Entenda o que fazer para que não haja resistência ao uso do sistema de CRM

Empresas que nunca utilizaram uma ferramenta de CRM podem enfrentar certa resistência por parte da equipe de vendas por conta da mudança de processos e nova metodologia de trabalho.

A atuação do gestor é essencial para driblar esse tipo de desafio e fazer com que a implantação do sistema seja um sucesso para a organização e seus colaboradores, de maneira que todos possam aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta.

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O gestor é o profissional que irá vencer a desconfiança do time e diminuir a resistência à implentação de CRM na empresa.

Saiba como no post de hoje!

Empresas que nunca utilizaram CRM podem enfrentar certa resistência por parte da equipe de vendas

Empresas que nunca utilizaram CRM podem enfrentar certa resistência por parte da equipe de vendas

Implantação de CRM: um projeto de todos

O primeiro passo para driblar a resistência à implantação de CRM é envolver toda a equipe desde o início do processo, incluindo a escolha do software que será utilizado. Ao dividir com o time essa responsabilidade e discutir com ele decisões importantes em relação à ferramenta, você sinaliza para os profissionais que eles fazem partem do processo de mudança de metodologia de trabalho e que os objetivos da empresa também são deles. É o momento certo para reforçar que o sucesso da iniciativa depende dos esforços de todo o time e que cada um é responsável pela boa execução das tarefas do projeto, assim como pelo cumprimento do cronograma.

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A atuação do gestor é essencial para que a implantação do sistema de CRM seja um sucesso para empresa e funcionários

Multiplicadores do conhecimento

Durante o projeto de implantação de CRM, é importante identificar os profissionais que têm mais facilidade na hora de aprender a metodologia e, consequentemente, se sentem à vontade para usar o sistema. Esses funcionários podem atuar como multiplicadores para outras equipes que irão usar a ferramenta. Além de explicar o passo a passo do uso do software, também podem tirar dúvidas e auxiliar aqueles que encontrarem dificuldades para se adaptar ao novo sistema. Ao transformar funcionários em multiplicadores (formais ou informais), você difunde o sentimento de pertencimento e, ainda, aumenta a integração entre áreas e equipes.

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Identifique profissionais para atuarem como multiplicadores

Conteúdo que faz a diferença

Vale a pena reforçar a ideia de que a atuação do gestor é crucial para a implantação de CRM ser um sucesso. É importante que esses líderes, além de envolverem os funcionários no processo, ofereçam para os times um conteúdo de valor, que demonstre aos profissionais todos os benefícios que eles terão com o auxílio do novo sistema. Ao ter acesso a um material rico e repleto de exemplos, os funcionários ficarão mais motivados e abraçarão ainda mais o projeto. Além disso, ao conhecer as melhores práticas e aprender como usar o CRM a favor das vendas, a equipe se conscientizará de que pode alcançar resultados ainda melhores e isso, claro, irá refletir na sua remuneração.

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O processo de implantação de CRM em uma empresa deve ser conduzido com transparência e ter como princípio básico o envolvimento dos funcionários de todas as áreas diretamente impactadas pela ferramenta. Apostar na comunicação interna é outro ponto essencial: por meio dela, toda a organização será informada sobre o projeto e entenderá sua importância para o crescimento da empresa no mercado.

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Ainda resta alguma dúvida sobre como driblar as resistências durante a implantação de CRM na sua empresa? Deixe seu comentário!