Você quer transformar a sua empresa em um grande negócio? Nós descobrimos alguns indicadores de quando e como fazer a empresa crescer

Como uma pequena empresa pode se transformar em uma grande empresa? Se você é um empreendedor, deve se fazer essa pergunta muitas vezes: afinal, como fazer a empresa crescer?

E infelizmente, ela pode ser uma pergunta difícil de responder.

Se perguntarmos para pequenas empresas que se transformaram em grandes empresas, muitas delas não saberão responder como foi que chegaram onde chegaram.

E, por incrível que pareça, isso é mais comum do que se imagina.

Neste post, você vai descobrir como desenvolver uma emprese e também como perceber se sua empresa está crescendo.

Empresa crescendo? Com saber?

Tivemos a oportunidade, há algum tempo, de conhecermos algumas empresas de Ribeirão Preto, com seus 15, e até mesmo, 20 anos, que começaram pequenas. Em 5 anos estavam faturando alto prestando serviços para grandes empresas da região.

Quando perguntamos a esses empreendedores como eles trilharam esse caminho ao sucesso, eles simplesmente não sabiam a resposta. Afinal, como desenvolver uma empresa, então?

Na verdade, eles suspeitavam de algumas coisas, mas não sabiam exatamente como as coisas aconteceram.

Isso é algo preocupante, porque se as empresas não sabem o que fizeram para crescer, fica difícil replicar e seguir em frente com as boas práticas e eliminar as que trazem menos resultados.

Esse é um cenário comum em muitas empresas brasileiras. Algumas delas são familiares e estão na segunda geração de gestores.

Eles sucederam seus pais, ainda precisam provar seu merecimento à frente dos negócios, e não sabem o segredo do sucesso.

Indicadores de que a empresa está crescendo

Se você é empreendedor ou gestor em uma pequena empresa, sabe que é importante conhecer os fatores que mostram que você está trilhando o caminho de uma grande empresa.

Fazendo uma pequena pesquisa interna, estudando o perfil de nossos clientes – principalmente aqueles que cresceram muito nos últimos anos – nós chegamos a alguns indicadores para saber se você está no caminho do crescimento.

Obviamente, isso não significa que se você estiver seguindo todos esses indicadores vai crescer e se tornar uma grande empresa.

Mas significa que você está pensando como uma grande empresa, e pode crescer se continuar cultivando esse comportamento e eliminando maus hábitos.

Aqui estão alguns dos indícios de que a sua pequena empresa está no caminho de se tornar uma grande empresa e porque esses indicadores são positivos para aumentar seus resultados.

como fazer a empresa crescer

Será que você está preparando a sua empresa para crescer e se solidificar?

Quando e como fazer a empresa crescer

Confira algumas pistas de que sua empresa está crescendo e de que é hora de descobrir como desenvolver uma empresa.

#1. Você está investindo no desenvolvimento de seu pessoal

É impossível crescer sem pessoas qualificadas para ocuparem postos qualificados dentro de sua empresa.

Se você quer crescer, acredite, vai precisar investir no desenvolvimento de seus funcionários para que eles ajudem a leva-la até o posto de grande empresa.

Infelizmente, todo e qualquer empreendedor é humanamente incapaz de levar sozinho uma pequena empresa ao posto de grande empresa.

Pense nisso na próxima vez que você estiver querendo aumentar o faturamento, mas estiver reduzindo a verba de contratação e capacitação de pessoal de sua empresa.

Não há segredo. Não tem como fazer a empresa crescer sozinho.

Sozinho você é limitado, mas a sua empresa será tão forte quanto o seu elo mas fraco. Você não quer que a sua equipe seja o elo mais fraco de seu negócio.

Funcionários incapacitados e descomprometidos com o seu negócio, ao invés de ajudar a sua empresa a trilhar o caminho do crescimento, vão levá-la ao caminho da falência.

#2. Você está focando a sua empresa em um nicho cada vez mais específico

Muitas empresas nascem com a ideia de fazer tudo para todos. Algumas delas, descobrem, no meio do caminho, que precisam se concentrar em apenas um produto e serviço, se quiserem crescer.

Oferecer e/ou fazer tudo para todos só vai transformar a sua empresa em uma generalista.

Quando seus clientes compram e/ou terceirizam algum serviço, eles querem fazer negócios com empresas especialistas em seus mercados. E você precisa ser visto como um grande especialista, se quiser continuar crescendo.

Afinal, quanto maior o foco da sua empresa, mais ela se torna especializada, e mais ela aprende sobre que faz.

Por que isso é importante? Porque quanto mais você pratica alguma coisa, melhor você fica nela. Infelizmente, não conseguimos ser bons em tudo. Mas é possível ser muito bom em coisas específicas.

Por isso, se quer saber como fazer a empresa crescer, pensa na especialização.

como fazer a empresa crescer

Uma grande empresa precisa se posicionar como especialista no que faz.

#3. Você está trabalhando na criação de parcerias de negócios

Grandes empresas sabem que não conseguem chegar ao sucesso absoluto sozinhas. Por isso, costuram grandes parcerias de negócios com outras empresas do seu mercado.

Quando mais parceiros de negócios você tiver ao seu lado, maior serão suas chances de ser indicado para negócios, e maior será a sua efetividade em conquistar novos clientes.

Parceiros de negócios podem ser empresas que:

  • Prestam serviços complementares aos seus;
  • Empresas que trabalham representando soluções para o mercado que você atende;
  • Ou até mesmo um produto complementar do seu mercado.

Pensar nas parcerias de negócios faz com que a sua marca seja vista e conhecida em novos mercados, e com isso você pode simplesmente crescer organicamente porque está alcançando e conquistando território.

Para alguns especialistas de negócios, as parcerias são o maior indicador de que a sua empresa está trilhando o caminho para se tornar uma grande empresa.

#4. Você está preocupado em educar o seu mercado

Alguns produtos são verdadeiros desconhecidos. Não conhecemos, nem sabemos do que se trata. Não entendemos muito bem como eles podem ser úteis.

Mas, aos poucos, essas empresas vão educar o seu mercado e mostrar aos seus potenciais clientes o porquê de seu produto ser indispensável para o seu dia a dia.

Sem isso, não tem como fazer a empresa crescer.

Outros produtos são muito buscados. E outros ainda possuem uma grande concorrência. Alguns são denominados de commodities, tamanha a concorrência e competitividade de seu mercado.

Mas, se você e sua empresa estão preocupados com a educação de seu mercado para que eles percebam porque o seu produto é indispensável e necessário para o seu mercado, você está no caminho certo.

Grandes empresas estão totalmente engajadas em educar o mercado e se posicionar como uma empresa líder de mercado.

Afinal, quando empresas educam o mercado, são vistas como líderes desses mercados, e aumentam o reconhecimento da marca na cabeça de seus potenciais consumidores.

Dessa maneira, novas pessoas conhecem sua marca e seu produto e você tem a oportunidade de aumentar a demanda de seu mercado.

como fazer a empresa crescer

Grandes empresas estão preocupadas não apenas em vender, mas em educar e formar o mercado.

Veja mais: 5 dicas para o crescimento da empresa: para de se perguntar “Como crescer minha empresa?”

Você está trilhando o caminho de uma grande empresa?

Obviamente, quanto mais a sua empresa estiver trilhando o caminho das grandes empresas, mais perto de se tornar uma grande empresa você está.

Afinal, nada melhor para aprender como fazer a empresa crescer do que se espelhar em grandes empresas!

Obviamente esses não são indicadores de sucesso, mas certamente se você estiver se preocupando com eles, você vai acabar crescendo, mesmo como consequência disso.

Afinal, quanto mais capacitados forem seus funcionários, mais capacitada a sua empresa está de resolver os problemas de seus clientes e fideliza-los.

Para complementar, quanto mais especializado e específico for o seu nicho, maiores são as chances de ser tornar um expert e ser reconhecido por isso.

Como se não bastasse, ter parceiros de negócios, vai ajudar você a se firmar como expert e especialista naquilo que faz.

como fazer a empresa crescer

Sinais que o seu negócio está virando uma grande empresa

E para finalizar nossas dicas de como fazer a empresa crescer, se você está comprometido em educar o seu mercado, está comprometido com seus clientes futuros. E isso é muito importante para fazer com que a sua empresa continue crescendo.

Portanto, esses indicadores, apesar de não garantirem o seu crescimento, vão aumentar o seu nível de profissionalismo, e é justamente isso que faz com que as pessoas procurem as grandes empresas.

Você está pronto para ser um pequeno gigante em seu mercado?

Agora que você já sabe como fazer a empresa crescer, veja também como aumentar suas vendas: Como usar o marketing para escalar suas vendas