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Potencialize a comunicação com os clientes com 5 dicas

Escrito por
Fernanda Balieiro

Potencializar a comunicação com a clientela significa vender mais e melhor

Para obter sucesso em uma empresa, é imprescindível investir em uma boa comunicação com seus clientes. Você já ouviu falar de alguma organização bem-sucedida no mercado que não sabe passar sua mensagem para os clientes?

A boa comunicação é um diferencial, tanto na hora de nutrir a relação com seus antigos clientes quanto para atrair novos compradores.

Tem interesse no assunto? Confira aqui as melhores dicas para aperfeiçoar e potencializar a comunicação com os clientes do seu negócio!

Potencializar a comunicação com seus clientes é essencial para vender melhor

1. Ouça o que o cliente tem a falar

Na hora da venda ou de obter o feedback, é importante realmente prestar atenção naquilo que o cliente fala. Se no passado o que se esperava de um vendedor era que ele fizesse propaganda de vários produtos em uma mesma compra, hoje em dia, valoriza-se muito mais aqueles que verdadeiramente entendem o que o consumidor procura. Dessa forma, pode-se atendê-lo de maneira eficaz.

A pessoa que utiliza os serviços da empresa fica satisfeita e se vê muito mais suscetível a voltar ao estabelecimento — e assim as chances de fidelizá-la são muito maiores.

Não se esqueça de que o bom atendimento muitas vezes gera ótimo marketing espontâneo. Em outras palavras, clientes satisfeitos conversarão com outras pessoas sobre o serviço prestado e assim você conseguirá novos clientes.

Veja como o CRM pode ajudá-lo a potencializar a comunicação e fidelizar clientes:

Mantenha contas atualizadas nas redes sociais

2. Utilize a tecnologia

Com as redes sociais em alta, acabou-se a época em que empresas fazem sucesso apenas no mundo real! Por isso, é importante manter contas atualizadas nas redes sociais e investir na comunicação por esse meio, certo?

As redes sociais, atualmente, são o principal veículo de comunicação entre uma marca e seus consumidores, ou seja, uma grande oportunidade para criar relacionamentos fortes e fixar sua marca no mercado!

O perfil do Pontofrio no Twitter é um ótimo exemplo de como a atuação nas redes sociais pode impactar na “realidade” da empresa. Hoje, a empresa tem mais de 250 mil seguidores naquela rede. E há investimentos em anúncios que tenham a ver com os assuntos mais falados na mídia online.

Entenda por que as redes sociais são importantes para sua empresa (e suas vendas) no post Social Selling: o que é e como implementar em sua estratégia de vendas.

3. Não se esqueça do cliente quando a compra acabar

É importante saber que o cuidado com o cliente não deve ser feito apenas enquanto ele está comprando. Assim, para ter uma comunicação de alto nível com os clientes em sua empresa, faça questão de que os seus funcionários continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.

Mas cuidado: existe uma linha tênue entre cuidar de seu cliente e irritá-lo. Por isso, nesses contatos posteriores, tenha sempre em mente o que realmente deseja falar com a pessoa, seja uma promoção especial ou apenas para saber se ela ainda necessita de algum serviço prestado pela marca.

4. Preste atenção nas palavras

Conservar um tom profissional é importante na hora de melhorar a comunicação com seu cliente. Não se esqueça, acima de tudo, de que eles são pessoas que consomem seus produtos. Por isso, evite gírias e outras expressões que possam tornar sua conversa muito informal (se essa não for a postura de sua empresa desde o início do relacionamento, afinal, cada organização tem uma realidade particular).

Nas redes sociais também é importante ter essa ideia em mente. A página do Facebook da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, opta por uma linguagem mais formal. Por outro lado, páginas como a da Prefeitura de Curitiba no Facebook investem em um conteúdo mais informal, com memes e outras expressões bastante usadas no universo online.

Avalie com sua equipe como será a linguagem utilizada pela marca.

Seja mais objetivo e vá direto ao ponto!

5. Seja mais objetivo

Na comunicação com o cliente, a melhor estratégia é sempre ir direto ao ponto. Mantenha a conversa simples e seja claro ao passar informações, para que assim o cliente decida o que pretende fazer.

A comunicação eficaz com os clientes é um requisito básico para que empresas tenham êxito. Com algumas atitudes básicas, ela pode ser potencializada, o que impactará no lucro da marca!

Que saber mais sobre o tema comunicação? Então confira os seguintes artigos: 3 ferramentas de comunicação interna online para vendas e 9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

Gostou do post? Deixe um comentário abaixo, contando o que tem feito para melhorar a comunicação com o cliente do seu negócio!

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