Feedback é uma daqueles jargões corporativos que causam grande apreensão, seja em chefes ou em funcionários.

Isso acontece porque a maioria das pessoas se sente incomodada em julgar os outros e apontar suas falhas ou pontos em que precisam melhorar.

E, da mesma forma, quem recebe o feedback também se sente apreensivo sobre qual será a sua avaliação perante seus superiores.


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Esse é um sentimento normal, mas que deveria ser evitado. As pessoas precisam encarar o feedback com mais profissionalismo, e não como algo pessoal.

E se um líder, normalmente,  encara o feedback com cautela, imagine o liderado que precisa apresentar um feedback para o gestor por escrito!

Sim, isso faz parte de práticas de avaliação modernas, como a avaliação 360 graus. Nelas, os colaboradores são avaliados por superiores, colegas, subordinados e até clientes e fornecedores, em alguns casos.

Se você quer dicas de como escrever um feedback para o chefe e está inseguro, tire esse sentimento da cabeça agora mesmo!

Para ajudar você nessa missão, preparamos um passo a passo com 7 dicas de como escrever um feedback para o chefe. Mas, para dar certo, você precisa deixar de lado qualquer receio e ter confiança de que está cumprindo com mais uma de suas tarefas e obrigações profissionais.

Vamos lá?

Antes de prosseguir, confira estas dicas do Thiago Concer sobre como dar feedbacks em geral:

Leia também em nosso blog: Você sabe como fazer feedback? Aprenda com 10 dicas práticas

Como escrever um feedback para o chefe em 7 passos

Hora de dar aquele seu sincero feedback para o gestor? Respire fundo e seja objetivo! Prepare-se com antecedência e não deixe para a última hora, sem isso, não tem como escrever um feedback para o chefe.

1. Conheça o perfil de liderança de seu chefe

Antes de começar a escrever a avaliação e dar feedback ao seu chefe, entenda o modo dele pensar e liderar.

Dessa forma, você saberá a maneira certa de escrever e quais tipos de argumentos usar para justificar suas afirmações.

Normalmente, as personalidades se dividem em 4 tipos.

  • Analítica;
  • Pragmática;
  • Diplomática;
  • Expressiva.

Este infográfico ilustra as características de cada uma delas:

como escrever um feedback para o chefe

Se você quer descobrir qual é a do seu chefe, então, leia este post de nosso blog: Estilos de liderança: encontre o seu tipo de liderança, aprimore-o e inspire o time de vendas

Ele é bastante completo e, com certeza, vai te ajudar a entendê-lo melhor.

2. Mantenha um registro de exemplos, para usar nessa hora

Ok, se você não tomou essa providência antes, não tem como usar agora, mas tenho isso em mente para a próxima vez.

É muito importante ir anotando qualquer comportamento ou atitude que possa valer a pena ser citada em sua avaliação do chefe. Assim, faça esse esforço, de agora em diante.

Se não fez isso, comece tentando lembrar desses momentos e faça uma lista.

3. Faça uma introdução falando de como é trabalhar com ele

Você não precisa ir direto na veia e começar a fazer elogios e críticas. Por isso, comece dando um panorama de como é trabalhar com seu chefe.

Use frases do tipo:

  • Trabalhar sob sua liderança significa estar preparado para um novo desafio a cada dia.
  • Cada detalhe é importante e você nos faz perceber a relevância disso.
  • O trabalho em equipe é sempre incentivado.

Mas não se estenda muito e tome cuidado para não entrar em detalhes mais específicos, que devem ser abordados mais adiante.

4. Primeiro fale dos pontos positivos

Comece com a parte boa e crie um clima favorável. Mas não se iluda, seu chefe sabe que não é perfeito (bem, ao menos os bons chefes…).

Por isso, não evite fazer comentários construtivos no sentido de melhoria, por ora, deixe isso para um segundo momento.

Comece com aquilo que seu chefe faz de melhor na liderança da equipe.

5. Siga para os pontos em que gostaria de um apoio maior

Agora sim, apresente aqueles pontos em que o apoio maior do seu chefe poderia trazer um melhor desempenho não só para você, mas para a equipe como um todo.

Evite expressões como erro, falha, deslize etc. Indique aquilo que sente falta e acredita que proporcionaria uma melhora geral de performance.

6. Sempre contextualize e use exemplos

Muitas vezes as pessoas não entendem ou acham que sua argumentação está fora da realidade. Assim, tanto para os pontos positivos como para os negativos, use exemplos de acontecimentos reais.

  • Exemplo positivo: A delegação de tarefas desafiadoras para os colaboradores é uma constante em sua atuação, como foi o a caso do lançamento do novo produto X, em que deu todas as diretrizes para a equipe e acompanhou o projeto confiando em nossa competência, intervindo só quando realmente necessário.
  • Exemplo negativo: Há momentos em que tenho dúvidas sobre alguns procedimentos e gostaria de ter um acesso mais direto a sua liderança e experiência. Isso aconteceu quando precisava negociar rapidamente aquele desconto com o cliente X e você estava em outro estado, fazendo uma visita. Acredito que se definirmos uma canal só para este tipo de consulta, podemos agilizar essa comunicação.

7. Faça uma conclusão propondo algumas medidas que podem te ajudar

As pessoas gostam de sentir que os outros as valorizam e pedem sua ajuda.

Assim, em vez de fazer uma conclusão com “pontos que o chefe precisa melhorar”, doure essa pílula e descreva ações que ele poderia desenvolver para ajudar você a evoluir em sua carreira, como se ele fosse um coach ou mentor.

Veja mais: Avaliação de desempenho e feedback: faça com naturalidade

Você viu como escrever um feedback para o chefe, mas o desafio de dar feedback para outros colaboradores, como colegas e subordinados, sempre existira em sua carreira.

Por isso, confira também estas dicas de como tirar o melhor dos feedbacks:

Inspire-se na hora do feedback: 15 frases sobre avaliação de desempenho e como criá-las

Feedback para o gestor ou para subordinados são importantes formas de entender no que somos bons e no que precisamos melhorar. Assim, um feedback de clientes pode ter um efeito semelhante em sua empresa.

Quer entender isso melhor? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como transformar o feedback dos clientes em vendas