• Como você avalia se as suas estratégias de negócio estão dando certo?
  • De que maneira você busca saber se os seus produtos e serviços estão agradando ou não seu público-alvo?
  • Será que os seus clientes estão satisfeitos com a experiência proporcionada por sua empresa, seus produtos e serviços?

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Entender o que as pessoas andam pensando e dizendo sobre a sua marca e suas soluções é fundamental para que você possa fazer os ajustes necessários e implementar a melhoria contínua de seus processos e de seus produtos.

Tendo isso em vista, elaboramos este artigo para que você possa entender melhor qual a importância da pesquisa de satisfação do cliente para o sucesso dos negócios.

Por isso, continue a leitura para conferir também algumas dicas essenciais de como fazer pesquisa de satisfação de forma prática e objetiva.

Além da satisfação dos clientes, é importante medir a eficiência de seu atendimento, por isso, dê uma olhada nesta apresentação de slides:

Leia também: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor?

Qual a importância da pesquisa de satisfação do cliente?

A importância da pesquisa de satisfação do cliente reside no fato de que essa é uma ferramenta capaz de quantificar o contentamento dos clientes em relação à empresa.

Para isso, pode ser levada em conta toda a experiência geral do cliente com os produtos, serviços e interações com a marca ou apenas aspectos específicos.

Com o resultado da pesquisa em mãos, é possível identificar o que não está legal na perspectiva do cliente e que precisa ser melhorado. Isso é extremamente importante, porque, às vezes, quem está de dentro não consegue enxergar certas falhas e limitações da empresa.

Apesar de ser um recurso relativamente simples, a pesquisa de satisfação pode causar um impacto significativo na empresa. O simples ato de ouvir o que os clientes têm a dizer pode ser a solução para muitas empresas que andam tendo resultados inexpressivos em suas vendas.

Dessa forma, elas vão descobrir como aumentar suas vendas, atendendo aos desejos e necessidades de seus clientes.

A pesquisa é uma forma de relacionamento com o cliente

A pesquisa de satisfação é importante também por ser uma forma de a empresa se relacionar com seus clientes.

Consultar a opinião deles sobre as soluções oferecidas mostra que há uma preocupação por parte da empresa em ouvir o que os clientes têm a dizer. Isso faz com que eles se sintam importantes para a marca e ajuda a estreitar laços e a construir um relacionamento mais duradouro.

De um modo geral, a pesquisa de satisfação permite que a empresa possa direcionar seus esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas.

Veja também em nosso blog: 3 maneiras de fazer pesquisa de satisfação do cliente

Você acha que fazer pesquisas de satisfação é caro e complicado? Então veja como fazer isso online e gratuitamente neste vídeo do Darlan Evandro:

Saiba mais: 4 apps de pesquisa de satisfação: qual o melhor para seu negócio?

5 dicas de como fazer pesquisa de satisfação do cliente

Agora que você já sabe qual a importância da pesquisa de satisfação do cliente, é hora de conferir algumas dicas essenciais que você deverá seguir ao elaborar a sua pesquisa. Veja:

1 – Estabeleça o objetivo da pesquisa de satisfação

Você quer saber o nível de satisfação dos seus clientes em relação a quais aspectos?

Ter esse objetivo bem definido é fundamental para não perder o foco recolhendo opiniões que não têm muito a ver com que você quer analisar.

2 – Faça um recorte do público-alvo da pesquisa

Dependendo do tamanho da sua empresa, dificilmente você vai conseguir ouvir todos os seus clientes. Por isso, é importante que você faça um recorte de quantas pessoas pretende consultar.

3 – Escolha o canal mais adequado para a pesquisa

Qual canal seria o mais adequado para realização da sua pesquisa? Você pode enviar a sua pesquisa por e-mail, por telefone, pelo WhatsApp ou por formulários no site da sua empresa.

4 – Estruture as perguntas do seu questionário

Na estruturação do questionário, é necessário definir a quantidade e o caráter das perguntas. Sua pesquisa será quantitativa, qualitativa ou híbrida? Como será a escala das respostas?

As perguntas precisam ser claras e objetivas, a fim de evitar ambiguidades e respostas equivocadas. Busque facilitar a interpretação dos respondentes.

5 – Analise os resultados da pesquisa

Com todas as respostas coletadas, é preciso fazer a análise das mesmas. No caso das perguntas de caráter quantitativo, colocá-las em um gráfico pode facilitar a interpretação dos resultados. Hoje em dia, existem vários softwares de pesquisa de satisfação que fazem tudo isso de maneira automatizada, permitindo que você otimize tempo e esforços.

Ficou clara a importância da pesquisa de satisfação do cliente? E o que você achou das nossas dicas de como fazer pesquisa de satisfação do cliente?

Faça o quanto antes uma pesquisa de satisfação com os seus clientes e obtenha insights valiosos para o seu negócio.

Você conhece a pesquisa NPS? Então, leia este artigo de nosso blog: Tudo sobre NPS e modelo de pesquisa de satisfação pronto!

Pesquisas de satisfação são excelentes oportunidades de ouvir o cliente, mas existem outras formas de colher esse feedback. Durante negociações e vendas é muito importante que os vendedores ouçam mais do que falem. Assim, conseguem melhores resultados.

Entenda isso melhor neste vídeo do Raul Candeloro:

Medir a satisfação do cliente é fundamental, mas existem outras métricas em que você deve fica de olho. Conheça algumas delas em nosso e-book gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing