Entender o funil de conversão (ou funil de vendas) e as suas fases é essencial para fazer o seu site decolar e suas vendas aumentarem

Você já usa o funil de vendas para gerar oportunidades para o site da sua empresa? Conhece bem o potencial dessa estratégia do funil de conversão para a aquisição de novos clientes?

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O funil de conversão compreende e seu acompanhamento pode ser feito de diversas formas, desde planilhas a softwares como um sistema CRM, por exemplo. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre as fases do funil e saber como cada uma delas pode melhorar o seu negócio.

Como o funil de conversão se aplica ao meu processo de venda?

O funil de conversão, também conhecido como funil de vendas, nada mais é do que uma técnica para administrar, através de etapas e direcionamento, as vendas de uma empresa.

Não basta abrir um negócio e oferecer produtos, é preciso entender as necessidades dos clientes e guiá-los até a compra.

Quando o primeiro contato do seu prospect é feito pelo seu site, o funil de vendas é estruturado nas ações desse contato para torna-lo em cliente.

Nesta estratégia do seu funil de conversão, é possível direcionar um tipo de conteúdo adequado ou uma ação à cada fase do processo de vendas: desde uma simples visita sem intenção de compra no seu site, até o contato feito pelo time de vendas que consolidará a transação e ainda abrirá portas para outras negociações.

Conheça as 4 etapas da venda do funil de conversão para transformar os visitantes que chegam em seu site.

Veja também: SQL e MQL: entenda o que são e como ajudarão na sua conversão de vendas

#1. Visitantes: o contato inicial com o seu público

A primeira fase engloba as pessoas que, por algum motivo, acessam o seu site por meio de ferramentas de buscas da web como o google, anúncios, redes sociais, entre outras fontes de tráfego.

Porém, o interesse dos internautas é variado e a busca pode vir de pessoas curiosas que estão apenas pesquisando por algo, ou daquelas que já sabem o que precisam.

Nessa etapa do funil é essencial despertar e prender a atenção desse contato. Isso se faz através do fornecimento de conteúdo de qualidade e atualizações constantes, para que o internauta se sinta motivado a retornar à sua página.

Um bom material contribui, ainda, para que o usuário compartilhe o link nas redes sociais ou cite o produto ou serviço em outros sites, aumentando, consequentemente, a quantidade de visitas e trazendo mais interessados para seu funil de conversão.

Saiba mais: 5 dicas para escrever artigos com alta conversão de leads

#2. Leads: os contatos interessados no que você tem a oferecer

Os leads são os usuários que podem vir a se tornar clientes, mas ainda não têm intenção de compra.

Eles são visitantes que receberam gratuitamente da sua empresa algum tipo de material — como um ebook ou whitepaper, por exemplo — e em troca forneceram algumas informações pessoais, como nome e e-mail, que servirão para contato.

Para garantir um bom número de leads no funil de conversão é essencial fazer a medição do resultado dos processos que convertem os visitantes.

Os baixos índices de conversão no funil apontam o fato de que a ação não é atrativa, ou está gerando repulsão nos internautas, seja devido à requisição de muitas informações nos campos de formulários ou à exigência de dados que nem todos gostam de fornecer, como o número de CPF e o endereço residencial.

Depois de conquistar os visitantes e transformá-los em leads, é hora de conquistar a confiança do seu internauta.

Você pode fazer isso com e-mails com qualidade e direcionamento, focando nas demandas de cada um.

Confira: Quais são as taxas de conversão mais utilizadas do mercado?

#3. Oportunidades: os interessados que têm perfil para se tornarem clientes

Os leads com potencial elevam a oportunidade de concretização de vendas. E é nessa fase que os internautas passam a receber o contato do time de vendas, com uma abordagem direcionada de acordo com o interesse do usuário. Nesta etapa, o lead está a um passo de se tornar cliente.

Veja também: O que é funil de vendas?

#4. Clientes: o objetivo de tudo, desde o topo do funil de conversão!

Após uma etapa completa de passagem pelo funil de vendas, transformando o lead a cada fase do funil, o seu internauta finalmente se torna um cliente.

Mas vale lembrar que todo o trabalho de marketing de qualidade não se finaliza nesse processo.

Agora é hora de se iniciar uma fase de elevação da oportunidade receber uma recomendação ou fazer novas vendas para esse mesmo consumidor da empresa.

É essencial continuar trabalhando no pós-venda e conferir o nível de satisfação do cliente, além de ter o conhecimento de quantas vendas foram fechadas através da indicação desse cliente.

Com um estudo profundo e a mensuração de resultados ideal, você poderá entender melhor de onde surgem as vendas do seu negócio e como se encaminham dentro do funil de conversão.

Depois de entender o funcionamento da estrutura do funil de vendas, é importante que a empresa acompanhe todos os processos que compreendem o marketing de estratégia e como alinhá-lo com a equipe de vendas.

Com isso é possível otimizar o procedimento e melhorar as comercializações do negócio. Faça uma medição do nível de conversão em cada etapa do funil de conversão para observar novos fatos e para que você possa conhecer melhor seus clientes.

Confira também: Como criar um funil de vendas e atingir melhores resultados

Entendeu como deve ser estruturado o funil de vendas para converter visitantes de seu site em clientes?

Lembre-se que as análises precisam ser realizadas constantemente pois, só dessa forma, você entenderá se a sua estratégia está funcionando e saberá buscar respostas para melhorar a cada dia!

Você ainda tem alguma dúvida sobre como estruturar o funil de vendas para o seu site e acompanhar os resultados do seu negócio?

Escreva para nós através do espaço de comentários e saiba tudo sobre o funil de conversão!

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