Este depoimento foi escrito por Mariane Lopes, Coordenadora Comercial da Somos Educação – o principal grupo de educação básica do Brasil.

A Somos Educação é o principal grupo de educação básica do Brasil, e tem como missão “Ser o grupo de educação mais relevante do mundo e a principal referência na transformação do nosso país pela educação”.

Somos uma empresa relativamente nova, estamos há 3 anos no mercado. Vendemos sistemas de ensino, publicamos livros, e vendemos livros para a prefeitura por meio do programa nacional do livro didático, tanto para o mercado privado quanto para o público.

Cenário anterior ao Agendor

Antes do Agendora equipe comercial não possuía nenhuma ferramenta de acompanhamento comercial. Os controles eram feitos todos por excel, o que dificultava a atualização, centralização e segurança das informações.

Não dava para saber se o vendedor tinha atualizado ou enviado a planilha certa. Corríamos o risco de perder os dados dos clientes. Se a planilha fosse apagada, perdíamos tudo. Fora que tínhamos que trabalhar com mil planilhas e consolidar todas elas.

Utilizando uma ferramenta como o Excel, não conseguíamos ter o controle do que estava sendo trabalhado. Então tínhamos que, além de confiar nas informações passadas pelo time, realizar “checks” periódicos para assegurar o trabalho com as empresas certas.

Um dos motivos que nos levou a procurar o Agendor foi melhorar o controle dos processos comerciais e facilitar o acesso às informações.

Resultados obtidos com o Agendor

O Agendor veio para garantir a atualização e segurança das informações, agilizar os processos e substituir as planilhas por uma ferramenta prática e de fácil visualização.

Além disso, tenho um padrão comercial dentro do Agendor. Nas planilhas, por mais que passássemos um padrão para o time de campo, deixando para eles preencherem, ocorriam problemas de nomenclatura e erros ortográficos. Em relação às fórmulas, era mais complicado de se trabalhar com elas e rodar macros. Com o Pipeline de Vendas do Agendor, sempre extraio as informações de negócios com as mesmas nomenclaturas e não preciso mais enviar diversos e-mails solicitando que me enviem a planilha mais atualizada.

Em relação à privacidade de acesso às informações, hoje em dia, um consultor consegue ver apenas a carteira de clientes dele. Então caso veja uma escola que não está em sua carteira no Agendor, ele já sabe que não pode trabalhar com essa escola.

“Não preciso mais enviar diversos e-mails solicitando que me enviem a planilha mais atualizada”

Mudanças obtidas com o Agendor

Hoje, não preciso mais consolidar 50 planilhas diferentes, apenas extraio todas as informações do Agendor e as trato com mais facilidade. No momento em que necessitar de alguma informação atualizada, apenas clico, puxo da base de dados e gero um relatório novo.

A organização do ciclo de vendas ficou muito mais fácil com o Agendor. Ele facilita o acompanhamento de metas e pipeline. A cobrança fica mais certeira e pontual, o que traz mais resultado.

Acho que o Agendor tem muitos pontos fortes: muito intuitivo e fácil de se mexer. Quando entra um consultor novo, é muito fácil treiná-lo. Conseguimos explicar a ferramenta inteira para ele em 30 ou 40 minutos. O Agendor é fácil de usar no dia-a-dia e tem as versões Android e iOS.

Acredito que o principal resultado que o Agendor trouxe para a empresa foi a mudança de cultura. Quando se trabalha com planilhas, as pessoas ficam muito reféns da equipe externa, uma vez que a informação só pode ser transmitida para a empresa caso o vendedor atualize e entregue a planilha no prazo. Com o Agendor, eu garanto que se eu extrair as informações hoje, independente da atualização ou não, os resultados serão sempre reportados no prazo.”