Você já parou para pensar em como as nossas escolhas refletem na nossa vida?

Principais aprendizados deste artigo:

  • As tomadas de decisões em marketing estão presentes em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, e por isso contornam desde ações rotineiras até estratégias de marketing mais complexas.
  • Além de impactar as vendas e a credibilidade da empresa, as tomadas de decisão em marketing também podem afetar o desempenho da equipe.
  • O trabalho em equipe e a colaboração caracterizam uma das maneiras de tomar decisão, a qual considera as perspectivas de diferentes membros da equipe para fazer escolhas.
  • Acompanhar indicadores é fundamental para avaliar se as decisões tomadas estão surtindo efeito. Conheça os principais KPIs de vendas e marketing em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar

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Escolhas estas que podem ser desde as mais simples, como qual roupa vamos usar hoje para ir trabalhar, até as mais complexas, como mudar ou não de estado.

Cada decisão que tomamos impacta o nosso futuro. Elas podem ser determinantes.

Se isso acontece conosco, não seria diferente com as organizações.

Fazer ou não um investimento? Contratar este candidato ou o outro? Mudar ou não nosso preço?

Qualquer decisão errada pode levar uma empresa ao fracasso, e não existe nenhum negócio que esteja vulnerável a isso.

As tomadas de decisão em marketing, portanto, devem ser feitas com muita estratégia. Trata-se de um departamento responsável pela reputação da empresa e pelo seu faturamento. Por isso, é muito perigoso não lidar com este processo dentro do marketing de forma séria.

No mercado atual, uma decisão errada pode ser fatal. Aliás, não apenas pela concorrência em si, mas também pelos clientes, que estão cada vez mais exigentes e rigorosos.

Isto posto, perguntamos: como é feita a tomada de decisão em marketing na sua empresa? Será que isso tem sido realizado da maneira mais segura possível?

Para esclarecer isso, fique conosco e acompanhe a leitura deste artigo.

Neste conteúdo, vamos explicar:

  • o que é tomada de decisão em marketing;
  • por que a tomada de decisão é tão importante;
  • como tomar decisões estrategicamente.

Boa leitura!

O que é tomada de decisão?

A tomada de decisão em marketing é o processo onde os gestores e líderes discutem sobre as escolhas que possuem e que afetam o departamento de marketing e a organização como um todo.

Essa tomada de decisão em marketing envolve desde escolhas mais simples e rotineiras, como qual conteúdo publicar no blog da empresa, até as mais complexas, como a divulgação de uma nova estratégia de precificação dos produtos e serviços da organização. 

Ou seja, as tomadas de decisões estão presentes em todos os níveis organizacionais, sendo eles:

  • operacional;
  • tático;
  • estratégico.

Entenda os aspectos de cada nível organizacional:

Fonte: Melo & Associados

Dentro das tomadas de decisão, podemos encontrar diferentes comportamentos, que também são importantes para encontrar a melhor maneira de fazer as deliberações corretas.

Nesse sentido, existem cinco tipos de tomadas de decisão:

Tomada de decisão intuitiva

A tomada de decisão intuitiva é feita a partir de uma sensação de que determinada solução parece ser a mais favorável.

Como você deve imaginar, a tomada de decisão em marketing que é feita a partir da intuição de um gestor pode ser crucial, afinal, o que está em pauta é subjetivo, apenas um achismo, e não algo verdadeira embasado e concreto.

Tomada de decisão racional

Este tipo de tomada de decisão utiliza a lógica para “bater o martelo”. Os decisores que fazem escolhas com racionalidade, costumam avaliar diversas alternativas, explorar cenários, comparar soluções e realizar pesquisas para pautar suas sentenças.

Tomada de decisão baseada em valores

Nem pesquisas e nem achismos são levados em consideração nas tomadas de decisão baseada em valores. Aqui, a alternativa certa é aquela que reforça a identidade e o posicionamento da organização.

Tomada de decisão colaborativa

A colaboração é essencial para uma tomada de decisão assertiva, já que várias perspectivas ajudam a ampliar possibilidades e avaliações sobre as escolhas que a empresa deve tomar.

A tomada de decisão colaborativa é muito utilizada nos debates sobre processos internos e ferramentas que impactam na produtividade do time.

No entanto, cabe ao gestor tomar a decisão final, considerando o que foi discutido em grupo. 

Tomada de decisão baseada em especialistas

Quando uma escolha deve ser feita em um contexto muito atípico e que envolve conhecimentos que nenhum dos colaboradores dominam, é necessário acionar um especialista. 

As consultorias especializadas são um exemplo comum de tomadas de decisão influenciadas por experts no tema.

Qual dos tipos que citamos você acredita ser a mais adequada tomada de decisão em marketing?

Existe uma maneira de tomar decisões de forma segura e estratégica, e ela abrange algumas das alternativas que citamos. Falaremos sobre isso mais adiante, então, continue na leitura do artigo!

Por que a tomada de decisão em marketing é tão importante?

A tomada de decisão em marketing afeta o futuro da sua empresa, e não há exagero nenhum ao afirmar isso. As escolhas dentro deste departamento impactam a imagem do seu negócio, seu desempenho, suas vendas e sua credibilidade.

Além disso, as tomadas de decisão em marketing mantêm o bom desempenho do time, evitando erros e retrabalhos, e protegem a organização de prejuízos financeiros.

Para exemplificar, imagine que a produtividade dos seus analistas de marketing está baixa e uma solução seria a implementação de uma ferramenta de automação de marketing.

Uma ferramenta como esta pode:

  • elevar a personalização do contato com clientes;
  • melhora o controle e o gerenciamento das campanhas;
  • gera relatórios concisos.

Percebe como essa tomada de decisão em marketing impacta a equipe, os clientes e a atração de novas oportunidades de vendas?

Um artigo no portal Mundo do Marketing destaca 8 ações de marketing que não foram bem sucedidas, e muitas delas envolvem decisões realmente infelizes, que geraram até ações de boicotes às empresas. É por estas razões que as tomadas de decisão em marketing devem ser levadas tão a sério!

Como tomar boas decisões estratégicas no marketing?

Você já entendeu a importância das tomadas de decisão em marketing, conheça cinco dicas práticas que você deve considerar para fazer suas escolhas sem colocar seu negócio em risco.

1. Tenha claro qual o problema que deve ser resolvido

Identifique o problema que deve ser resolvido e se dedique a resolver somente ele. 

Tome cuidado para não se distrair com outras questões e tentar resolver todos os problemas com uma única solução.

Discernimento é essencial para esta primeira dica. 

Ter clareza sobre o que deve ser resolvido o ajudará a mapear as alternativas que você tem para tal solução, e até mesmo estruturar um processo lógico para compará-las.

2. Tome decisões com base em dados

É preciso considerar dados e informações confiáveis para tomar decisões. Este é o caminho mais seguro para agir.

Para se ter ideia, um relatório publicado pela Tableau aponta que 8 em cada 10 empresas que tomam decisões baseadas em dados dizem que este comportamento tem sido uma vantagem crítica desde o início da pandemia.

Então, consulte seus relatórios e acompanhe os principais indicadores de vendas e marketing. Mensure-os religiosamente. Eles, mais do que qualquer coisa, poderão te guiar para as ações que realmente são necessárias para a sua empresa. 

Aproveite e leia também: Cultura Data-driven: como abandonar o feeling e aplicar uma gestão baseada em dados?

3. Mapeie todas as alternativas 

Vamos voltar ao exemplo de implementação de uma ferramenta de automação de marketing.

Para decidir qual você deve implementar, é necessário explorar todas as opções disponíveis no mercado.

Não é porque você testou uma ferramenta e gostou, que esta é a melhor solução para a sua empresa. Analise e compare todas as suas alternativas!

4. Acompanhe a decisão

Será difícil ser assertivo em 100% das decisões tomadas. Mas, para que uma empresa possa tomar uma ação de maneira mais ágil e segura, é preciso acompanhar o andamento de uma escolha.

Desse modo, os gestores de marketing podem entender aquilo que está dando certo e errado, para que assim, aprimorem suas estratégias cada vez mais, e se aproximem das tomadas de decisão em marketing certeiras.

Isso pode ser feito através de indicadores, métricas e acompanhamento de relatórios também.

Como Albert Einstein uma vez disse: “toda decisão acertada é proveniente de experiência. E toda experiência é proveniente de uma decisão não acertada”.

Veja o modelo de Canvas de Tomada de Decisão criado pela DP/E:

As tomadas de decisão em marketing refletem diretamente os resultados de vendas. Sendo assim, também é necessário se atentar aos indicadores comerciais. Aproveite e confira também nosso eBook gratuito: Guia: KPIs de Vendas