Um CRM para concessionárias pode ajudar as empresas do ramo a se conectar com seus clientes, gerenciar a carteira e, ainda, encontrar novas oportunidades de negócios e aproveitá-las antes que seja tarde demais. 

Principais aprendizados deste artigo:

Por sinal, lutar contra a concorrência e fidelizar clientes é um grande desafio para quem vende ao consumidor final. Eles estão suscetíveis a incentivos, apelos e ofertas, logo, é difícil conseguir combater esses fatores.

Dito isso, algumas empresas simplesmente esquecem de seus clientes no processo de vendas e, também, depois que a venda acontece.

Muitas empresas se esquecem do pós-venda e da importância de manter relacionamentos com seus clientes não apenas para mantê-los distantes da concorrência, mas para conseguir indicações de novos clientes.

Por isso, utilizar um sistema para concessionária, no qual é possível agendar tarefas de follow-up de rotina, acompanhar negociações e manter o cadastro de clientes atualizados, entre várias outras atividades, pode trazer vários benefícios para o time comercial da concessionária. Entenda o porquê neste artigo!

Como um CRM otimiza o processo de vendas da concessionária?

Quando estamos satisfeitos com uma compra, seja pelo atendimento ou produto em si, costumamos indicar a empresa que nos atendeu bem, não é mesmo?

Nem sempre. Muitas vezes, nós fomos bem atendidos e adoramos a negociação que fizemos, mas simplesmente nos esquecemos de indicar essa empresa para familiares, amigos e clientes. Por quê?

Simplesmente porque esquecemos. Isso acontece quando, após comprarmos, não temos mais contato com a marca e, assim, deixamos de lembrar que ela existe.

Não é uma punição, nem uma vingança. É um processo natural. Logo, as companhias deixam de receber indicações de pessoas que estão completamente felizes com o produto.

Por esses e outros motivos o CRM para concessionárias é tão importante. Com ele, você tem a oportunidade de não deixar que o cliente se esqueça da sua empresa – nem antes, muito menos depois da venda.

CRM é uma estratégia de relacionamento com o cliente

Por quê? Porque o CRM não é apenas um sistema, um software, mas um modelo de relacionamento, em que colocamos clientes, prospects e envolvidos no centro da estratégia comercial da empresa.

Afinal de contas, sem um bom relacionamento com nosso cliente, não vendemos nem para ele, nem para ninguém. O relacionamento não apenas abre portas, ele também permite que as pessoas continuem lembrando do que fazemos, do que oferecemos e, principalmente do nosso produto, na hora de indicar.

Uma concessionária de veículos pode se beneficiar muito disso. Primeiro, porque comprar um carro (bom) é um grande desafio. As pessoas precisam ter uma grande confiança e não cair em uma armadilha que, muitas vezes, só é revelada quando fecham o negócio.

Por esse motivo, acaba sendo um negócio de família. Quando uma pessoa encontra sua concessionária – seja de carros novos ou usados – de confiança, indica para a família e os amigos.

Lembrar para ser lembrado!

Como falamos, o desafio é grande para o consumidor. E, quando ele encontra uma concessionária de confiança, quer que todos fiquem sabendo disso.

Infelizmente, alguns vendedores de automóveis têm má reputação. Por outro lado, essa pode ser uma vantagem da sua empresa: ao ter uma boa reputação, tendo profissionais que posicionam a marca como “um achado”.

Contudo, mesmo que você tenha um vendedor que seja “um achado”, não pode deixar seus clientes jogados a qualquer atendimento e relacionamento. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você usar o CRM para loja de carros a seu favor.

Como usar um CRM para concessionárias?

Use um sistema para concessionárias para: 

  • cadastrar todas as informações importantes; 
  • agendar alertas periódicos de manutenção preventiva; 
  • guia o cliente na revenda; 
  • centralizar todas as informações no WhatsApp. 

Veja como tudo isso é possível!

1. Cadastrar todas as informações importantes

Empresas de varejo, que atendem o consumidor final, têm o péssimo hábito de não pegar as informações completas dos prospects. Elas se resumem a pegar o telefone e o nome de cada potencial comprador.

No entanto, por que não fazer uma pesquisa socioeconômica durante a visita do cliente? Para isso, procure saber:

  • a faixa de preço que ele pode pagar;
  • quantas pessoas vão dirigir o veículo;
  • quantas vão andar nele;
  • onde ficará guardado;
  • se ele fará seguro;
  • como vai pagar;
  • preferências quanto à cor;
  • opcionais que quer adquirir; 
  • e todas as informações que você se lembrar.

Muitas pessoas apenas querem o carro e não sabem a dificuldade entre o querer e o ter, incluindo como isso se encaixa na renda. A obrigação do vendedor é ajudar o cliente a realizar a compra e, para isso, é preciso ter todas as informações possíveis.

Com essas informações em mãos, pode-se não apenas oferecer e guiar o cliente até seu desejo, mas permitir que ele se concretize.

crm para concessionárias

Para completar, muitos CRM também contam com um app para controle de estoque de concessionária, que ajuda a empresa a manter o controle do que vende, melhorando ainda mais a experiência dos clientes.

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2. Agendar alertas periódicos de manutenção preventiva

Poucas empresas necessitam tanto de pós-venda quanto uma concessionária. Primeiro, porque o carro é um produto que exige manutenção contínua.

Então, desde que o veículo sai da concessionária, ele está em contagem regressiva: as pessoas sabem que, em algum momento, vão precisar parar para revisão, troca de óleo, manutenção preventiva etc.

O papel da sua empresa é agendar alertas para lembrar o cliente que essa hora chegou. Por mais que uma revisão de 10, 20, 40 ou 100 mil quilômetros seja necessária e o odômetro esteja em frente ao motorista, muitas vezes, ele se esquece.

Assim, tire proveito disso com a ajuda de um CRM para concessionária. Lembre ao seu cliente de fazer a correta manutenção do veículo, para que ele não tenha problemas no futuro. E a melhor maneira de fazer isso é agendando alertas para entrar em contato.

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3. Guiar o cliente na revenda

A revenda é um bicho de 7 cabeças. Entretanto, quando a concessionária acompanha a compra e a manutenção dos veículos de seus clientes, isso não é tão complicado assim.

Ninguém melhor do que o especialista (no caso, sua empresa) para dizer ao cliente que está na hora de trocar de carro para não ser muito desvalorizado e perder dinheiro.

Ao fazer isso, cria-se uma oportunidade imediata de fazer novos negócios com os clientes da base e, como muitos deles fazem a troca de veículos de maneira periódica, tendem a querer estar perto das empresas que os ajudam a comprar, manter e vender seus veículos.

Dessa maneira, além de você receber indicações, terá um índice de satisfação de clientes ainda maior, tornando-os mais resistentes às escapadinhas pela concorrência.

4. Centralizar todas as interações com o cliente no WhatsApp 

Por se tratar de um modelo de negócio B2C, é normal que as interações com os clientes aconteçam em plataformas como o WhatsApp.

Já parou para pensar o que pode acontecer se você simplesmente perder suas conversas? Como poderá dar continuidade em suas negociações e no relacionamento com os clientes?

Manter essas conversas em uma plataforma segura, como um CRM, é crucial. Além disso, você pode manter um cadastro completo e atualizado dos clientes, sem perder nenhuma vírgula do que foi alinhado.

No Agendor, oferecemos a possibilidade de integrar o WhatsApp com o CRM de uma forma muito simples, que diminui o trabalho manual dos vendedores, elevando sua produtividade.

Entenda como essa integração funciona:

O vendedor que usa o CRM nunca deixa de tratar seu cliente como cliente

O grande problema de vendedores e empresas que não usam o CRM é que eles pensam apenas em vender.

Esquecem que a sólida reputação criada por um longo relacionamento no decorrer do processo de vendas, depois da compra e, principalmente, no momento de comprar novamente, é o que vai permitir que uma empresa atraia novos clientes.

A relação entre o cliente, a empresa e o vendedor precisa ser como um casamento em bodas de ouro: milhares de dificuldades, mas sem perder a proximidade.

Problemas existirão ao longo de qualquer relacionamento. O que diferencia um relacionamento duradouro de um ruim é justamente o apoio nos momentos críticos.

Quando o cliente confia em uma concessionária, ele sabe que, mesmo com problemas, terá alguém pensando ao seu lado.

Confira um case de sucesso de uma concessionária de veículos que utilizou o Agendor para alavancar suas vendas!

“O Agendor nos trouxe um mapeamento melhor dos nossos clientes e mais acessibilidade das informações que precisamos, como o histórico de carros e pesquisas feitas pelo cliente, por exemplo. A ferramenta nos ajuda a sentir melhor o mercado.”

THIAGO FERREIRA – Consultor de vendas da Ponto Forte Veículos

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  • criação e gerenciamento de funil de vendas;
  • monitoramento de métricas e KPI de vendas;
  • priorização de tarefas e oportunidades;
  • integração com sistemas ERP, plataformas de automação de marketing e outras ferramentas; 
  • app para controle de estoque da concessionária; 
  • e muito mais.

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