Por que esperar pelos clientes, quando você pode ir em busca deles?

Principais aprendizados deste artigo:

Ficar parado esperando pelas oportunidades de venda não é uma opção. 

Afinal, a competitividade das empresas está cada vez mais agressiva e sem as estratégias certas para captar clientes, sua consultoria pode ficar para trás.

Inclusive, vale mencionar que, segundo uma pesquisa do Laboratório da Consultoria, as pequenas empresas representam 84% dos negócios do segmento. As gigantes, por outro lado, representam apenas 1,8%.

Nesse sentido, é correto afirmar que há ainda muito espaço para crescimento e destaque da sua organização. E sabemos que, sem clientes, nenhuma empresa pode evoluir.

Por isso, é preciso arregaçar as mangas e entender como captar clientes para consultoria para encontrar mais oportunidades de vendas e desenvolver seu negócio.

Para te ajudar com isso, nesse artigo você encontra 4 dicas valiosas para vender novos projetos. Acompanhe a leitura!

3 pontos cruciais devem ser alinhados antes de entender como captar clientes para consultoria

Não adianta sair “atirando para todos os lados”.

A captação de clientes deve ser feita de maneira estratégica, com muitas pesquisas e dados que direcionam as ações de prospecção.

Além disso, os recursos financeiros são escassos, portanto, quanto mais assertivas forem as estratégias de captação, maior retorno sobre o investimento sua consultoria terá.

Dito isso, aqui estão alguns elementos fundamentais que devem ser alinhados antes de entender como captar clientes para consultoria:

1. Faça uma pesquisa sobre a sua área de atuação

Realizar uma pesquisa de mercado o ajudará a compreender, de maneira realista, como está o cenário da área de atuação da sua consultoria. 

Trata-se de uma coleta de dados que permite perceber aspectos como:

Desse modo, você pode fazer uma análise do ambiente externo e compreender as oportunidades e riscos do seu negócio perante a ele, até mesmo os diferenciais da sua empresa que podem se destacar neste meio.

2. Encontre seu ICP

Você sabe o que é ICP? O entendimento deste conceito é essencial para saber como captar clientes para consultoria com sucesso.

O ICP é a sigla para Ideal Customer Profile, Perfil de Cliente Ideal, em português.

Este perfil diz respeito a um conjunto de características que representam o seu cliente mais lucrativo e com maiores chances de fechar negócio com a sua empresa.

Ao encontrar o seu ICP, é possível:

  • conhecer mais profundamente o seu público;
  • personalizar e segmentar suas ações e campanhas;
  • obter maior retorno sobre os investimentos;
  • fidelizar mais clientes.

Ou seja, é com base no seu ICP que você poderá escolher e direcionar as estratégias de captação que mencionaremos mais adiante no artigo.

Para entender como definir seu ICP, não deixe de consultar o seguinte artigo: Como definir o cliente ideal? Entenda o conceito de ICP e como definir esse perfil de cliente

3. Tenha uma ferramenta de apoio

Toda e qualquer ação deve ser gerida e mensurada. 

E, cá entre nós, fazer isso por meio de planilhas pode ser muito burocrático e engessar seu processo de captação.

Você lidará com muitos dados dos clientes e, para facilitar os contatos, eles precisam estar organizados e acessíveis de maneira prática para todos os envolvidos na busca por novos negócios.

Outro ponto importante é a visibilidade sobre o progresso dessa estratégia. Em outras palavras, isso significa que será necessário ter indicadores de desempenho que o auxiliem na gestão de prospecção.

Configurar uma planilha para oferecer esses relatórios pode te custar muito tempo e, como sabemos, em vendas, tempo é dinheiro!

Então, considere implementar um sistema de CRM, uma plataforma online que pode te ajudar a:

  • construir perfis;
  • controlar as prospecções;
  • registrar atividades;
  • cadastrar clientes de maneira prática;
  • obter relatórios em tempo real.

Veja como acessar indicadores de forma simplificada com o Agendor:

Para testar a plataforma gratuitamente e saber como o Agendor pode ajudar sua operação de vendas, basta clicar aqui

Como captar clientes para consultoria? 4 métodos

Com os três pilares que mencionamos devidamente alinhados, você estará pronto para colocar qualquer um dos métodos que citaremos a seguir em ação. 

Conheça agora 4 maneiras para captar clientes para consultoria:

Programas de indicação

Esta é uma estratégia de captação de novos clientes bem tradicional, porém muito assertiva. 

Isso porque ela convida parceiros e clientes a indicarem seu negócio para empresas semelhantes em troca de recompensas, que podem ser presentes, benefícios ou descontos em próximos projetos.

As taxas de conversão das indicações são altas, afinal, quando recebemos indicações de produtos e serviços por meio daqueles em quem confiamos, nos sentimos mais seguros e menos resistentes a considerar aquela opção.

No entanto, é preciso criar alguns critérios para que este programa de indicação seja produtivo, assim, seus clientes e parceiros não sairão indicando sua empresa para qualquer organização apenas em troca dos benefícios.

Marketing de conteúdo

Imagine que sua empresa é uma consultoria de gestão empresarial. 

Um novo empreendedor, em seus primeiros passos nessa jornada, busca na internet por conteúdos sobre gestão de negócios, liderança, planejamento estratégico e gestão de processos.

Se sua organização se preocupar em produzir conteúdos relevantes, este novo empreendedor poderá consumir seus artigos, eBooks, vídeos ou newsletter e terá sua consultoria como uma autoridade no assunto.

E, caso ele precise de uma consultoria para seu novo negócio, terá sua empresa em mente e certamente será uma das primeiras opções dele.

Essa é a essência do marketing de conteúdo: produzir conteúdos que atraiam possíveis interessados para o seu negócio.

Mesclar essas estratégias com técnicas de SEO é de grande valia! 

Caso não seja familiar, SEO é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca na internet.

Utilizar o SEO com marketing de conteúdo ajuda os possíveis novos clientes a te encontrar mais facilmente.

Saiba mais sobre a potência do Marketing Digital para aumentar as vendas:

Palestras e eventos 

Promover palestras e eventos é um instrumento importante para gerar profissionalismo e credibilidade para o seu negócio.

O mais bacana é que esta também é uma maneira de continuar oferecendo conteúdos relevantes para possíveis clientes.

Dessa maneira, sua empresa se mantém em evidência e atrai empresas interessadas. 

Depoimentos de clientes e cases de sucesso

Os depoimentos e cases de sucesso também são importantes para captar novos clientes. Esse tipo de conteúdo afirma e comprova que o seu serviço traz resultados consistentes para seus clientes

Você também pode compartilhá-los nas redes sociais para alcançar mais clientes com o mesmo perfil.

A mentalidade aqui é: enfatizar os números. Eles são a prova de que sua consultoria é realmente transformadora.

Quer ver um exemplo disso e, de quebra, entender como uma plataforma como o Agendor pode ajudar consultorias a melhorar sua gestão comercial? 

Confira o artigo: CRM para consultorias: como o Agendor se tornou o centro da gestão da Educavix

Quais táticas para captar clientes para consultoria você vai implementar?

Neste arigo, você conferiu 4 caminhos comprovados de sucesso para gerar mais leads para a sua empresa de consultoria. Mas, para alcançar a alta performance, é importante continuar sempre explorando novas possibilidades.

É assim que o seu processo de prospecção estará sempre abastecendo seu funil de vendas para que os fechamentos se multipliquem.

Quer mais dicas sobre o tema? Acesse gratuitamente nosso Guia da Prospecção!