Uma startup tem diversos desafios pela frente. Certamente, um deles é encontrar clientes, receber feedback de seu produto e, melhorá-lo continuamente.

Mas, para isso, é preciso um excelente relacionamento com o cliente, para que, primeiramente ele se sinta amparado pela sua empresa, equipe de vendas e desenvolvedores e, aí sim se sinta confortável para compartilhar suas experiências.

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Por isso, introduzir a gestão de relacionamento com clientes visa não só organizar o mais infeliz dos escritórios, mas também ajudar as empresas a cultivarem relacionamentos com clientes.

Em seu nível mais básico, o sistema de CRM é mais abrangente do que apenas usar a sua agenda do Outlook.

Enquanto o Outlook pode ser usado para gerenciar compromissos e e-mails, o CRM permite que vários usuários colaborem e gerenciem o histórico global do contato de um cliente e, essencialmente, fazer anotações nas margens desse processo.

Um dos principais benefícios do CRM é ser capaz de desenvolver uma melhor canalização.

Por exemplo, o CRM ajuda a sua equipe de vendas a saber, em geral, quantos telefonemas e e-mails é preciso fazer antes que uma venda seja concluída.

Se você sabe que você leva um mês e meio para fechar um projeto com um cliente, você pode começar a planejar quando trouxer outros projetos.

O CRM é ideal para startups que querem aumentar suas listas de contatos e planejar campanhas de email marketing significativas.

Se as pessoas têm um melhor conhecimento sobre os seus clientes, fica mais fácil e melhor de atendê-los além de compreender melhor como seus produtos se aplicam às suas necessidades e rotinas.

Existem diversas variações de sistema de CRM com a possibilidade de instalar um software em seu computador ou utilizar um sistema na nuvem. Antes de escolher qual o CRM melhor para a sua startup, nós selecionamos os principais pontos que vão ajuda-lo a entender a importância do CRM para startups.

O CRM pode ajudar a sua startup a validar seu produto e, aumentar sua base de clientes.

O CRM pode ajudar a sua startup a validar seu produto e, aumentar sua base de clientes.

#1. O CRM ajuda a implementar um processo comercial em sua startup

Um grande problema de muitas startups é não saber sobre processos comerciais. Muitos fundadores têm uma ideia na cabeça, trabalham firme em cima dela com a esperança de que se construírem algo magnífico as pessoas virão.

Elas podem até vir, mas talvez você não consiga se manter até que isso aconteça. Nesse meio, o CRM surge como um choque de realidade para as startups. Elas começam a enxergar que, sem vendas não se mantém e, que precisam de clientes para pagar a conta e validar o produto.

Nada melhor do que usar o CRM e criar um processo comercial para sua empresa, criando rotinas de prospecção de clientes que vão permitir aproximar o seu produto de novas empresas que, podem estar precisando de uma solução como a sua.

Além disso, como muitas vezes alguns empreendedores não possuem experiências com vendas, o CRM pode ajudá-los com uma dose de inspiração sobre conhecer o processo de vendas e adaptá-lo aos clientes.

Todo empreendedor é vendedor e, o fundador de uma startup é o maior interessado em fazer com que a sua ideia seja validada pelo mercado.

Por isso, nada como usar o CRM como guia durante o processo de vendas e garantir um melhor desempenho em suas vendas e aquisição de clientes.

O CRM ajuda as startups estabelecerem processos comerciais que funcionem.

O CRM ajuda as startups estabelecerem processos comerciais que funcionem.

#2. O CRM permite que as startups conheçam melhor seu cliente

Muitas vezes, quando lançam produtos e serviços, startups têm ideia de qual seria o seu cliente, qual o perfil do seu público e os atributos que eles possuem.

Acontece que, nem sempre, depois que o produto é lançado, as coisas acontecem conforme o esperado: pode acontecer do seu cliente inicial não se interessar pelo seu produto, ou até mesmo do seu produto atrair outro tipo de cliente.

Isso é mais comum de acontecer do que podemos imaginar. Nem sempre quando um produto é posto à prova ele se sai como imaginado e, a falta de conhecimento do cliente que se interessou e está pagando pelo produto pode colocar tudo a perder.

Por isso, o CRM ajuda startups a conhecerem melhor seus clientes. Através das informações do CRM é possível conhecer melhor o cliente, saber quais informações podem ser úteis para conseguir novos clientes e quais informações funcionam para cada perfil.

É, justamente ao conhecer seu cliente que, você pode criar processos comerciais, atributos, conteúdo e informações para educá-lo e fazer com que ele se aproxime do seu produto.

O CRM vai ajudar a sua startup a adaptar o seu discurso para o seu verdadeiro mercado: o mercado que dá valor ao que você produz.

#3. O CRM ajuda a colher feedbacks de seus clientes

Obviamente que nem tudo em uma startup é apenas vender e colher os frutos das vendas. Por outro lado, temos também que aprender com nossos clientes.

E, utilizando as técnicas de relacionamento com clientes, é possível criar um processo para colher feedback de clientes sobre o seu produto. O CRM ajuda startups a criarem e agendar tarefas para interagir com seus clientes e, colher feedback.

Assim, as startups podem não apenas gerenciar potenciais clientes e orientá-los, guiando-os através do processo comercial, mas também colher feedbacks e informações importantes dos clientes para validar o produto.

O CRM é uma excelente ferramenta para colher feedback de clientes.

O CRM é uma excelente ferramenta para colher feedback de clientes.

Utilize o CRM para ajudar a monitorar processos e produtos de sua startup

O CRM não é uma ferramenta útil apenas para grandes empresas que possuem diversos produtos e equipes de vendas espalhadas por diversas regiões.

O CRM é indicado para toda e qualquer empresa que queira conhecer melhor o seu produto e seu cliente, sabendo quais atributos e diferenciais fazem os clientes comprarem, e quais clientes compram seus produtos.

Através do CRM as startups podem, não apenas monitorar o seu processo de vendas e conhecer melhor o perfil de seus clientes, mas podem criar processos que ajudam a acelerar o processo de validação de ideias e iteração com clientes, através de feedbacks e trocas de informações de maneira mais dinâmica.

Se você se interessou pelo CRM, mas não sabe escolher qual é o melhor para a sua empresa, não se preocupe. Nós fizemos um artigo para você entender como escolher um sistema de CRM para a sua empresa que poderá ser útil.

Nós também somos uma startup e sabemos que o investimento para implantar um sistema quando estamos começando é curto. Por isso, criamos um plano especial para startups que estão começando no mercado. Nós oferecemos acesso GRATUITO da nossa plataforma por um período de 6 meses, conheça o nosso Plano para Startups e comece a alavancar o seu crescimento hoje.

CRM para Startups

6 meses grátis de Agendor para sua Startup