Quantas portas você já abriu com um e-mail de apresentação de vendas? Se sua resposta for nenhuma, pode ser que esteja fazendo as coisas do jeito errado e as tentativas de contato não sejam tão interessantes assim ou enrolam demais para chegar ao ponto. 

Principais aprendizados deste artigo

  • A maioria dos e-mails de venda tem uma taxa de resposta de apenas 8,5%. Por isso, é necessário aprender a se destacar e escrever mensagens úteis e atraentes.
  • Um e-mail de vendas precisa ser curto e incluir: uma abertura chamativa e intrigante (assunto e primeiras linhas), os benefícios do produto/serviço para o potencial cliente e um fechamento com uma call to action (chamada para ação).
  • O assunto é a isca para a pessoa abrir o e-mail, devendo ser criativo, chamar a atenção do leitor e gerar algum tipo de valor, como falar de uma dor que o produto/serviço resolve.
  • É vital adaptar o e-mail para cada cliente, afinal, o atendimento deve ser personalizado e humanizado, promovendo a empatia diante as necessidades do leitor. Quer se destacar nas vendas? Então, assista esse webinar “Prospecção ativa e gestão dos contatos: dicas para encontrar e convencer mais clientes”.

Em geral, não queremos e-mails de vendas com assuntos que dão voltas e percam nosso tempo. Queremos saber o que essas pessoas/empresas têm para agregar às atividades e saber o porquê deveríamos cogitar seus produtos/serviços imediatamente.

E é justamente aqui que muitos profissionais pecam na hora de abordar potenciais clientes via e-mail. 

Se esse é o seu caso, você vai se beneficiar com o artigo a seguir, pois explicamos como desenvolver uma apresentação de vendas por e-mail, com exemplos práticos para se inspirar. 

Não perca tempo e confira!

Como escrever um e-mail de apresentação de vendas?

Um levantamento do Backlinko descobriu que apenas 8,5% dos e-mails comerciais são respondidos pelos destinatários. Logo, é preciso se esforçar para criar um e-mail de apresentação de vendas curto, objetivo e, acima de tudo, criativo, buscando chamar a atenção dos potenciais clientes. 

Vale destacar que, em parte, a responsabilidade desse índice ser tão baixo é dos próprios vendedores, que, muitas vezes, fazem potenciais consumidores perderem tempo lendo e-mails sem utilidade. Isso porque a maioria dos profissionais acha que deve escrever um romance com mil páginas na hora de criar o e-mail comercial. 

E, para ajudar a mudar esse cenário, logo adiante, mostramos algumas dicas que aumentam as taxas de respostas das suas mensagens. 

Porém, primeiro falaremos sobre os conceitos básicos, começando pelas partes que compõem um e-mail de apresentação de vendas. Vamos lá?

Quais são as partes essenciais da apresentação de vendas por e-mail?

Um bom e-mail de apresentação de vendas é composto por estas 3 partes:

  • abertura; 
  • benefício; 
  • fechamento. 

Veja o que cada uma delas representa a seguir!

1. Abertura 

É aquele textinho que o destinatário vê na caixa de entrada. Trata-se do assunto e das primeiras 20 ou mais palavras do e-mail. 

Se a abertura é intrigante, o e-mail tem mais chances de ser aberto. Porém, se for chata, a tentativa de contato pode ser ignorada ou até mesmo excluída.

Aliás, a pesquisa da Backlinko descobriu que assuntos que ficam entre 36 e 50 caracteres têm uma taxa de abertura de mais de 22%. Logo, vale a pena “florear” um pouco na hora de escrever, mas sem exageros. 

2. Benefício

O benefício é o “recheio” do e-mail. No caso, essa é a parte que realmente precisa ser bem clara e objetiva. 

A proposta é explicar porque o cliente deve estar interessado no que você oferece. Se o benefício for claro e compreensível, o e-mail tem mais chances de ser lido e compreendido. 

3. Fechamento 

A última parte de um e-mail de apresentação de vendas é o fechamento. Este é o momento no qual você diz ao destinatário o que fazer a seguir. Ou seja, faz um “apelo à ação” — chamado de “call to action”, em inglês —, e passa suas informações de contato. 

Se o fechamento é simples e fácil, você tende a receber uma resposta. Se for complicado e confuso, a possibilidade de receber um retorno é muito baixa.

Seus modelos de e-mails de vendas devem, obrigatoriamente, ter esses três elementos. A propósito, eles estão presentes em qualquer tipo de correio eletrônico, viu? 

Modelo de e-mail de apresentação comercial para vendas típico

Antes de ensinar como desenvolver uma apresentação de vendas por e-mail, propomos que você faça o exercício a seguir. Nele, trouxemos um exemplo baseado em uma mensagem real, sendo que os destinatários são pessoas que organizam feiras e conferências.  

Nossa ideia é que você leia o e-mail com cuidado e analise se é um bom ou mau exemplo. Está preparado? Então, vamos!

Assunto: Trade Show App

Prezado Gustavo,

Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia!

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar sua agenda antes mesmo que eles estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com os participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos das feiras e exposições. Podemos fornecer a solução adequada para seu evento.

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se à vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) xxxx-xxxx.

Atenciosamente,

Aline Silva

Account Manager, empresa XYZ

(11) xxxx-xxxx

www.xyz.com.br

aline@xyz.com.br

E aí, você acha que esse e-mail ajuda ou atrapalha o processo comercial? Bem, temos a resposta para essa dúvida no tópico a seguir!

O que há de errado nesse modelo e-mail de apresentação comercial para vendas?

Só para você saber, o e-mail acima é, antes de mais nada, melhor do que a média. É relativamente livre de bobagens e descreve um conceito de produto interessante. No entanto, é pouco provável que seja aberto e menos ainda que obtenha uma resposta. 

Para compreender melhor, analisamos cada uma das partes e explicamos quais erros podem ser encontrados nelas. 

Caixa de entrada

Assim que o destinatário acessa a caixa de entrada, depara-se com esta abertura:

Assunto: Trade Show App

Prezado Gustavo, Eu espero que você esteja tendo um ótimo dia! Minha empresa…

Percebe como ela é chata e não traz nenhuma informação instigante? Por que o destinatário deve se preocupar com um e-mail como esse? É mais provável que a mensagem seja excluída diretamente. 

Conteúdo inicial

Supomos que o destinatário abra o e-mail. Nesse ponto, ele se depara com 2 parágrafos extensos de texto, falando sobre o benefício:

Minha empresa XYZ LLC fornece aplicativos online e móveis que proporcionam aos participantes uma oportunidade de planejar sua agenda antes mesmo que eles estejam no evento! É uma maneira de criar buzz, comunicar-se com os participantes, fazer networking, agendar reuniões com antecedência e troca de informações.

Networking é importante em eventos, no entanto, temos alguns clientes que vão com apenas um aplicativo básico que explora todos os recursos interativos das feiras e exposições. Podemos fornecer a solução adequada para seu evento.

Se você ler esses 2 parágrafos com cuidado, consegue perceber que fica bem claro o que está sendo oferecido. Mesmo assim, é preciso algum trabalho para traduzir tudo o que foi dito sobre a solução.

E a maioria das pessoas não vai se esforçar tanto, deixando as informações passarem batidas. Com isso, você pode perder oportunidades de negócios valiosas. Portanto, é vital ir direto ao ponto e não ficar de enrolação. 

Fechamento

O destinatário foi perseverante e chegou até o final do e-mail de apresentação de vendas, o fechamento, quando se deparou com o seguinte trecho:

Para saber mais visite o nosso site e http://xyz.com.br/videos e veja um pequeno vídeo. Por favor, deixe-me saber quando podemos organizar uma conversa por telefone. Sinta-se à vontade para ligar se você tiver quaisquer perguntas. Meu número é (11) xxxx-xxxx.

Atenciosamente,

Aline Silva

Account Manager, empresa XYZ

(11) xxxx-xxxx

www.xyz.com.br

aline@xyz.com.br

Percebe como são muitas chamadas à ação? O destinatário precisa acessar um site, ligar, escrever uma carta ou todas as opções anteriores? Caso leia atentamente, até daria para perceber que a chamada para ação é para solicitar uma demonstração. 

No entanto, poucos receptores acham o benefício tão convincente ao ponto de pegar o telefone e ligar para o remetente. Isso já é pedir demais. Logo, mantenha a simplicidade. 

Então, como desenvolver uma apresentação de vendas por e-mail?

Mais acima, mostramos um modelo típico de e-mail de apresentação de vendas e falamos sobre os erros dele. Agora, trouxemos 5 dicas de ouro para que você possa escrever mensagens matadoras do zero. Continue lendo!

1. Use uma prova social 

A prova social é um gatilho mental que traz uma evidência do porquê a solução oferecida é a melhor opção. Quando usada em e-mails de apresentação de vendas, ela traz mais peso para os argumentos, pois mostra que outras pessoas usam e recomendam os produtos/serviços. 

E este não é o único gatilho mental. Na verdade, o criador da técnica propôs outros 5 e você pode aprender neste artigo com os insights de Robert Cialdini

2. Forneça uma razão

Outra dica é dar uma razão. Isto é, oferecer um motivo plausível pelo qual você se aproximou da pessoa ou pediu para ela realizar uma ação. 

3. Use números com cautela 

Os números também são ótimos elementos para colocar nos seus e-mails de apresentação de vendas. Eles chamam atenção e podem até servir de prova social, caso mostrem dados sobre os benefícios da solução. 

Por isso, aposte no uso de dados e estatísticas, como 55% das pessoas que usam tal produto/serviço experimentam uma redução dos custos operacionais. Viu como a informação “salta aos olhos”?

4. Seja curto e objetivo 

Ninguém tem mais tempo de ler um e-mail que parece mais o enunciado de uma questão do ENEM. Por esse motivo, o ideal é escrever uma mensagem curta e que vá direto ao ponto. 

Evite enrolar demais para dizer o que você quer e solicitar que o destinatário faça uma ação. Quanto mais rápido você chegar a esse estágio, melhor. 

E lembre-se: muitas pessoas leem os e-mails pelo celular. Nesse caso, uma mensagem curta também facilita a leitura e tem menos risco de ser ignorada. 

5. Use o nome do contato 

Usar o nome do contato faz com que sua mensagem seja mais pessoal. Entretanto, isso não significa repetir o nome a cada linha, pois fica falso e repetitivo. O ideal é usar no começo e no final.

>>>> Veja mais dicas: 6 exemplos de email de vendas extremamente persuasivos

6. Capriche no assunto para chamar atenção

Como vimos anteriormente, o assunto do e-mail de apresentação de vendas é uma das primeiras coisas que o destinatário visualiza ao abrir sua caixa de entrada. 

Por isso, deve ser pensado de maneira criativa para chamar a atenção do leitor a ponto de fazê-lo abrir o e-mail. A partir daí, ficará mais fácil mantê-lo engajado na leitura do corpo do e-mail.

Para tal, pense em assuntos curtos e pouco óbvios. Evite frases como “Quer vender mais?” ou “Promoção BlackFriday”, porque, como você deve ter reparado, elas já deixam clara a intenção imediata de vendas desses e-mails, o que não gera valor e nem identificação no leitor.

Uma dica bacana é, por exemplo, falar da dor que a sua solução resolve. Se você vende um sistema de CRM como o Agendor e está prospectando gestores de vendas, pode utilizar assuntos que incluem:

  • falta de previsibilidade de vendas;
  • queda de leads;
  • vendedores que não batem as metas;
  • histórico de clientes desorganizado.

Um gestor de vendas que quer aprimorar os resultados do seu time com certeza será atraído por essas aberturas. Afinal, as questões abordadas afetam diretamente a performance do time.

Uma técnica bastante utilizada pelas empresas que praticam vendas B2B e prospectam clientes por meio de e-mails de apresentação de vendas é criar um assunto mais generalista, como:

  • Reunião: <sua empresa> & <empresa prospectada>

Desse modo, ao se deparar com este e-mail na caixa de entrada, o leitor imagina que tem um compromisso e abre a mensagem. Depois disso, o corpo do e-mail precisa estar caprichado para manter a atenção do seu lead.

>>>> Veja mais dicas em: como criar um e-mail de vendas para clientes que aumenta a sua taxa de resposta

Modelo de e-mail de apresentação de vendas revisado

Para compreender melhor a aplicação das dicas que mostramos no tópico anterior, reescrevemos o modelo de e-mail de apresentação de vendas aplicando todas elas. Logo adiante, confira uma versão que possui mais chances de ser vista pelos clientes!

Assunto: Reduza 50% do no-show na conferência em São Paulo

Gustavo,

Você pode reduzir o no-show no próximo evento em até 50%, mantendo os participantes informados e envolvidos com nosso aplicativo móvel.

Para mais detalhes, posso enviar uma breve visão geral de como o aplicativo funciona. Basta responder este e-mail!

Aline Silva

Gerente de Conta, XYZ

(11) xxxx-xxxx

www.xyz.com.br

Este e-mail provavelmente vai ser visto pela abertura ser, ao mesmo tempo, intrigante e significativa para os destinatários-alvo. Fora isso, o benefício é simples e a chamada para ação é objetiva e fácil de executar. 

>>>> Confira outras dicas: tire vantagem de sua base de dados para enviar e-mail marketing

Tudo o que seu e-mail de vendas precisa ter 

Seguindo as dicas que mostramos neste artigo, as chances dos e-mails de apresentação de vendas serem abertos aumentam significativamente. Em paralelo, vale lembrar de adaptar suas mensagens para diferentes contextos. 

Um e-mail marketing de e-commerce, por exemplo, deve ser bem diferente de uma proposta comercial para um grande cliente corporativo. Contudo, todos os modelos devem ter os elementos essenciais, que são:

  • abertura intrigante;
  • benefício para o cliente; 
  • fechamento matador, com uma chamada para ação fácil de executar. 

E, para garantir que os leads gerados pelos e-mails de apresentação de vendas sejam convertidos em clientes, é essencial ter o processo de vendas personalizado e bem estruturado, representando a jornada de compra e facilitando a tomada de decisão.

Se você quer saber como fazer isso da melhor forma, baixe nosso e-book gratuito: como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais!