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Técnicas de negociação infalíveis para nunca mais perder uma venda

Escrito por
Gustavo Paulillo

Entenda como lidar com negociações complicadas com técnicas comprovadas e utilizadas por vendedores de sucesso.

Já abordamos aqui no blog que uma boa comunicação e o desenvolvimento de uma relação com o cliente são itens importantes para um vendedor.

Isso envolve também a habilidade de negociar, já que negociar envolve muita conversa e troca de informação.

Uma coisa que pode ajudar bastante nesse processo é o uso de técnicas de negociação.

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Se usadas corretamente, elas podem agilizar muito a venda e levar a uma conclusão que seja vantajosa tanto para o cliente quanto para o vendedor.

As técnicas de negociação que abordaremos aqui são recomendadas por vendedores de sucesso e baseadas em experiências práticas, e você seguramente vai se identificar com alguma!

Obs.: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo.

Técnicas de negociação infalíveis para você nunca mais perder uma venda from Agendor

Veja também: como usar a linguagem corporal nas negociações.

Dominar técnicas de negociação pode ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais facilidade.

Dominar técnicas de negociação pode ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais facilidade.

Técnicas infalíveis de negociação

1. Compartilhe informações

Estudos mostram que uma negociação é bem mais efetiva quando trocamos informações e nos abrimos com a outra pessoa.

É comum que as pessoas comecem um negócio com o pé atrás, hesitantes em mostrar suas cartas. Isso tem a tendência de ser visto como uma manobra perspicaz, mas na verdade tem o efeito oposto, inibindo confiança.

Se queremos que confiem em nós, primeiro temos que oferecer algo. Não queremos com isso dizer que você deve ser completamente aberto sobre as condições do negócio!

Uma informação simples serve, algo que o cliente gostaria de saber e não faz diferença para a empresa.

Surpreendentemente até informações pessoais funcionam, como preocupações que você tem, hobbies que possam compartilhar ou opiniões particulares.

Isso vai determinar um tom positivo na negociação.

2. Comece sabendo exatamente quais são seus valores

Essa técnica de negociação é sobre organização e pesquisa. É crucial em uma negociação que o vendedor tenha em mãos duas informações: o valor que ele espera conseguir – target price –  e o valor que ele absolutamente não pode ultrapassar – walkaway terms.

Esses valores devem ser baseados em informações precisas, como estudos e análises de performance na empresa.

Não devem ser imprecisos e fundamentados somente no que vai dar poder ao vendedor ou o que o cliente quer. É entre eles que a negociação vai correr!

3. Seja confiante

Nossa atitude em frente a uma negociação deve ser confiante e calma. Não importa o quanto o vendedor precise dessa venda, é melhor que ele não deixe transparecer desespero ao cliente.

Isso tiraria toda a vantagem que ele possa obter, e deixa o poder todo nas mãos da outra parte.

Outra técnica de negociação que evita a perda do poder no processo é nunca começar pelo preço que você quer obter, e muito menos pelo mínimo que se pode aceitar!

Sempre estabeleça uma boa distância entre o primeiro valor oferecido e aquele onde você espera chegar, assim tendo margens para trabalhar.

4. Dê o primeiro valor

Pesquisas mostram que aquele que dá a primeira oferta tem mais chances de obter o valor desejado.

Isso acontece porque seja qual for o valor colocado na mesa, as duas partes vão trabalhar ao redor dele.

Às vezes pode acontecer também de o vendedor ter medo de ir primeiro e lançar um preço que esteja completamente fora das expectativas do cliente.

Esse medo, porém, é infundado. Se você confia no seu produto ou serviço e sabe o que ele vale, o cliente sentirá isso.

Um primeiro valor muito baixo é pior do que um muito alto.

Quando vemos algo que tem o preço elevado, como uma casa por exemplo, tendemos a nos focar nas qualidades positivas dela, sua arquitetura, armários embutidos e cozinha espaçosa.

Por outro lado, se uma casa está muito barata, vamos perceber a vizinhança esquisita e localização ruim.

Em uma negociação win-win, ambas as partes devem se sentir satisfeitas e vitoriosas.

Em uma negociação win-win, ambas as partes devem se sentir satisfeitas e vitoriosas.

5. Contrapropostas deixam todos mais confortáveis

Todo mundo quer sair de uma negociação sentindo que fechou o melhor negócio. Se a negociação acaba muito rápido, isso pode ser visto com surpresa e até com maus olhos.

Mesmo que a primeira oferta seja tentadora, é mais positivo voltar com mais concessões, mesmo que poucas, para ter certeza de que você conseguiu o melhor negócio possível.

Isso inclusive vai aumentar a satisfação da outra parte.

É crucial ter paciência e ir devagar. Se você fecha uma negociação muito rápido, pode estar deixando de aprender várias informações importantes que poderiam ajudar bastante!

Isso também pode deixar o cliente com uma sensação de que não obteve o melhor negócio, e afetará futuras oportunidades.

O cliente deve sentir que ele está ganhando na hora de fechar a negociação.

O cliente deve sentir que ele está ganhando na hora de fechar a negociação.

A negociação começa após o cliente ter “comprado” a proposta. Aquele cliente já escolheu comprar com você, o que está em jogo agora são os termos e condições. O processo de venda termina com pós-venda.

Não comece a negociar antes de terminar de vender, e também não volte a vender depois que você já começou a negociar.

Quer saber mais? Leia essas 4 regras de ouro que são a base de uma negociação.

A questão das objeções também é importante. Muitas delas vão surgir inevitavelmente, e é importante usar técnicas de negociação para superá-las.

As objeções não são um problema nas negociações – se um cliente está perguntando e pensando em objeções, ele está interessado!

Uma técnica de negociação que vale a pena é analisar as objeções que mais apareceram no passado.

Pegue o ano anterior ou mesmo o semestre e anote tudo de difícil que você passou.

Com calma, pense em soluções e argumentos que podem te livrar dessas situações no futuro.

Não se esqueça de sempre estudar o cliente! Assim como você tem seu pacote de cenários possíveis, valores mínimos e máximos e possibilidades, o cliente também tem o dele.

Tente entender o que motiva isso, como por exemplo metas pessoais e da empresa, tendências de mercado e pressões competitivas.

Com essas técnicas em mãos, vá a luta e obtenha o melhor negócio possível para a empresa, para você e para o cliente!

Quer saber quais são os erros a evitar em uma negociação? Veja aqui!

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