faturamento é tratar a gestão financeira da sua empresa como prioridade. Assim, é sempre necessário pensar em novas maneiras de ampliar as vendas.
  • Para guiar qualquer estratégia de vendas e marketing, é preciso entender como o seu público-alvo se comporta, se comunica, e qual é sua necessidade.
  • Estudar e realizar pesquisas de mercado constantemente é essencial para antecipar necessidades, movimentações do mercado e tornar o trabalho dos vendedores mais produtivo e eficiente. 
  • O pós-venda é determinante para as estratégias de fidelização. Esta é uma maneira sustentável de aumentar as vendas recorrentes. Saiba mais sobre fidelização em: O passo a passo da fidelização
  • Os bons resultados de vendas são frutos de uma gestão comercial assertiva. Para otimizar e tornar a gestão mais acessível, utilize um CRM. TESTE GRATUITAMENTE o CRM do Agendor para conferir todas as funcionalidades de gestão!

Isso porque a saúde financeira de um negócio é algo fundamental e deve ser uma das grandes prioridades de uma locadora.

Afinal, são muitas vidas envolvidas em um único projeto. Assim, manter as contas em dia e os lucros aquecidos.

Para esse fim, algumas possibilidades podem ser exploradas, envolvendo desde ajustes nos processos internos de vendas, até a elaboração de campanhas para conquistar novos clientes.

É por isso que, neste artigo, separamos cinco dicas sobre como aumentar as vendas de uma locadora de equipamentos e expandir seus negócios de forma estratégica e segura. 

Continue a leitura para conferir!

Como funciona uma locadora de equipamentos?

Uma locadora de equipamentos faz parte de um segmento de negócio que oferece a aquisição temporária de um maquinário, para que os usuários não precisem investir na compra de um equipamento, que possui custos elevados, ainda mais considerando os gastos com manutenção.

As empresas que praticam locação de equipamentos podem alugar a máquina por diversas vezes, e assim, diluir o valor de aquisição dos maquinários

Desde os pequenos aparelhos até as máquinas mais robustas podem ser alugadas. Tudo dependerá da necessidade do cliente, que com um serviço como este, possui:

  • economia de gastos com grandes máquinas;
  • maior variedade de equipamentos de forma acessível;
  • suporte com manutenção especializada.

No processo de vendas destes aluguéis, a locadora pode utilizar diferentes estratégias, que envolvem a atração, conversão e fidelização de clientes, além das práticas de gestão comercial interna que favorecem a produtividade do time de vendas e, consequentemente, seus resultados de vendas. 

Veja, a seguir, seis dicas vitais sobre como aumentar as vendas de uma locadora de equipamentos.

Como aumentar as vendas de uma locadora de equipamentos?

1. Conheça o perfil do seu comprador

Existem diferentes nichos de mercado de locadoras de equipamentos, como eventos, construção civil e para comércio, por exemplo. 

Por essa razão, é preciso conhecer exatamente quem é o seu cliente, como os decisores de tal segmento se comportam e, sobretudo, quais são suas necessidades.

Entender essas particularidades o ajudará a criar uma comunicação melhor direcionada, capaz de fazer seu público-alvo se identificar e buscar ativamente pelo seu serviço.

Esse mesmo aspecto contribui para que as campanhas de marketing e as abordagens de vendas sejam construídas de forma alinhada, com o tom de voz certo para seus clientes.

Relembre como funciona o processo de decisão de compra dos clientes:

2. Estabeleça uma estratégia de precificação competitiva

Sempre será preciso parar para rever sua estratégia de precificação. O mercado muda a todo momento e pode ser que a precificação de ontem, não permaneça a mais adequada para os dias atuais.

Então, dispense esforço para revisar essa estratégia. Leve em consideração sua margem de lucro, seus custos variáveis e fixos, e seu planejamento financeiro

E se for necessário alterar a sua estratégia de precificação, fique tranquilo. Hoje, existem diferentes alternativas que visam a lucratividade, como:

  • skimming;
  • precificação competitiva;
  • precificação baseada em valor;
  • precificação baseada em psicologia.

Aproveite e confira também: 7 estratégias de precificação para ter sucesso nas vendas

3. Estude seu mercado

Uma das maneiras mais importantes de entender como aumentar as vendas de uma locadora de seguros é também uma das mais esquecidas: a pesquisa de mercado.

Quando lidamos com um negócio que já está estável por alguns anos, é muito fácil deixar os estudos sobre as tendências e o comportamento de mercado de lado, mas isso pode representar um verdadeiro desperdício de oportunidades!

Nesse sentido, a atenção ao ambiente externo deve ser constante. Busque por informações relevantes para um determinado objetivo (como por exemplo, aumentar as vendas!).

4. Pratique um bom pós-venda 

Sua locadora de equipamentos possui uma estratégia de pós-vendas?

O pós-venda nada mais é do que uma etapa, posterior à venda de um produto ou serviço, que visa a fidelização do cliente através da avaliação do seu nível de satisfação, do fornecimento de manutenção especializada, condições de pagamentos especiais etc.

Um bom pós-venda, portanto, é aquele que faz com que seu cliente tenha desejo de voltar a fazer negócio com a sua locadora, já que teve uma experiência de compra muito agradável.

E se você está se perguntando se realmente vale a pena montar um novo processo focando apenas no pós-venda, saiba que, segundo Kotler, um novo cliente pode custar entre 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual. 

Ou seja, manter a saúde financeira e a lucratividade da sua locadora não significa apenas conquistar mais clientes, mas, principalmente, fidelizar a maior quantidade de clientes que puder.

5. Utilize um CRM 

Uma gestão comercial eficiente, independentemente do segmento ou do modelo de vendas, consegue alinhar pessoas, ferramentas e processos. 

A solução mais completa para esse fim é um sistema de CRM.

Um sistema de CRM é uma plataforma de gestão comercial que:

  • otimiza as atividades dos vendedores;
  • centraliza todas as informações dos clientes;
  • gera relatórios ricos para os gestores de vendas;
  • possui fácil acesso e usabilidade para facilitar a rotina da equipe comercial;
  • oferece um armazenamento em nuvem para abrigar uma grande quantidade de dados;
  • organiza o processo de vendas.

Com o apoio do CRM, todo o time de vendas conta um processo comercial bem estruturado e visível. Por isso, uma das premissas do CRM é oferecer um funil de vendas amigável, que seja facilmente compreendido.

Dessa forma, o CRM garante que todos os vendedores estão seguindo a mesma linha de raciocínio para guiar os clientes até a etapa final de vendas: o fechamento.

Com isso, a produtividade do time é elevada, uma vez que podem dispensar atividades mais operacionais para se dedicarem às negociações e a conversão de clientes.

Entenda como funciona o CRM do Agendor pelo vídeo abaixo:

Agora que você sabe como aumentar as vendas de uma locadora de equipamentos, trace um diagnóstico sobre a performance atual da sua área comercial para entender mais profundamente em quais aspectos você deve focar para obter mais resultados.

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