« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

7 dicas para maior produtividade comercial

Escrito por
Gustavo Paulillo

Já chegou ao final do dia pensando o que foi que você fez de produtivo? Falta de tempo é um problema para quem trabalha com vendas e tem uma infinidade de coisas para fazer.

Falta de tempo é uma questão cada vez mais presente nos dias de hoje. É claro que somente para as pessoas que gostam de produzir. Os que não se importam, ou não gostam do que fazem, tempo é o que sobra! Para eles, o dia poderia acabar muitas horas antes.

Mas para quem gosta do que faz, tempo é assunto sério e produtividade é lei.

Aí vão 7 dicas simples, mas que podem ajudar bastante na organização das tarefas diárias e na produtividade:

1. Crie uma lista de tarefas

Uma lista de tarefas centralizada te ajuda a ter uma visão geral de tudo que fará no seu dia. Tente registrar as tarefas relacionadas ao trabalho em um único lugar e separe-as das tarefas pessoais.

  • Ligar para o José Luiz
  • Conferir aceite do orçamento
  • Enviar proposta comercial para a empresa X
  • Prospectar clientes

Deixe as tarefas pessoais no celular, ou em um calendário separado. Foco é essencial.

Pense em um lugar que você acessa diariamente. Conferir as tarefas pendentes deve ser sua primeira tarefa do dia!

2. Deixe o email um pouco de lado

Conferir emails a todo momento consome muito tempo do seu dia. Marque um horário para conferí-los e respondê-los. Uma alternativa aqui é criar uma tarefa específica para “responder emails”.

Se é algo muito importante, você pode deixar para responder no intervalo entre uma tarefa e outra. Mas estabeleça um tempo para fazer isso. De nada adianta parar um tempo para responder um único email importante, mas acabar “zerando” toda a caixa de entrada…

3. Estabeleça horários para ligações

Qual é o melhor horário para falar com esses clientes? Na parte da manhã ou à tarde?

Reserve horários para essas ligações que não tem hora específica para acontecer. Por exemplo: toda ligação na parte da manhã será feita às 11h e na parte da tarde, às 14h. Definindo esses horários, toda tarefa que seja referente à ligações se encaixará em um desses horários.

4. Registre tudo na mesma hora

Conversou com um cliente à respeito de uma proposta? Registre o que foi conversado logo que você desligar o telefone. Isso é importante para que os detalhes não sejam esquecidos.

Além do problema do esquecimento, você pode acabar acumulando muitos telefonemas e se confundindo na hora de preencher os históricos dos clientes. E aí, dá-lhe retrabalho!

Ter uma ferramenta de CRM online (como o Agendor) ajuda nessas horas. Mesmo que você não esteja no escritório, poderá preencher o histórico da conversa pelo smartphone ou notebook.

5. Faça teleconferências

A questão é aumentar a produtividade certo? Então faça de tudo para evitar o trânsito. Principalmente para quem trabalha em grandes cidades, o trânsito é o maior consumidor de tempo.

Se há a possibilidade de fazer uma conferência, ao invés da visita presencial, opte por ela.

É claro que contato frente-a-frente é muito importante. Mas tem assuntos que podem ser tratados à distância, como o esclarecimento de dúvidas quanto à proposta, a definição de metas para o projeto, etc…

Há muitas ferramentas bem úteis para isso. A mais simples e popular é o Skype. Basta ambos criarem uma conta gratuita. Nós usamos na Agendor e recomendamos.

6. Agende poucas tarefas

Se você agenda várias tarefas para o mesmo dia, mas não consegue completar a maioria, ao final do dia você tem a impressão de que produziu quase nada.

O acúmulo de muitas tarefas pode deixá-lo atrapalhado na organização.

Para evitar isso, agende poucas tarefas para o dia. Marque as essenciais para terminá-las primeiro e deixe sobrando um tempo para cumprir outras que houverem.

Uma dica é estabelecer prioridade para aquelas com horário marcado. Você precisa visualizar tudo que tem hora marcada logo no começo do dia e então, encaixar as outras que não tem uma hora definida entre as agendadas.

7. Crie rotinas de trabalho

Rotina é algo complicado. Se levada muito a sério, nosso dia acaba sendo muito repetitivo. Mas há um lado bom na rotina: você consegue se organizar e melhorar a produtividade.

Segunda-feira é um dia crítico! Você chega no escritório e logo percebe que há uma tonelada de coisas para fazer. Aí surge o stress e em seguida o mau humor…

Então por que não deixar as coisas mais interessante para a segunda? Se você gosta de se reunir com os fornecedores, clientes, parceiros, faça isso logo na segunda (se possível, claro). Comece a fazer com frequência e estabeleça uma rotina.

Com o tempo, você verá que as tarefas rotineiras serão mais produtivas.

Só mais uma coisa: são ações simples que mudam bastante o nosso dia.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Dicas de vendasEstratégias de vendasNovas IdeiasProdutividade em Vendas



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis