Os webinários são seminários gravados ou ao vivo, transmitidos em vídeo pela internet. Normalmente, esse tipo de transmissão permite que a audiência interaja com o conteúdo por meio de chat. Esse formato de conteúdo é muito usado para gerar e qualificar Leads, ou possíveis compradores para o seu negócio.

É possível realizar um webinário de sua casa ou escritório, com baixo investimento e sem a necessidade de altos investimentos. Isso tudo com o bônus de impactar muitas pessoas ao mesmo tempo. Neste texto, você confere alguns passos que você precisa seguir para que seu negócio tenha um bom retorno por este canal. Boa leitura!

O que é webinário?

O webinário, também chamado de webinar, é um formato de conteúdo que vem ganhando destaque em estratégias de Marketing de Conteúdo. Esse tipo de videoconferência normalmente é utilizada para fins educacionais ou comerciais. Ele pode ajudar seu negócio a alcançar certos objetivos como:

  • Gerar leads e facilitar a conversão para a próxima etapa do funil de vendas;
  • Auxiliar na tomada de decisão do comprador;
  • Direcionar o Lead para a ação de compra;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente;
  • Aumentar a fidelização ao oferecer conteúdos exclusivos, interações em tempo real e tutoriais.

Quer vender online? Então confira essas dicas:

Como fazer um webinário? 10 passos para engajar a audiência

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens do webinário, vamos falar sobre o que é necessário para fazer um para seu negócio. No entanto, não se esqueça que o evento deve ser realizado de acordo com a realidade do seu negócio e tenha como base de sua estratégia as características da persona. Confira os passos:

1. Escolha do tema

O primeiro passo para fazer uma palestra online é escolher um tema. Uma dica é analisar os conteúdos já produzidos para saber quais causam mais impacto positivo em sua audiência. Para isso, busque os posts mais acessados ou com mais comentários de seu blog. 

Você também pode utilizar ferramentas de busca de palavras-chave. Assim, você pode descobrir quais assuntos são mais relevantes para seus consumidores e tornar o webinário mais atraente. Não se esqueça de criar um título cativante, claro e sugestivo para sua videoconferência.

2. Defina a data e o horário

A segunda etapa essencial para seu planejamento é definir a data e o horário de sua transmissão. Esse tipo de conteúdo tem um grande apelo com o senso de urgência e inclusão que é gerado pela transmissão ao vivo. Por isso, escolha um horário no qual sua persona esteja ativa na internet. Também fique atento ao seu objetivo: se sua meta é vender, não faça o webinário no fim do mês, quando as empresas estão em período de fechamento, por exemplo.

3. Defina a plataforma

As principais plataformas pelas quais é possível fazer um webinário são o Youtube Live, o WebinarJam, o Streamyard e o GoToWebinar. No momento da escolha, é essencial analisar se é possível fazer uma transmissão com qualidade, sem travamentos ou ruídos. Também é possível fazer transmissões pelo Facebook, Zoom, Hangouts, Twitch ou Skype.

4. Desenvolva uma landing page

Crie uma página para as pessoas fazerem a inscrição para participar do webinar. Aposte em textos chamativos e diretos e inclua um formulário para que o usuário inclua seus dados. Use esses dados para se manter em contato com o público desde a divulgação até ações após o fim da transmissão.

5. Faça o planejamento da divulgação

Para atrair inscritos para o seu webinar, é necessário investir na divulgação. Para isso, você pode usar:

  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • Diversos canais de comunicação;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • Suas redes sociais;
  • Incluir calls-to-action em seus posts;
  • Acionar influenciadores ou parceiros para ajudar na divulgação.

6. Faça um roteiro

Mesmo que você domine o assunto, é essencial fazer um roteiro para sua apresentação. Você pode seguir uma estrutura parecida com essa:

  • Introdução e história pessoal;
  • Principal apresentação;
  • Abertura para perguntas.

Não se esqueça de usar um call to action para terminar sua apresentação principal. Você também pode usar a última parte dela para fazer uma oferta, pedir que as pessoas te sigam nas redes sociais ou que assinem uma lista de e-mails, por exemplo.

7. Desenvolva uma apresentação visual

Apresentações de slides são muito comuns em webinários. Os textos e imagens facilitam a compreensão do público e ajudam o organizador a não se perder. É possível fazer isso pelo PowerPoint, Keynote, Prezi ou Google Slides. Prepare um design chamativo e agradável. Busque deixar sua apresentação moderna e bonita. 

8. Faça um cronograma

Montar um cronograma vai te ajudar a se organizar nas semanas anteriores ao webinário. Programe a divulgação e o desenvolvimento de uma landing page, realize testes e prepare o roteiro e a apresentação. Inclua o envio de lembretes para seu público no dia e horas antes do evento.

Veja mais dicas para atrair novos leads:

E depois da apresentação?

É essencial ter um plano de ações para serem tomadas após o webinário. Mostre que você está à disposição da audiência depois do fim da videoconferência, faça uma pesquisa de satisfação e busque aprimorar os futuros webinários com base nos feedbacks recebidos. Disponibilize a apresentação de slides ou a gravação do vídeo para os participantes ou para quem demonstrou interesse, mas não pôde participar.

Também busque reestruturar sua landing page para atrair novos leads, como pessoas que não assistiram o webinário e tiveram interesse ao ouvir comentários de outros participantes. Assim, você pode oferecer o acesso ao vídeo gravado em troca dos dados de contato.

Este artigo foi escrito pela equipe da fintech CashMe, especialistas em Home Equity, o empréstimo com garantia de imóvel.