Conheça frases para chamar atenção de clientes. Essas 4 técnicas vão ajudar a criar frases de impacto para vendas!

Você consegue se lembrar quais foram as últimas mensagens que fizeram efeito em você, como consumidor? Foram mensagens publicitárias, educativas, ou um conversa verdadeira com um vendedor?

Em primeiro lugar, você realmente consegue se lembrar de alguma coisa que “surtiu efeito” com você? Se a resposta é afirmativa, você faz parte da minoria, pois a maioria das pessoas não conseguem se lembrar de frases para chamar atenção de clientes.

Isso, porque, na verdade, frases para chamar atenção de clientes não são fáceis de desenvolver e empregar. Como chamar a atenção de clientes é uma arte!

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Porque é tão difícil chamar a atenção dos clientes?

Essa dificuldade em criar frases para chamar clientes para comprar só demonstra como é complicado promover o seu produto ou o seu serviço. As mensagens publicitárias não funcionam com você e, em grande parte, com ninguém. Para começar, é preciso empregar palavras que chamam atenção do cliente ou prospect.

A grande verdade nisso tudo é que você deve capturar a atenção de seus prospects nos primeiros segundos ou sua mensagem de vendas será ignorada. Simples assim.

Dito isso, buscamos 4 técnicas comprovadas de como você pode usar a sua mensagem para capturar rapidamente a atenção de um prospect.

Essas técnicas se aplicam a qualquer meio em que você estiver usando: comerciais, internet e, discursos de vendas. E culminam com a criação de excelentes frases para chamar atenção de clientes.

frases para chamar atenção de clientes

4 maneiras de conseguir a atenção dos seus prospects

Fique de olho: Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes

Técnicas e frases para chamar atenção de clientes

Veja como usar palavras que chamam atenção de clientes e prospects e como chamar atenção do cliente de forma efetiva.

Você vai ver que mais que atrair atenção elas também funcionam como frases para chamar o cliente para comprar.

Mas, antes disso, entenda o que é viés cognitivo!

Como chamar atenção de clientes com frases baseadas em viés cognitivo

Viés cognitivo é uma espécie de atalho mental que nosso cérebro usa na hora de tomar uma decisão.

Por exemplo: o chamado viés cognitivo do “efeito de adesão”, também chamado de “efeito manada”, diz que tendemos a preferir aquilo que a maioria também prefere. Assim, na hora de comprar um tênis, muitos optam pela marca da moda.

Essa é a base da teoria do viés cognitivo. E, neste posts, você vai ver como usá-la para

Agora que você entendeu o que é viés cognitivo, aqui estão 4 técnicas comprovadas que você pode usar para capturar rapidamente a atenção de um prospect. Elas se aplicam a todos os meios, incluindo a Internet.

palavras poderosas para chamar atenção do cliente

Veja mais sobre viés cognitivo neste post de nosso CMO, Júlio Paulillo, para o Blog Transformação Digital: Entenda o que são vieses cognitivos e como usar em técnicas de vendas

#1. Fazer uma indicação dramática

Este tipo de frase se baseia em dois vieses cognitivos:

  • Expectativa exagerada: baseados em estimativas, tendemos a acreditar nelas quando são muito satisfatórias, em vez de em dados reais.
  • Efeito contraste: quando se tem contato com algo muitas vezes maior comparativamente a outras alternativas.

Quando vemos uma propaganda ou campanha de marketing que fisga nossa atenção na TV, um outdoor que nos deixa curioso ou, até mesmo um discurso de vendas que faz com que queiramos saber mais, provavelmente fomos vítimas de uma declaração dramática.

Afinal, uma dose de drama, mesmo que muitas vezes exagerado, acaba atraindo os consumidores. Essa é a maneira mais óbvia de chamar atenção de alguém.

Alguns exemplos de frases para chamar atenção de clientes:

  • Perca 8kg nas próximas 2 semanas sem fazer dieta.
  • Meu médico usa e indica esses produtos nutricionais.
  • Dobre suas vendas e reduza suas despesas de publicidade.

No final, a sua declaração dramática será ainda mais eficaz quando descrever um grande benefício para o seu prospect. Mas só tome cuidado com as falsas promessas. Afinal, não estamos falando para você enganar ninguém, apenas comunicar seu valor de maneira atrativa.

Veja também: Um guia completo para a gestão de relacionamento com clientes

#2. Surpreenda com algo inesperado

Este tipo de frase usa o o viés de distinção. Esse viés faz com que a pessoas não pesem bem duas alternativas quando analisadas em conjunto, comparativamente, do que se as analisassem uma de cada vez.

Ao ser surpreendido com condições especiais, esse viés pode se manifestar nas decisões das pessoas.

Surpresas inesperadas sempre atraem atenção. É como uma flor chegando no trabalho de uma esposa ou namorada em uma data fora de época. Ela ficará surpresa e encantada e, de quebra deixará todos ao redor surpresos e encantados.

Muitas vezes, a atenção negativa é causada por algo que está dando errado. Mas você também pode usar uma surpresa inesperada para atrair a atenção positiva.

O exemplo acima foi um tanto quanto utópico, mas demonstra como sempre é possível tirar partido das surpresas.

Vamos ver um exemplo prático de como podemos usar uma surpresa a favor do seu discurso e assim ganhar atenção do seu cliente.

Você recebe uma ligação de um vendedor de um fornecedor, com um desconto de 10% para adiantar o seu pedido no mês, se fizer isso até o dia 30. Serão grandes as chances de você realmente adiantá-lo e ainda ganhar um belo desconto.

Você pode até comprar um pouco mais de coisas do que compraria normalmente, ou que compraria em outro fornecedor. Mas, com um desconto de 10%, a compra parece valer a pena.

Essa surpresa inesperada chama a nossa atenção e gera um pedido de vendas durante um mês que  você pode não ter planejado comprar nada desse fornecedor.

Exemplo deste tipo de frase para chamar atenção de clientes:

Um cliente acaba de fechar um pedido e o vendedor liga dizendo isto:

– Já feche o pedido para o próximo mês também e te damos o dobro de prazo para pagar a primeira fatura, isto é: você faz o pedido deste mês e o do outro também e só paga tudo daqui 3 meses!

frases para chamar atenção de clientes

Use o elemento surpresa para ganhar a atenção de seu cliente.

Frases para divulgação e frases de efeito para vendas são apenas algumas das que você pode usar em seu dia a dia, veja mais algumas:

#3. Faça uma pergunta provocativa

Aqui, o viés de backfire effect é usado. Neste caso, ao apontar uma ataque a uma crença da pessoa, sua atenção é chamada para se defender dessa afirmação.

Mas, no final, é preciso deixar claro que se tratava de uma provocação e que a oferta, na verdade, reforça a crença da pessoa.

Imagine abrir uma correspondência em sua mesa e se deparar com a seguinte pergunta: “se você é um executivo tão inteligente, porque você não está gerando uma renda de 6 dígitos?“.

Não conheço muitas pessoas que poderiam resistir a essa forma de como chamar atenção de clientes, especialmente se elas realmente não tiverem gerando uma renda de 6 dígitos.

Perguntas provocativas assustam seus potenciais clientes e os obrigam a saber mais, continuarem perguntando, ou a lerem a sua apresentação.

Aqui estão mais 2 exemplos de frases para chamar atenção de clientes na forma de perguntas provocativas:

  • Por que você está pagando tanto pelo seu plano de saúde?
  • Você realmente espera ficar rico trabalhando para outra pessoa?

Confira: Feedback de clientes: quem reclama merece um “muito obrigado”

#4. Personalize

Este tipo de frase está ligada ao viés de ancoragem ou focalismo. Assim, tendemos a dar mais credibilidade a informações que já conhecemos e nos parecem mais familiares.

A personalização também atrai a atenção imediata. A personalização é uma forma de segmentação em que se definem as características e preferências de certos grupos de clientes.

Assim, sua personalização pode ser individualizada (quando tem poucos clientes) ou orientada por grupo. Você pode segmentar por nomes, por sexo, por ideias e etc.

Use a personalização individualizada quando você estiver se comunicando diretamente com uma pessoa por e-mail, correio postal, telefone, reuniões e etc. Use o nome de seu prospect. O nome de uma pessoa é a palavra mais doce que ela pode ouvir.

Outras informações pessoais que você sabe sobre seus prosoects. Mas cuidado para não exagerar.

Você pode personalizar com um nome quando você estiver se comunicando diretamente com um prospect. Mas como você pode criar vínculo pessoal com potenciais clientes para fazê-los visitar o seu site, lerem o seu anúncio ou ouvirem o comercial no rádio?

Use a personalização em grupo quando você não estiver se comunicando diretamente com uma pessoa.

Você pode ter algo pessoal, referindo-se às características conhecidas de seu mercado-alvo. Por exemplo, use frases para chamar atenção de clientes como estas:

  • Quando você começou seu negócio, para os empreendedores.
  • Seu time de futebol predileto, para os fãs de esportes.
  • Toda mãe sabe, para mulheres com filhos.

A personalização de grupo não é tão eficaz quanto a usar o nome de uma pessoa. Mas ainda atrai a atenção porque seu potencial cliente pode reagir achando que se trata dele naquele momento.

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Saber como chamar atenção de clientes com frases é importante, mas se você não souber, depois disso, que perguntas fazer para entender suas necessidades, seus esforços podem não dar em nada.

Por isso, veja algumas dicas de perguntas de vendas, neste vídeo de nosso canal do YouTube:

Leia mais: 15 perguntas para a equipe iniciar conversas com os clientes

Aprenda a aplicar essas técnicas em seu discurso comercial

Como chamar atenção de clientes? Inclua essa técnicas em seu discurso comercial, seus e-mails, interações via fone, reuniões e outras oportunidades de prospecção.

Assim, as chances de você realmente conquistar a atenção de seus potenciais clientes é muito maior e, você não vai falar sozinho. Quando você emprega essas técnicas em suas interações com seus prospects, aumenta suas chances de atenção e sucesso.

E quando você conseguir a atenção de seus potenciais clientes, você terá ganho o que de melhor eles podem dar a você: sua atenção. Por isso é importante só prometer o que pode cumprir.

Depois que tiver conquistado a sua atenção, faça bom uso. Apresente suas ideias de maneira clara e, seja direto na hora de exaltar o benefício prometido na abordagem.

Ao fazer isso, incluindo esse tipo de frases e palavras que chamam a atenção dos clientes no seu discurso, ele vai parecer totalmente coerente, já que você só prometeu aquilo que pode cumprir.

Frases de vendas nunca são de mais! Por isso, confira mais algumas neste vídeo do Thiago Concer:

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