Você tem noção de o que faz um coordenador de pós-vendas? Este é um dos cargos de vendas mais importantes para as empresas que trabalham na comercialização de produtos e serviços.

O pós-venda pode ser definido como o atendimento que é prestado ao cliente após a finalização da compra de algum produto ou serviço. Trata-se de um conjunto de ações que têm como objetivo atender às necessidades do cliente, construir um relacionamento duradouro e fidelizá-lo.

Neste artigo, você vai entender melhor as funções de um coordenador de pós-vendas e conferir 5 dicas de como fazer pós-venda de maneira eficiente.

O Funil de Vendas na prática

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Coordenador de pós-vendas: principais atribuições

O coordenador de pós-vendas é responsável por definir, implementar e monitorar as estratégias de pós-venda de determinado produto ou serviço. Assim, cabe ao profissional que ocupa esse cargo acompanhar os indicadores de desempenho relacionados a essa atividade, como:

  • número de reclamações;
  • solicitações de suporte atendidas;
  • pedidos de troca;
  • ligações feitas para os clientes;
  • índice de satisfação, etc.

O coordenador de vendas também desenvolve soluções para os problemas que são apresentados pelos clientes. Além disso, ele estabelece metas para a equipe que coordena, administra os custos do setor, gerencia recursos e aloca a mão de obra de acordo com a necessidade, delegando tarefas e definindo agendas.

É atribuído ao coordenador de vendas a função de gerenciar todos os dados sobre o que foi vendido, bem como a performance dos colaboradores que trabalham na linha de frente do processo de vendas.

A esse profissional, cabe também fazer a apresentação de relatórios com análises, conclusões e sugestões pertinentes.

O coordenador de pós-vendas deve saber identificar a necessidade de fornecer treinamentos para os membros de sua equipe. Dessa forma, sempre garantirá a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente.

Para ocupar um dos mais importantes cargos de vendas, o profissional precisa saber acompanhar o trabalho dos vendedores, Assim, poderá verificar o progresso das metas e se as estratégias de pós-venda estão sendo executadas adequadamente.

Além disso, é necessário estar sempre a par da assiduidade e pontualidade dos colaboradores.

Confira em nosso blog: Suporte a vendas: o que faz um profissional que atua nessa área?

Vale conferir também esta apresentação de slides:

5 dicas de como fazer pós-venda

Agora que você já está mais por dentro sobre as atribuições de um dos mais cobiçados cargos de vendas, veja a seguir algumas dicas valiosas de como fazer pós-venda para construir um relacionamento mais duradouro com seus clientes e fidelizá-los.

1. Faça o follow-up

O follow-up é o contato direto que a marca faz com o cliente algum tempo após a finalização da compra. Pode ser uma ligação, um e-mail ou, dependendo do caso, uma visita presencial.

A intenção do follow-up é não deixar que o seu cliente te esqueça, além de lembrá-lo das qualidade e benefícios do seu produto ou serviço.

2. Mantenha seus clientes informados sobre lançamentos e promoções

Faz parte de um pós-venda eficiente informar os clientes sobre novos produtos ou promoções exclusivas. A ideia é convencê-los a comprar novamente com você e reforçar o nome da marca na mente deles. O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso.

3. Fique atento às datas especiais

No pós-venda, você não pode se esquecer de datas significativas para o cliente, como aniversário, casamento, nascimento do filho ou até mesmo tempo de relacionamento entre ele e a sua empresa.

Nessas ocasiões, é interessante que você envie um presente especial, uma mensagem personalizada ou faça uma ligação. Isso porque momentos como esses são excelentes oportunidades para fortalecer o vínculo entre o cliente e a sua marca.

Ao lembrar dessas datas especiais, você estará mostrando que se preocupa com o cliente e que ele é importante para você.

4. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são importantes ferramentas de pós-venda. Ao mensurar o quão satisfeitos os seus clientes estão com seus produtos e serviços, fica mais fácil traçar estratégias de melhoria e de fidelização.

Além disso, essas pesquisas no pós-venda mostram que a sua empresa se importa com a opinião dos clientes e está empenhada em melhorar no que for preciso.

Veja mais: 3 maneiras de fazer pesquisa de satisfação do cliente

5. Implemente um software de CRM

Ao implementar um software de Customer Relationship Management (CRM), você poderá fazer a integração de todas as suas estratégias de pós-venda. Assim, é possível aprimorar o relacionamento com os clientes.

Esse tipo de plataforma reúne as informações mais relevantes sobre cada cliente, permitindo, assim, que você os conheça melhor e possa ser mais assertivo nas suas estratégias de abordagem.

Saiba mais: Como usar o CRM e a tecnologia da informação para atingir os melhores resultados em sua empresa?

Ouvir os clientes é fundamental para quem trabalha com pós-vendas., por isso, confira este vídeo do Raul Candeloro:

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Ficou claro tudo o que um coordenador de pós-vendas faz? Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de colocá-las em prática para impulsionar os resultados.