Com mais de 20 anos de mercado, a AJR Empilhadeiras nasceu com foco em locação de equipamentos. A partir de 2015, ampliou sua atuação para venda, importação e representação comercial de uma grande marca chinesa. Hoje, a empresa atende todo o estado do Paraná com uma equipe comercial robusta, distribuída entre consultores diretos e parceiros.
Confira os destaques deste case:
- “Nossa gestão era na caneta e no papel, e na planilha de Excel. Fazíamos tudo de forma muito arcaica.”
- “Eu estava pesquisando sistemas e falei com um amigo que usava o Agendor. Fiz um teste, e como eu também sou vendedor, achei muito intuitivo e rápido.”
- “Antes eu gerava 30 a 40 propostas por mês, hoje tem mês que fazemos 115 propostas. Meu ticket de cotação, que era de R$3 milhões, já chegou a R$12,5 milhões.”
- “Mudamos da água para o vinho. Isso resume bem. Hoje eu não vivo sem o Agendor.”
- Faça como a AJR Empilhadeiras e implemente um CRM simples e ágil para alavancar seus resultados comerciais. Faça seu cadastro no Agendor e teste agora mesmo!
O desafio surgiu quando a operação deixou de depender apenas do gerente comercial e começou a escalar com novos vendedores. A estrutura anterior, baseada em planilhas e anotações, não dava mais conta da demanda. Foi nesse momento que a AJR Empilhadeiras adotou o Agendor.
Conversamos com Gustavo Angeluci, gerente comercial, e Jéssica Lopes, analista administrativa, para entender como foi a transição e quais foram os impactos práticos da ferramenta no dia a dia da empresa. Confira a entrevista completa abaixo!
Como era o processo comercial da AJR Empilhadeiras antes do Agendor?
Gustavo Angeluci – Nossa gestão era na caneta e no papel, e na planilha de Excel. Eu sempre trabalhei assim desde que entrei aqui. Tudo dependia de mim para fazer as vendas, as propostas comerciais eram feitas por mim.
Recebíamos os dados cruzados, montávamos um e-mail e fazíamos tudo de forma muito arcaica. Eu não conseguia sair da empresa antes das sete, oito horas da noite. Era tudo muito centralizado e manual.
Quando surgiu a necessidade de buscar um CRM?
GA – Quando iniciamos o processo de importação, em 2021, contratamos mais três vendedores. A empresa não dependia mais só de mim para vender, e eu não conseguia dar suporte a todos.
Precisávamos de uma ferramenta onde os consultores pudessem registrar visitas, propostas e ter um roteiro claro do que estava sendo executado. E que também nos permitisse saber quantos clientes foram prospectados, o que foi cotado, qual produto está em negociação.
Como vocês conheceram o Agendor?
GA – Foi por indicação. Eu estava pesquisando sistemas e falei com um amigo que usava o Agendor. Em janeiro de 2023, fiz um teste, e como eu também sou vendedor, achei muito intuitivo e rápido.
De março a abril, fiz os treinamentos, e em junho começamos a implementar o Agendor. No início, usamos mais como cadastro de clientes, e depois passamos a usar para dimensionamento da equipe.
No início eram dois usuários, hoje já temos 13. Hoje, tirando a minha função, temos sete consultores e mais três parceiros comerciais dentro do Paraná.
Fiz o primeiro treinamento sozinho e, com o crescimento da equipe, a Jéssica e a Ângela [da equipe AJR Empilhadeiras] fizeram outro para se aprofundarem mais.
Como foi o treinamento de implantação do CRM?
Jéssica Lopes – Fomos moldando a ferramenta junto com o time do Agendor.
Com o treinamento, entendemos todo o potencial do Agendor. Melhorou mil por cento.
Relatórios de leads, vendas, carteira, vendas recorrentes. Tudo adaptado à nossa necessidade. A Fernanda, que deu o treinamento, nos ajudou muito.
GA – Complementando a Jéssica, é importante dizer que além do suporte, o atendimento do Agendor é muito rápido em resoluções.
Seja na questão de um boleto ou um problema com o sistema, sempre tem os consultores para atender no chat. Isso é muito importante para nós, porque o comercial é muito dinâmico, não podemos parar.
Como foi a adaptação da equipe ao novo CRM?
JL – A ferramenta é muito fácil de usar. Alguns vendedores são mais velhos, mas todos conseguiram se adaptar. Às vezes eles esquecem de colocar alguma anotação, mas estamos sempre orientando.
Os consultores gostam da ferramenta, porque ela é fácil de usar e intuitiva. O que faltava era ajustarmos o funil e etapas, que ainda está sendo implementado com mais profundidade.
Veja como é fácil criar um funil de vendas no Agendor CRM:
Que mudanças vocês perceberam com o uso do Agendor?
GA – Antes, eu fazia tudo no Excel. Precisava cruzar dados, montar propostas, dividir entre as áreas.
Hoje, abro o Agendor e tiro todas as dúvidas direto de lá. Quantos clientes foram atendidos no mês, quantas visitas, quem é o melhor vendedor, quais foram os resultados por vendedor. Não preciso mais montar relatório manual.
Hoje, colocamos todos os leads dentro da ferramenta e fazemos o acompanhamento em tempo real. Eu gero relatórios, faço análise de vendas perdidas, percentual de conversão, curva ABC, acompanhamento de metas. Consigo ter um panorama geral da performance comercial.
Veja como o Agendor CRM te ajuda a analisar os resultados de vendas:
JL – No início, os consultores usavam mais para gerar propostas.
Depois vimos a necessidade de organizar os leads, que estavam sendo recebidos por planilha. Não fazia sentido manter esse processo separado.
Como vocês usam o Agendor em reuniões e rituais de acompanhamento?
GA – Tenho uma tela ao lado do meu computador com o Agendor aberto o tempo todo. Ali acompanho a pré-venda, carteira, negociações, acessos.
Se estou em reunião, a Jéssica está ao lado com a plataforma aberta. Se surge uma dúvida, fazemos a consulta na hora.
Os consultores usam no celular, tablet ou computador. A ferramenta serve tanto para o gestor quanto para os vendedores.
Vocês viram resultados mensuráveis com o Agendor?
GA – Antes eu gerava 30 a 40 propostas por mês, hoje tem mês que fazemos 115 propostas.
Meu ticket de cotação, que era de R$3 milhões, já chegou a R$12,5 milhões. Isso é um número muito expressivo.
Mesmo que a taxa de conversão tenha oscilações por conta do mercado, conseguimos visualizar tudo com clareza. Vemos quais carteiras estão paradas, o que está em negociação, o que já virou venda.
Desde 2023 para cá, nós temos mais de 4.500 clientes cadastrados. Se eu precisar exportar, clico em “exportar” e recebo uma tabela com todos os dados: nome, telefone, contrato, histórico completo. É muito intuitivo.
Como vocês resumem o antes e depois do Agendor?
GA – Saímos de um sistema arcaico. O Agendor me deu informações mais rápidas, aumentamos o faturamento, melhoramos a performance.
Mudamos da água para o vinho. Isso resume bem. Hoje eu não vivo sem o Agendor.
É uma ferramenta que, pelo que ela entrega, tem um custo muito acessível. Toda empresa, pequena, média ou grande, consegue contratar o Agendor com toda a eficiência e custo-benefício que vocês oferecem.
JL – Concordo totalmente. Trabalhei 4 meses aqui sem Agendor, e agora tenho 4 meses trabalhando com o Agendor. E facilitou muito o meu trabalho.
Ficou muito mais fácil, muito bom de visualizar. Eu bato o olho lá nos cards dos Negócios e tenho uma visualização muito exata do que está acontecendo.
Quer estruturar melhor sua equipe comercial e ter visão total sobre suas vendas?
Com o Agendor, a AJR Empilhadeiras deixou de depender de planilhas e processos manuais para operar. A equipe comercial ganhou velocidade, clareza e um processo bem definido para cada etapa da jornada de vendas.
O Agendor CRM é uma plataforma de gestão de vendas brasileira, 100% em português, com suporte rápido e funcionalidades que se adaptam à sua rotina. Relatórios, acompanhamento de metas, gestão de funil e muito mais em um só lugar. Intuitivo, acessível e com implantação simples.
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