Você está preparado para as mudanças que o mercado de vendas enfrentará em 2016?

O mercado brasileiro vem passando por mudanças que envolvem, principalmente, a tecnologia e os recursos digitais. Sem acompanhar essas tendências, as empresas acabam desatualizadas e perdem espaço entre as concorrentes.

O campo de vendas passa por inovações constantes, adquirindo novas características e perdendo outras. 2016 está começando e é bom que as empresas fiquem atentas às modificações e a tudo que as espera nesse novo ano. Confira a seguir 5 tendências e desafios de vendas para 2016!

Tendências e Desafios de Vendas

Conteúdo como forma de divulgação da marca

A influência das redes sociais na vida das pessoas tem determinado novos rumos para os negócios. É importante que os empreendedores invistam bastante em conteúdo para promoverem sua marca e conseguirem maior número de vendas.

Trata-se de uma estratégia fundamental, baseada na construção de blogs e sites, no fornecimento de informações sobre o produto e dicas relacionadas a ele ou mesmo sobre assuntos relacionados, em publicações no Facebook, imagens no Instagram, vídeos no Youtube, mensagens no Twitter. Quanto mais abrangente for a atuação da empresa nesses canais, maiores serão as possibilidades de êxito nos negócios.

Utilização de aplicativos

O uso de aplicativos em dispositivos móveis vem crescendo acentuadamente. Exemplo disso é o famoso WhatsApp. Se o empresário deseja impulsionar suas vendas terá que fazer uso desses recursos. Através deles, é possível otimizar o tempo e os negócios, já que os aplicativos são usados em qualquer lugar, a qualquer momento, além de servirem como meios de integração entre lojas físicas e virtuais.

Crescimento do e-commerce

Mais uma vez, é possível perceber a importância da internet e da tecnologia para o mundo dos negócios. O comércio eletrônico vem se afirmando como uma alternativa para muitos empreendedores iniciantes e mesmo para aqueles que já estão no ramo há muito tempo, os veteranos.

Através do e-commerce, as empresas ampliam seu potencial, atingindo um público maior e uma maior área de influência. O comércio eletrônico é uma modalidade de negócio que apresenta muitas vantagens, como comodidade e maior segurança para o cliente, funcionamento 24 horas por dia e melhores opções de pagamento (boleto, cartão, depósito em conta, PayPal e outras).

Desenvolvimento do mercado de beleza para outros públicos

O mercado da beleza vem se expandindo cada vez mais entre os homens e o empresário de visão identificará grandes oportunidades de vendas nesse ramo. São desodorantes, perfumes, xampus, produtos dentais, cosméticos em geral, além de suplementos nutricionais e artigos esportivos.

O mesmo se dá com o setor de petshop — os donos de animais procuram sempre produtos da melhor qualidade, sejam alimentares ou de serviços. Cabe ao empreendedor investir em novidades, principalmente em serviços personalizados de banho, beleza e saúde. Já existem até creches e parques de diversões exclusivos para animais. Trata-se de uma combinação entre a venda de produtos e serviços.

Economia sustentável

Trabalhar dentro dos parâmetros estabelecidos pelo desenvolvimento sustentável está se tornando uma obrigação para todas as empresas e indústrias. Além das leis que impulsionam as modificações nesse sentido, as campanhas em prol do meio ambiente e o próprio esclarecimento do consumidor conduzem a sociedade no rumo da economia ecologicamente correta.

Ela não agride a natureza, aproveita os materiais (reciclagem), oferece opções mais baratas e eficientes, promove o uso de energias alternativas, desenvolve e usa tecnologia de ponta para extrair matéria-prima, transformá-la e gerar produtos, bem como para distribuí-los e comercializá-los. As empresas que se comprometem com o meio ambiente, além de cumprirem sua obrigação, ganham muito prestígio entre os consumidores.

Como a sua empresa está se comportando nesse ano de 2016? Que desafios de vendas você está enfrentando nesse novo ano? Quais tendências você tem identificado? Deixe o seu comentário!