Existem algumas habilidades de vendedor para currículo que, em destaque, aumentam as chances de sucesso na busca por uma boa vaga na área de vendas. Alguns exemplos são: saber lidar com metas, trabalhar em equipe e assumir riscos calculados.

Então, se você busca novos desafios na sua carreira, ou mesmo iniciou a sua jornada, chegou ao lugar certo!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para ser um bom vendedor, não basta conhecimento técnico, é preciso ter habilidades como assumir riscos calculados, trabalhar bem em equipe, comprometimento e habilidade de networking.
  • Destacar essas características no currículo é essencial para conquistar boas oportunidades de trabalho e decolar na carreira de vendas.
  • Citar no currículo que domina ferramentas de vendas como um CRM é um importante diferencial.
  • Baixe agora mesmo o e-book “Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais” e entenda tudo sobre esse incrível sistema.

Neste artigo, separamos as principais habilidades que merecem destaque, e também dicas sobre como criar uma descrição e perfil de vendedor para um currículo ideal.

Quer aumentar as chances de conquistar a vaga dos sonhos? Então siga a leitura e descubra o segredo!

7 habilidades de vendedor para currículo

1. Saber lidar com metas

A primeira habilidade que deve aparecer na descrição do seu perfil de vendedor para currículo é saber lidar com metas. Para quem quer trabalhar no setor de vendas, é fundamental estabelecer determinadas metas e cumpri-las, sejam de curto ou médio prazo.

Se o seu desejo é atuar no setor, saiba que haverá um total de vendas a atingir diária, mensal e anualmente. E a empresa contratante precisa saber que você não terá dificuldades em lidar com este cenário.

Resiliência e facilidade de trabalhar sob pressão são características de um bom vendedor.

2. Assumir riscos calculados

Quem tem experiência com vendas também precisa saber assumir riscos calculados. Principalmente se for para ocupar uma posição de liderança.

Um bom vendedor deve avaliar suas estratégias e os riscos de não conseguir finalizar uma venda caso opte por determinada abordagem em detrimento de outra.

Portanto, assumir riscos calculados é uma habilidade que não pode ficar de fora das qualificações no currículo de um vendedor.

Este post tem mais dicas sobre assumir riscos em vendas: “Gerenciando as probabilidades de vendas para priorizar os principais clientes

3. Trabalhar em equipe

Neste terceiro tópico de habilidades de vendedor para currículo, o profissional de vendas que não sabe trabalhar em equipe tem grandes chances de fracassar na função.

É de extrema importância saber se relacionar com os demais integrantes do time para que, juntos, seja possível traçar as melhores estratégias de vendas.

Aproveite e leia também:  “28 frases de trabalho em equipe especialmente selecionadas para você

4. Habilidade de networking

Por falar em relacionamento, saber criar sólidas redes de contato é uma habilidade essencial para quem deseja trabalhar com vendas. Fazer um bom networking com potenciais clientes, fornecedores e outros vendedores só traz benefícios para a sua carreira nesta área.

Portanto, cultive bons contatos que te ajudarão a fechar futuros negócios e a crescer como profissional.

Vale a pena ler: “Os 10 mandamentos do vendedor comercial de sucesso

5. Domínio das técnicas de storytelling

O storytelling é uma estratégia que todo bom vendedor precisa dominar. Criar uma narrativa atrativa para o seu potencial cliente faz toda a diferença nos seus resultados.

Com o storytelling, o vendedor expõe seus argumentos de venda de uma maneira que prende a atenção do seu prospect e faz com que ele se sinta mais interessado na solução oferecida. 

Nestes casos, é comum que o potencial cliente crie um universo no qual ele e o seu produto são os protagonistas, e que têm um “final feliz”.

Portanto, saber entrar no imaginário do cliente por meio do storytelling e despertar nele o desejo por seu produto impacta positivamente os seus resultados de venda.

6. Habilidade para se planejar

Dando continuidade à nossa lista de habilidades de vendedor para currículo, saber se planejar é essencial se quer ser bem-sucedido na função.

O planejamento é uma ferramenta importantíssima para esse profissional. É por meio do planejamento que o vendedor estrutura suas rotinas, metas e estratégias. Assim, os resultados tendem a ser mais satisfatórios.

Saiba mais sobre esse assunto em: “Planejamento estratégico de vendas em 6 passos simples

7. Comprometimento

Na descrição de vendedor para currículo, não pode faltar comprometimento. O vendedor que não se compromete com suas metas e com os resultados individuais e da equipe dificilmente alcançará o sucesso.

É preciso que o profissional com experiência em vendas se envolva com aquilo que promete aos clientes, ou seja, a experiência com o produto ou serviço.

Muitos vendedores oferecem uma história maravilhosa, com mundos, fundos e resultados mágicos apenas para que o cliente compre da sua empresa.

É preciso também que o vendedor se comprometa com o negócio para o qual trabalha, e compartilhe da mesma missão, visão e valores.

Essas foram as 7 habilidades de vendedor para currículo que você não pode deixar de informar ao se candidatar a uma vaga de vendas.

Se você tem estas habilidades, é imprescindível explicitá-las ao seu recrutador. Assim, as suas chances de ser selecionado aumentam.

E se você quer mais algumas dicas de características de bons vendedores, então confira este infográfico:

habilidades de vendedor para currículo

Amplie o seu conhecimento: “Campeões de vendas: quais as qualidades de um bom vendedor

Como descrever a função de vendedor no currículo?

Um vendedor é um profissional que, acima de tudo, sabe se comunicar e oferecer as melhores soluções para os clientes. Por isso, ao descrever a função de vendedor no currículo, foque as atividades exercidas anteriormente que contribuíram em sua experiência, como atendimento ao cliente, envio de propostas, follow up, reuniões, entre outros.

O que eu posso colocar em qualificações no currículo de vendedor?

  • comunicação clara e objetiva;
  • alta capacidade de organização;
  • flexibilidade e criatividade;
  • proatividade e vontade de aprender;
  • empatia e rapport em vendas;
  • especialista em negociações;
  • facilidade em lidar com objeções;
  • experiência com ferramentas CRM.

Como se vender em um currículo?

  • destaque seus pontos fortes;
  • mostre sua trajetória e experiência profissional;
  • compartilhe suas conquistas;
  • demonstre que você é a solução perfeita;
  • coloque seu objetivo profissional;
  • foque na simplicidade;
  • seja coerente com a vaga;
  • descreva as habilidades que domina.

Agora que você já sabe as habilidades de vendedor para colocar no currículo, por que não aumentar ainda mais seus conhecimentos sobre vendas? Aprenda a negociar como um mestre! 

Clique aqui para baixar o nosso e-book As 4 Regras de Ouro da Negociação de Vendas e confira dicas de negociação de vendas que realmente funcionam.

Perguntas frequentes sobre habilidades de um vendedor

O que colocar no currículo de um vendedor?

No currículo de um vendedor, coloque o nome completo e contatos, como telefone e e-mail. Também relacione a formação acadêmica e cursos extras, como de idiomas. Descreva as experiências profissionais com o tempo de atuação em cada empresa e as atividades desenvolvidas. É importante também listar as habilidades e os pontos fortes do profissional. 

Quais habilidades de vendedor são mais valorizadas pelos empregadores?

As habilidades de vendedor mais valorizadas pelos empregadores são: 
• comunicação clara e objetiva;
• saber lidar com metas;
• capacidade de organização;
• flexibilidade;
• criatividade;
• proatividade;
• empatia;
• poder de negociação;
• potencial para lidar com objeções de vendas;
• conhecimento de ferramentas.

Como destacar minhas habilidades de vendas no currículo?

Para destacar suas habilidades de vendas no currículo, mencione como as utilizou para contribuir com o crescimento de cada empresa onde já trabalhou. Relate sua trajetória profissional de forma breve, mas sincera, e enfatize as principais conquistas ao longo da carreira, como promoções e premiações.

Como descrever habilidades em vendas?

Para descrever suas habilidades em vendas, liste-as e, se possível, apresente números ou casos de sucesso que comprovam o quanto cada uma contribuiu com a sua carreira e com os resultados das empresas nas quais já trabalhou.