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A importância do atendimento ao cliente

Escrito por
Gustavo Paulillo

Tudo sobre atendimento ao cliente: As empresas precisam entender que o relacionamento é a única moeda de troca nos negócios.

Aquela frase de transformar passantes em entrantes, entrantes em compradores e fidelizar, tão famosa no varejo, só pode ser concluída com atendimento e relacionamento com o cliente. Mas, todos os dias, muitas empresas se esquecem disso, e só lembram do relacionamento depois da venda.

Muito se fala sobre a importância do relacionamento no pós-venda, mas muita gente se esquece  o que é o relacionamento com o cliente: ele é elemento mais importante na prospecção.

Não apenas na prospecção, mas na qualificação, na negociação, no fechamento e, assim por diante…

Se você deseja saber tudo sobre atendimento ao cliente e a importância do relacionamento da empresa com o cliente, acompanha nossa postagem de hoje.

Afinal, o relacionamento precisa evoluir conforme as relações entre a empresa e o cliente (e existem diversos tipos de cliente, confira neste artigo criado pelo pessoal da NeoAssist 7 tipos de clientes que você conhece muito bem: como atendê-los?).

Sim. O relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda, quer você queira, quer não! Por isso, fique atento às nossas dicas e tire o melhor proveito delas em seu dia a dia na empresa.

Veja também este artigo de nosso blog sobre a maneira correta de abordar clientes: 6 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados.

Tudo sobre atendimento ao cliente

Pense bem: querer iniciar o relacionamento com um cliente depois de um atendimento frustrado é quase impossível.

Ao contrário do que muitas empresas pensam – e praticam – o relacionamento é a porta de entrada da sua empresa, e não o cartão de visitas, a sua loja bonita, nem nada do tipo.

Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os clientes prosseguem na compra, e, quando prosseguem, já começam com um pé atrás. É por isso que insistimos, mais uma vez: entenda a importância do atendimento ao cliente e pratique sempre em sua empresa!

Sendo assim, o esforço para demonstrar que sua empresa e produto são confiáveis será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.

Tendo isto em vista, apresentamos algumas dicas para transformar o atendimento do seu negócio na porta de entrada para o relacionamento com o cliente:

1. Atendimento empático

Quem deseja saber tudo sobre atendimento ao cliente deve começar com o conceito de empatia.

Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua empresa o trata?

É preciso atender e se relacionar com o cliente, pensando no cliente, e não apenas pensando em como a sua empresa é maravilhosa e seria ótimo para o cliente fazer negócios com você.

Sente-se na cadeira do cliente e veja se o seu discurso está focado na sua empresa, como um folheto falante, ou se está focado na real necessidade em servir o cliente.

Pense o atendimento e relacionamento com o cliente como uma maneira de resolver os problemas dele, não os seus!

Não pressione o cliente durante o atendimento

Não pressione o cliente durante o atendimento.

2. Foco no longo prazo

Relacionamento é sempre algo de longo prazo.

Se, no primeiro atendimento, a sua empresa tentar empurrar algo para o cliente, certamente ele irá se assustar. As empresas e o setor de relacionamento com o cliente não podem sair empurrando um produto ou serviço para os consumidores, sem ter a certeza de que é isso que eles precisam. Muito menos sem a certeza de que o produto que ela tem, fará uma diferença positiva na vida dele.

Nesse contexto, o que é relacionamento com cliente senão demostrar, a todo tempo, que se preocupa com ele e deseja encontrar a melhor solução para seus problemas?

3. Tudo se resume, ou se prolonga, em entender a importância do atendimento ao cliente

O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder clientes e continuar com bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um cliente por muito tempo te odiando.

O atendimento e o relacionamento com  o cliente são a porta de entrada em uma empresa. É através deles que negócios podem ser encurtados ou prolongados. Portanto, o atendimento, o serviço ao cliente e a cultura da empresa são as grandes ferramentas no dia-a-dia dos negócios.

É vital que seu setor de relacionamento com o cliente, e todos os demais funcionários, entendam isso: Faça desses itens um ciclo virtuoso de relacionamento.

Tudo sobre atendimento ao cliente

Todo relacionamento precisa ser focado no longo prazo.

O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a sua vontade de se relacionar com o cliente e superar as suas expectativas e necessidades, precisa ser eterna. Essa força de vontade vai transformar a forma que a empresa se comporta junto aos clientes.

Que tal começar a praticar um atendimento focado no relacionamento de longo prazo a partir de hoje?

Se você acha que ainda não sabe tudo sobre atendimento ao cliente, que tal assistir este vídeo que preparamos e pode ser bastante esclarecedor sobre este assunto?

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Dicas de CRM



  1. Emir Pinho

    Amigos, a palavra ATENDIMENTO é a grande força para estabelecer relações, negócios e  sucesso. Dê a devida atenção aos seus clientes, atenda-os e você terá a chave para o sucesso! Muito bom o artigo! Um abração do Emir

  2. Gu Paulillo

    Com certeza Emir, acreditamos muito nisso!

    Grande abraço!

  3. Ariane Tardelli Torres

    Um dos grandes problemas é fazer com que outros departamentos entendam isso.Muitas vezes trabalhamos o cliente por um longo período até conseguir fidelizá-lo e, basta haver a necessidade do setor algum outro setor na empresa precisar esclarecer algo com seus cliente, para todo seu trabalho ir por água abaixo.
    Acredito que as empresas que focarem na integração de todos os setores com um único objetivo comum: fortalecer cada vez mais os laços com os clientes, aumentarão cada vez mais sua carteira e o número de clientes fieis a ela.

  4. Guilherme Cunha

    Concordo plenamente contigo Ariane, um case a ser seguido até mesmo com base no marketing atual, o cliente é base de qualquer empresa, portanto todos os colaboradores indiferentemente de setores devem defender o cliente.

  5. Gu Paulillo

    Realmente Ariane. Um grande desafio que sempre existirá é a cultura da empresa. Mas isso parte de cima: se os diretores / dono da empresa não se conscientizarem de que atender bem o cliente é fundamental para os negócios, os funcionários dificilmente tomarão uma iniciativa para mudar as coisas.

    E se tomarem essa iniciativa, merecem grande reconhecimento!

    Bela contribuição, Ariane. Continue participando dos artigos 😉

    Um abraço!

  6. Filipe Lago

    É importante também olhar para as condições de venda do produto ou serviço. De nada adianta ter um atendimento excelente, bem treinado e empático, se as condições estratégicas não forem elaboradas com ao menos uma pitada de “olhos do cliente”, algumas vezes é melhor abrir mão de algo agora, pra surpreender o cliente e o fidelizar com força.

  7. Gustavo Paulillo

    Sabe de uma coisa que deveria ser bem trabalhada? A integração entre atendimento / relacionamento com clientes e a diretoria. Isso acontece com as pequenas empresas, mas a medida que crescem, isso diminui (o que acho errado). Um direcionamento do produto / serviço para os clientes pode ser atingido quando quem toma decisão sabe o que se passa no relacionamento. Abraço!

  8. Isabela

    Muito bom artigo! Algumas empresas até oferecem esse serviço de atendimento ao cliente, pois alguns donos de sites não tem tempo para fazer esse serviço e nem para gerenciar uma equipe de atendimento. Vale a pena pesquisar por essas empresas também.

  9. Isabela

    Na minha opinião o segredo de boas vendas, fidelização do cliente com um ótimo atendimento, está na humildade, sinceridade e honestidade com que as pessoas são tratadas. Nada adianta se você tem o melhor produto, bons clientes e tudo mais, se você não é honesto e não cumpre totalmente o que é proposto. Se você age com coerência, tudo isso com certeza da muito certo para ambas as partes. Mas mesmo assim, esse artigo é um ótimo guia para o atendimento ao cliente. E é por aí mesmo que devemos começar se queremos ter boas vendas e um bom relacionamento entre empresa e clientes.

  10. Gustavo Paulillo

    Com certeza Isabela! Muito bem colocada a importância da transparência, de entregar o que promete, o que está sendo mostrado no seu site / catálogo.

    A experiência de compra deve ser incrível do começo ao fim!

    Abraço

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