Com mais de 15 anos de atuação no mercado brasileiro, a Alumiart construiu uma operação industrial robusta e diversificada. Conhecida principalmente por atender grandes marcas como Ambev, Coca-Cola e Heineken, a empresa atua em diferentes frentes, incluindo fabricação de baldes térmicos, coolers, produtos plásticos para casa, acessórios e, mais recentemente, uma nova linha de panelas e maquinário próprio.
Principais destaques deste case:
- “O Agendor foi o CRM que realmente atendia às nossas demandas de imediato, e também teve a indicação.”
- “O CRM começou a rodar em menos de um mês. É muito tranquilo, muito didático.”
- “Dobramos a meta deste ano em vendas. A meta foi entregue e ainda entregamos além, uns 20% a mais da meta.”
- “O Agendor trouxe uma visão clara do nosso trabalho e dos resultados.”
- Faça seu cadastro gratuito no Agendor e experimente o CRM que trouxe eficiência operacional para a Alumiart!
À frente dessa estrutura está Felipe Augusto Fortunato, Head de Marketing do Grupo Alumiart, que vive de perto os desafios de gerir múltiplas marcas, equipes experientes e uma operação comercial com grande volume de relacionamento B2B e B2B2C.
Em um cenário de crescimento, expansão e profissionalização, a necessidade de ter visibilidade, histórico e controle sobre a carteira de clientes se tornou cada vez mais estratégica.
Nesta entrevista, Felipe compartilha como era a gestão comercial antes do Agendor, o processo de implantação, as mudanças no dia a dia da equipe, os resultados alcançados e como o CRM passou a ser uma base fundamental para decisões, metas e crescimento sustentável do grupo.
Como está estruturado o departamento comercial da Alumiart?
Felipe Fortunato: Temos no grupo a empresa de baldes, que é a Alumiart, que fabrica baldes e cervegelas para as grandes cervejarias, assim como para bares e restaurantes.
Tem também a Anabell Coolers, que é a primeira empresa de cooler cilíndrico no Brasil, adquirida há uns 7 anos pela Alumiart. Já a Lumiplas, adquirida há dois anos e meio, é uma indústria de injeção plástica. Ela faz itens de acessórios pet, beleza, itens de cozinha e em geral para casa.
Hoje a gente opera com o Agendor CRM nas três principais frentes: Alumiart, Anabell e Lumiplas.
Além disso, temos uma nova empresa que nasce agora, ainda sem uma marca definida, que é uma linha de fabricação de panelas. Ela surgiu porque também temos uma outra indústria que fabrica a máquina de fazer a panela e que atende às nossas demandas internas.
É uma questão de verticalização do nosso negócio, ainda não temos intenção de abrir para o mercado. A Alumiart é uma indústria que busca atender 100% o mercado nacional.
Já atendemos o Mercosul também, em grandes demandas, mas a ideia é realmente deixar a estrutura 100% Alumiart e termos o controle total para oferecer o melhor serviço.
Como era feita a gestão da operação comercial antes do Agendor?
FF: Tínhamos um CRM online, mas ele não trazia tudo que a gente precisava, que é realmente a questão do relacionamento, do histórico e tudo mais.
Quando o Fábio assumiu o comercial, eu já tinha trazido essa necessidade de uma nova ferramenta. Ele já tinha usado antes, então conseguiu convencer internamente sobre a contratação.
Eu e ele já trabalhamos na área de software, então a gente sabia que precisava de um sistema mais parrudo que entregasse mais informações. Eu, como marketing, via a questão de avaliação, de inteligência de mercado, e ele também, como líder da área comercial.
Por que vocês escolheram o Agendor CRM?
FF: Conheci alguns CRMs famosos, mas que não cabem hoje na empresa. Tem a questão de custo e também do momento certo.
Estamos num momento de reprecificação, de novos planejamentos. Por mais que a gente tenha essa estrutura que parece extremamente parruda, como se fosse indústria, não é necessariamente assim.
Em alguns momentos, funciona ainda de uma forma muito familiar, estamos profissionalizando o negócio aos poucos. O Agendor CRM foi o que realmente atendia às nossas demandas de imediato, e também teve a indicação.
Acho que o fator principal foi o Fábio falar: “Eu tenho um histórico bom com o Agendor e eu acho que vale a pena”.
Quais eram os principais desafios que vocês enfrentavam?
FF: O ponto principal era não termos histórico de nada. Não tinha!
Por exemplo, o mailing ficava em outro sistema. Hoje o mailing fica comigo, porque é importante a gente ter esses registros e trabalhar esses dados.
Eu falo que o ativo mais importante de uma empresa é a carteira de clientes. Não adianta ficar buscando fora se eu tenho muito cliente dentro.
Hoje, inclusive, 50% do meu faturamento é de carteira, o que pode tornar o funil saudável. Agora, se eu não cuidar dessa metade ali, vai ser complicado.
Antes era Excel, WhatsApp, a pessoa ia embora e você nunca conseguia substituir essa pessoa. Sempre tinha que ficar zerando ou então ficavam lacunas enormes.
Veja como ter um histórico completo dos seus clientes no Agendor CRM:
Como foi o processo de implantação do Agendor CRM?
FF: Foi muito tranquilo. O Agendor começou a rodar em menos de um mês. É muito tranquilo, muito didático.
Eu tive um sistema de atendimento de WhatsApp que foi muito mais doloroso de implementar do que o Agendor. Também estou com uma equipe que realmente se importa em fazer a diferença.
Não criaram barreiras, compraram a ideia. E foi muito fácil. Não teve essa questão do pessoal ficar receoso da mudança.
Quais são as funcionalidades mais usadas pela equipe?
FF: O cadastro de produtos ajuda muito. Para o departamento de personalizado, onde cada produto é único, tem que criar um produto específico, mas na parte de revenda, tem sido muito útil.
Foi realmente uma mudança de mindset. O pessoal atendia no WhatsApp, olhava uma tabela no Excel, fazia o orçamento e mandava para o cliente. Hoje eles conseguem já fazer no sistema. E isso colocamos para operar em uma semana, com treinamento.
Eu estava com um time reduzido e tinha uma pessoa já em burnout no time de revendas. Ela precisava de uma tabela e de facilitações, e o CRM veio muito a calhar. Essa pessoa começou a usar e, no dia seguinte à implementação, falou: “Nossa, salvou minha vida”.
O Agendor também fez algumas melhorias bem legais. Por exemplo, a exportação e importação agora tem um número atrelado, um ID dentro do sistema. Isso ajuda bastante a fazer alterações. Ficou muito mais rápido.
Como Marketing, uso muito os relatórios e listas de clientes para trabalhar a carteira. Para o time comercial, o que mais facilita é a agenda de tarefas.
Quando inserimos o cliente para os vendedores, já colocamos o agendamento, e temos um SLA (tempo de resposta) interno de duas horas para responder aquele cliente.
A agenda ajuda muito no atendimento e follow-up. O vendedor consegue realmente organizar o cronograma dele no dia a dia, baseado no Agendor.
Temos uma vendedora que hoje é a que mais atende clientes, porque ela atende pequenos negócios. Tem dia que chegam 30 leads, e ela ainda tem uma carteira de mais de mil clientes para fazer follow-up. Por isso, essa funcionalidade de agendar tarefas é muito interessante, traz o resultado.
Entenda como o Agendor CRM te ajuda a organizar seus compromissos:
Quais resultados vocês perceberam com o uso do Agendor CRM até agora?
FF: Dobramos a meta deste ano em vendas. A meta foi entregue e ainda entregamos além, uns 20% a mais da meta.
O Agendor tem esse ponto importante, que é realmente ajudar o vendedor a focar em vendas. E hoje essa é uma dor muito grande de muitas empresas.
Como sistema de CRM, o Agendor profissionaliza, gera uma linha de produção que realmente vai trazer o resultado. Antes, eu não tinha visão de nada, e a ferramenta me trouxe uma visão de números para o momento do nosso negócio.
Minha meta pode ser criada a partir do Agendor. Quando eu entrei na empresa, não existia meta, porque não sabíamos os números.
Estamos em uma mudança enorme de planejamento, e o Agendor contribui para isso. Está tudo na mesma sinergia e mostrando que funciona, que dá resultado.
Assim temos mais clareza como é o nosso negócio, como é o nosso ecossistema, para operacionar melhor e fazer mais dinheiro.
Como você resumiria o antes e o depois do Agendor?
FF: Eu estava às cegas. O Agendor trouxe uma visão clara do nosso trabalho e do resultado. Se eu não tivesse o Agendor, eu não teria essa visão.
Antes, eu não sabia nem por onde começar a fazer relatórios, onde buscar a informação, não tinha. O Agendor realmente trouxe essa clareza para mim, para o comercial e para a diretoria.
O funil de vendas, por exemplo, só conseguimos identificar que ele não estava saudável, ou que tinha um erro na operação, com o Agendor. Se não tivesse o Agendor, não teríamos essa visão.
Faça como a Alumiart: profissionalize a operação comercial e venda mais!
A história da Alumiart mostra como crescer exige mais do que volume, esforço ou experiência: exige clareza, histórico e processos bem estruturados.
Ao centralizar informações, organizar o funil de vendas e dar visibilidade real para a carteira de clientes, o Agendor CRM se tornou uma peça-chave para a profissionalização da operação comercial do grupo.
Se você também sente que sua empresa está crescendo, mas ainda opera “no escuro”, talvez esteja na hora de mudar isso.
Experimente o Agendor CRM gratuitamente e tenha uma visão clara do seu processo comercial, do relacionamento com seus clientes e dos resultados do seu time.
Conheça nossa plataforma em menos de 3 minutos:
Cadastre-se gratuitamente e ganhe 7 dias de bônus para testar o Agendor CRM completo!


