Conheça as 10 atitudes do líder para manter em alta motivação de equipe com ações simples de implementar e com grandes resultados

Para trabalhar a motivação de equipe é preciso levar em conta diversos fatores. Várias teorias foram escritas sobre o assunto, mas uma lição principal que tiramos delas é que é preciso entender como verdadeiras motivações pessoais de cada indivíduo.

Conforme as necessidades que o membro de sua equipe tem, conforme os sonhos e desejos que ele almeja, diferentes modelos de motivação para equipes devem ser empregados.

Se você enfrenta dificuldades para desenvolver ações de motivação de equipe, não se preocupe. Ao longo deste post, daremos 10 dicas de ouro para realizar ações motivacionais para funcionários:

  1. Esteja presente e mostre seu apoio e interesse
  2. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa
  3. Integre diferentes equipes
  4. Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores
  5. Ofereça benefícios na forma de parcerias
  6. Defina metas claras
  7. Reconheça aqueles que se destacam
  8. Inspire pelo exemplo
  9. Retorne sempre um feedback
  10. Celebre as vitórias!

Boa leitura! E se você estiver sem tempo para ler, clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Por que é importante conhecer as melhores técnicas de motivação da equipe?

É preciso entender que necessárias necessidades, como a se alimentar ou de se abrigar do frio, e ainda de ter equipamentos de trabalho e instalações, não são fatores que ajudam na motivação de equipes. Em primeira instância, elas apenas permitem que se inicie um trabalho de motivação.

Por isso, não atenderá às necessidades básicas de seu tempo, não haverá como motivar sua equipe.

Entender como melhorar o ambiente de trabalho é uma etapa zero da motivação de equipe. Para isso, é preciso considerar:

  • ambiente seguro;
  • boa iluminação e higiene;
  • equipamentos;
  • treinamentos eficientes e adequados;
  • conforto, saúde e alimentação;
  • plataforma de apoio onde o funcionário se sinta à vontade.

A verdadeira motivação em equipe vem dos ganhos que ultrapassam este mínimo aceitável.

Veja agora algumas técnicas e ações práticas que você pode usar para a motivação de equipes em seu ambiente de trabalho . São iniciativas que você mesmo pode implementar. O importante, como dissemos, é estar atento às quais necessidades da equipe estas ações estão suprindo e em que grau isso a motiva.

10 ideias para motivação de equipe de venda

motivação de equipes

É preciso entender os desejos e necessidade da equipe para conseguir motivá-la.

1. Esteja presente e mostre seu apoio e interesse

Cumprimentar todo mundo com um educado e (por que não?) Caloroso bom dia (sem cinismo) já é um ótimo passo. Mas reserve um momento do dia para visitar cada equipe, perguntar como estão, se precisa de algum auxílio ou orientação. É evidente que esta atitude para “da boca para fora”, de nada vai valer. Mas, ao se sentir prestigiada e apoiada, a team tende a se motivar.

2. Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa

Saber onde a empresa quer chegar é muito importante. Mais ainda é saber como a alta direção planejou tudo isso, quais as estratégias e táticas envolvidas. E, nesse contexto, onde entra o papel do colaborador, qual sua importância nisso tudo? Ao perceber que seu desempenho é tão importante e valorizado quanto o de qualquer outro, o funcionário tende a se achar reconhecido, aumentar sua motivação.

3. Integre diferentes equipes

O sentimento de que “todos estamos no mesmo barco” é muito saudável e, com certeza, fator de união e motivação de equipe. Por isso, promova reuniões em cada equipe, mesmo de outros setores, exponha suas dificuldades do dia a dia. Se acontecer um diálogo agradável e um sentimento de empatia se estabelecer, os resultados extremamente motivadores.

Dica de ouro: profissional a experiência com o smarketing (setores de vendas e marketing). Trabalhando de forma integrada, os departamentos têm tudo para oferecerem resultados mais expressivos e carregados de motivação e coletividade!

4. Valorizar como ideias e iniciativas dos colaboradores

motivação de equipes

Motive sua equipe ouvindo atentamente suas idéias e sugestões.

Muitas pessoas sentem motivadas com desafios, outras buscam reconhecimento. Para ambas, saber que suas opiniões e sugestões são ao menos ouvidas com atenção já é um importante passo para a motivação de equipes. Uma maneira de conseguir isso é a caixa de sugestões famosa, mas um concurso solicitando ideias para solucionar um problema específico da empresa, com um prêmio interessante, terá efeitos motivacionais na equipe muito mais acentuados.

5. Ofereça benefícios na forma de parcerias

É muito comum que grandes empresas ofereçam descontos para que seus funcionários usem academias, escolas de inglês, restaurantes e até cinemas. Mas esta prática não é exclusiva das grandes corporações. Qualquer empresa pode entrar em contato com outras e propor este tipo de parceria. Experimente e veja os resultados na motivação de suas esquipes!

6. Defina metas claras

Você quer uma equipe motivada para que ela atinja resultados de forma eficaz, correto? Nada mais justo que estabelecer com clareza essas metas. Melhor ainda seria fazer com que todos entendessem como estas metas contribuem para os resultados globais da empresa.

Se quiser uma dica para fazer uma gestão de metas bem locais, assista ao vídeo abaixo sobre a metodologia SMART !

7. Reconheça aqueles que se destacam

É preciso ter tato e cuidado nesse momento. Afinal, dependendo do estilo da equipe, este reconhecimento pode ser mais bem aproveitado se feito em particular. Mas, se você perceber que é um consenso no grupo, faça os elogios em público, sem esquecer de mencionar a colaboração dos demais.

Equipes de alta performance em vendas costumam se sentir inspiradas pelo reconhecimento dado a outros companheiros. Por isso, se sua equipe opera com o foco em resultado, esta pode ser uma boa ideia para motivar a equipe.

8. Inspire pelo exemplo

Um excelente método para a motivação da equipe é fazer o que se diz. Um bom líder mostra que mais que dar ordens ou orientações ele também segue à risca tudo que pede é muito mais valorizado pelo tempo, que se sente motivado e inspirado a seguir seu exemplo.

9. Retorne sempre um feedback

Mesmo quando negativo (e se não for feito em caráter de cobrança), um retorno sobre os resultados sempre é benéfico para motivar a equipe. Nada pior para o momento que não sei se o rumo tomado está dando os resultados esperados. Tanto individualmente como em grupo, é muito importante para dar feedback a seus funcionários. Por isso, elogie os acertos e cumprimento de metas, oriente nos erros e nos resultados abaixo do esperado.

Antes de conhecer a última dica de motivação de equipe, que tal refletir sobre as formas de dar feedbacks mais assertivos?

Com a ajuda das ferramentas certas, fica mais fácil acompanhar o desempenho do tempo e identificar oportunidades e necessidade de retorno. Para te ajudar com isso, disponibilizamos uma planilha gratuita com 3 formas de avaliar o desempenho dos vendedores . Conheça e coloque em prática!

10. Celebre as vitórias!

motivação da equipe

Festejar como conquistas motiva seu tempo de vendas!

Não é preciso dar grandes festas a todo momento. Basta ser proporcional ao retorno conseguido. Ao atingir as metas de um grande projeto, nada mais justo que sair para comemorar ou mesmo organizar uma pequena reunião na própria empresa. Festas de final de ano também podem ser usadas para relembrar esses momentos. Mas uma festinha por um motivo especial sempre ajudará muito na motivação da equipe!

Bônus: dê um boost na motivação com o Funil dos Sonhos!

Vendedores motivados conquistam muito mais. Pensando nessa máxima, desenvolvemos uma ferramenta exclusiva para turbinar a rotina do seu time de vendas, ajudando-os a encontrar um propósito especial para performar cada vez melhor: a realização de sonhos.

O Funil dos Sonhos é uma ferramenta intuitiva e de fácil configuração, pensada para conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Basta que o vendedor insira, na ferramenta, informações sobre o sonho buscado (casa própria, viagem, carro etc) e dados sobre sua produtividade e cadência de vendas. Depois, é só esperar que o sistema cruze os dados e gere um dashboard SUPER visual, indicando quais as metas que precisam ser cumpridas para que a realização do sonho seja possível no prazo estipulado pelo vendedor.

Entenda mais sobre o Funil dos Sonhos:

Recapitulando…

Em resumo, são 10 as atitudes que devem ser sempre cultivadas pelo líder para manter uma motivação de equipes:

  1. Esteja
  2. Mostre
  3. Integre
  4. Valorizar
  5. Ofereça
  6. Defina
  7. Reconhecer
  8. Inspirar
  9. Retorne
  10. Celebre

Agora você já conhece algumas técnicas certeiras de motivação de equipe. Mas lembre-se de que, acima de tudo, uma equipe é motivada por uma boa gestão de vendas  pela liderança. Pensando nisso, e para te ajudar a otimizar os processos internos, separamos alguns materiais que podem ser úteis: