Definir quanto cobrar por um treinamento de vendas é tão complicado quanto finalizar uma negociação com um cliente B2B (Business-to-business). 

Assim como no processo comercial, a etapa de precificação de treinamento passa por várias análises. 

Aqui, é necessário, por exemplo, avaliar o perfil do cliente, a sua expertise, o nível de conhecimento dos professores, entre outras questões. 

Por isso, não basta especular, é fundamental seguir todos os caminhos para cobrar um valor justo não só pelo seu material, mas principalmente para o investimento do cliente. 

Para ajudá-lo nesse processo, desenvolvemos um guia que ensina quanto cobrar por um treinamento de vendas. 

Dessa forma, você estará mais preparado para tirar a sua ideia do papel.

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Quanto cobrar por um treinamento de vendas? 5 dicas de ouro! 

De acordo com a pesquisa de Panorama do Treinamento no Brasil, a média de investimento em treinamento de vendas no Brasil, em 2019, foi de R$652 por vendedor.

Mas como chegar a esse valor? 

A partir de agora, listamos diversas dicas para que você aprenda quanto cobrar por um treinamento de vendas. 

Acompanhe! 

1- Registre todos os gastos com a produção 

O primeiro passo é registrar os gastos com a produção e criação do curso.  

Nesse, cálculo, é vital adicionar os seguintes itens: 

  • horas gastas na produção e edição do conteúdo;
  • design;
  • equipamentos;
  • plataforma EAD;
  • materiais de apoio.

Também é importante acrescentar custos posteriores como: 

  • divulgação;
  • suporte ao cliente;
  • atualizações.

Para fazer um controle de despesas e futuros ganhos, use o Excel ao seu favor. Essa ferramenta ajuda a organizar os dados, garantindo mais agilidade e profissionalismo ao processo. 

2- Avalie a qualidade do conteúdo 

É importante levar em consideração o tipo e o nível do material que será oferecido para os alunos. 

Outro elemento essencial é o objetivo final do seu treinamento de vendas e a transformação realizada na vida do profissional. 

Nesse contexto, um curso avançado sobre técnicas de abordagem e fechamento, por exemplo, pode custar mais caro. 

Já um material básico sobre negociação de vendas, pode ter um custo mais baixo.

3- Faça uma autoavaliação da sua expertise do profissional

Um dos elementos que mais sofre oscilações durante a precificação é a expertise do profissional.

Cobrar menos nem sempre é a melhor estratégia para desenvolver um treinamento de vendas. Isso porque, se o custo for baixo demais, muitas empresas podem não levar o material a sério. 

Neste momento, a autoavaliação é o melhor caminho para descobrir quanto vale o seu curso. 

4- Estude a sua audiência 

Entender quanto cobrar por um treinamento de vendas exige um conhecimento mais aprofundo do perfil dos clientes que você quer atrair e engajar com o seu conteúdo. 

Se a intenção é atrair empresas de vários segmentos, você pode cobrar um preço mais em conta. 

Por outro lado, se o conteúdo é direcionado para vendedores de empresas de tecnologia, você pode optar por um valor mais alto para cobrir os gastos. 

Quer entender como se destacar no mercado e oferecer mais valor para os clientes? 

Dê o play abaixo e conheça algumas dicas incríveis para dar aula online. Confira:

5- Analise a concorrência 

Analisar os seus concorrentes também é uma ótima estratégia para descobrir quanto cobrar por um treinamento de vendas. 

Conhecer o quantos eles cobram te dará uma ótima ideia de quanto você pode pedir neste primeiro momento e ainda incremente o seu material para aumentar o faturamento. 

Se, após essa etapa, você optar por cobrar um valor mais alto do que a concorrência, crie uma estratégia de marketing eficiente. 

Afinal de contas, você precisará explicar, com detalhes, quais são as vantagens do seu curso e quais são os motivos pelos quais o aluno deve optar pelo seu material.

Mas, se você está no início do trabalho e ainda tem pouco conhecimento sobre a sua área de atuação, mantenha a calma. Escolha um valor mais atrativo para garantir a sua reputação e, depois, dar passos mais avançados.

6- Faça uma projeção de vendas 

Agora que você já conhece todo o investimento inicial e os custos posteriores, o mais indicado é aplicar a projeção de vendas.

Trata-se de uma ferramenta que ajuda a definir qual valor o especialista deve cobrar por seu curso para alcançar a margem de lucro.

Ficou confuso? 

Confira um exemplo abaixo para tirar todas as suas dúvidas: 

Imagine que o João pretende faturar R$10 mil com seu curso online e projeta vendê-lo para aproximadamente 50 pessoas. 

Então, o empreendedor terá que cobrar R$ 200 por aluno. 

Porém, se o João considera que o mais provável conseguir 25 estudantes, será necessário cobrar R$ 400. 

Apesar da segunda possibilidade exigir um investimento maior por parte do aluno, ela não deve ser desconsiderada. 

Para isso, crie um material diferenciado e trabalhe com uma estratégia de marketing de qualidade para convencer os potenciais alunos a fazerem o investimento. 

Bem, agora que você já sabe quanto cobrar por um treinamento de vendas, provavelmente, está com dúvidas sobre como aumentar o faturamento com seu negócio online, não é mesmo? 

No próximo tópico, revelamos uma estratégia que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Acompanhe! 

Como deixar o curso mais atraente e rentável? 

Uma dica interessante para atrair novos alunos e aumentar o seu lucro é oferecer certificados de conclusão de curso. Afinal, qual estudante não gosta de mostrar o “troféu” para valorizar o currículo? 

Também recomendamos investir em outros materiais de apoio para agregar ainda mais valor para o seu curso, como: 

  • apostilas;
  • e-books;
  • biblioteca virtual;
  • provas;
  • chat para comunicação em tempo real.

O lado positivo é que tais recursos estão disponíveis em ferramentas que permitem criar e vender seus cursos, como a EAD Plataforma

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.