Empresa familiar, a Fôrmas & Cia vive um momento de crescimento acelerado junto com o Agendor.

Com produção própria, acompanhamento técnico de obras e uma estrutura comercial baseada em representação, a empresa tinha o desafio de  organizar informações, processos e decisões comerciais.

Principais destaques deste case:

  • “A gente não conseguia ter informações estratégicas da empresa. As informações estavam muito espalhadas.”
  • “Eu precisava não só do controle da operação, mas da qualidade dessa operação. Tudo centralizado num lugar só. O Agendor é fantástico nesse aspecto.”
  • “O principal ganho foi o controle da informação. Reduzimos muito o número de propostas sem informações. Antes, eu tinha 500 propostas na rua e só sabia o status de 100.”
  • “Hoje, eu consigo gerir melhor o tempo dos vendedores, identificar dificuldades pontuais e trabalhar nelas.”
  • Faça seu cadastro gratuito no Agendor CRM e experimente a plataforma que organizou a gestão comercial da Fôrmas & Cia!

Foi nesse contexto que Peter John, gerente comercial da Fôrmas & Cia, colocou em prática sua experiência acumulada ao longo de anos em multinacionais, onde o uso de CRM já fazia parte da rotina. Ao chegar, ele encontrou uma operação sustentada basicamente por planilhas de Excel, informações espalhadas e pouca visibilidade estratégica.

Nesta entrevista, Peter conta como foi o processo de implementação do Agendor CRM, os desafios na adaptação da equipe, os aprendizados iniciais e como a plataforma passou a ser um instrumento central de organização, controle e apoio à liderança.

Antes do Agendor CRM, como era feita a gestão comercial na Fôrmas & Cia?

Peter John: Planilha de Excel. Era uma planilha muito básica, a gente não conseguia ter informações estratégicas da empresa. As informações estavam muito espalhadas.

Para o gerente, era muito ingrato até montar uma estratégia, porque não tinha acesso a nada. E além disso, existiam problemas internos de controle e acompanhamento.

Em que momento vocês perceberam que precisavam de um CRM?

PJ: Foi um desafio bem grande quando eu cheguei aqui, de organizar a empresa. Fui contratado como gerente comercial e o dono da empresa me disse: “Eu quero que você controle as vendas”.

Criei algumas ferramentas espalhadas, era uma planilha de Excel, um Google Forms. Fiz alguns testes, mas então lembrei do Agendor.

Já fui gerente, diretor, vendedor, então sempre tive contato com CRM. Há 3 anos, conheci o Agendor e achei super fácil e intuitivo. O custo estava dentro do que eu esperava, então foi bom.

Eu precisava não só do controle da operação, do que estávamos fazendo e como estávamos fazendo, mas da qualidade dessa operação.

Qual era o principal desafio comercial da empresa nessa época?

PJ: A questão de guardar a informação é muito importante. Ter a informação centralizada, por cliente, tudo guardado.

Como nós temos as partes de produção em fábrica e acompanhamento técnico das obras, eu precisava que o processo estivesse muito amarrado, tudo centralizado num lugar só.

O Agendor CRM é fantástico nesse aspecto. Cada obra para mim é um Negócio, e tudo fica ali: histórico, visitas à obra, problemas técnicos. Tudo fica amarrado ali.

Aprenda como visualizar todas as informações relevantes sobre uma oportunidade no Agendor CRM:

Como foi a recepção da equipe à implementação do Agendor CRM?

PJ: Como ninguém gosta de ferramentas de controle, eu expliquei que esse controle comercial faz parte do meu trabalho. 

Hoje, os processos não são mais como antigamente. Para liderar um time, eu preciso entender as dificuldades de cada vendedor. E o Agendor me dá isso.

A primeira vitória foi fazer o Agendor CRM funcionar. A segunda foi acelerar o uso das pessoas, sem ter sido forçado. 

Nunca foi impositivo, mas aos poucos eles foram vendo vantagem. Hoje eles veem como uma ferramenta de trabalho, não como uma ferramenta de controle.

Inclusive, já tinha vendedor que usava o Agendor para gestão particular. Então, eu só precisei oficializar, foi bem orgânico.

E como foi o treinamento com a equipe do Agendor?

PJ: Fizemos o treinamento com a Fernanda Bardini, e todos gostaram. Quando temos novos colaboradores, eles assistem aos vídeos.

Eu quero que a gente evolua muito no uso da plataforma, mas nessa primeira fase já está 100% implementada. 

Quais resultados você já conseguiu perceber com a implementação do Agendor?

PJ: Implementamos em novembro, então ainda é recente. Como eu acho que essas coisas não podem ser por partes, quando eu contratei o Agendor, estipulei 15 dias para que entrasse tudo na plataforma. 

Como tem uma facilidade brutal em fazer importação e exportação via Excel, eu consegui colocar as informações do ano inteiro dentro da plataforma em 15 dias.

Saiba como importar sua base de dados no Agendor CRM sem dor de cabeça:

O principal ganho foi o controle da informação. Reduzimos muito o número de propostas sem informações do que aconteceu. Antes, eu tinha 500 propostas na rua e só sabia o status de 100. As outras 400 se perdiam.

Quando estamos em uma reunião e surge alguma dúvida estratégica, antigamente a reunião tinha que parar, tinha que perguntar a 50 pessoas, ver planilhas… e hoje eu consigo rapidamente ter acesso a essas informações.

Hoje, a assertividade é muito maior. Eu consigo gerir melhor o tempo dos vendedores, identificar dificuldades pontuais e trabalhar nelas.

Eu tenho um vendedor, por exemplo, que em outubro estava completamente desmotivado, perdido, não conseguia controlar o seu dia a dia. Hoje, acredito que esse vendedor vai fechar o próximo mês como melhor vendedor do time, porque ele se encontrou dentro do Agendor.

Veja como acompanhar o desempenho da equipe pelo Agendor CRM:

Como você resume o antes e depois do Agendor?

PJ: O Agendor trouxe organização acima de tudo. Ele organiza o documento, o espaço, a cronologia das coisas.

Organiza o processo interno, organiza o tempo do vendedor, organiza a informação e organiza as decisões estratégicas. É uma ferramenta de organização do todo.

Hoje, se está no CRM, é válido. Se não está, é área cinzenta. Então, o Agendor virou o padrão.

Faça como a Fôrmas & Cia e ganhe mais organização para crescer com clareza!

A história da Fôrmas & Cia mostra como um CRM vai muito além do controle de vendas. Quando bem estruturado, ele se torna um pilar de organização, liderança e tomada de decisão, especialmente em empresas que crescem rápido e lidam com processos complexos.

Se sua empresa também precisa de visibilidade, organização e previsibilidade, além do controle total dos dados, é hora de centralizar tudo em um só lugar: o Agendor CRM.

Experimente gratuitamente e descubra como organizar sua operação comercial com mais clareza, dados e inteligência.

Conheça nossa plataforma em menos de 3 minutos:

Cadastre-se gratuitamente e ganhe 7 dias de bônus para testar o Agendor CRM completo!