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Como manter a equipe de vendas atualizada

Escrito por
Gustavo Paulillo
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Quão positivo é para os resultados das vendas, ter uma equipe de vendas bem treinada e preparada?

Nenhum empreendedor quer uma equipe de vendas despreparada e que não esteja voltada para o mercado.

Atualização e reciclagem são dois preciosos pilares no setor comercial, uma vez que o conhecimento sempre será o diferencial no comportamento de um vendedor. Sendo assim, quanto mais up to date uma equipe de vendas estiver, melhores resultados ela dará para a empresa.

Mas, o que fazer para motivar a equipe de vendas a se reciclar por conta própria sem que a empresa precise proporcionar os cursos e treinamentos internos?

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Qual é seu perfil de líder?

Escrito por
Gustavo Paulillo
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Liderar pessoas envolve responsabilidades, mas também recompensas tanto profissionais como pessoais.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

É empolgante ver sua equipe evoluindo e os resultados de suas ações aparecendo. Mas liderar não é tão simples assim como muitos pensam. A dificuldade surge principalmente quando falamos de pessoas.

Esse infográfico mostra os perfis de vários tipos de líderes e algumas características da liderança. Qual perfil você acha que é mais próximo do seu?

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5 documentos para a implantação do CRM no comercial

Escrito por
Gustavo Paulillo
Utilize métricas para acompanhar melhor os resultados de vendas

Dúvida de um gestor: “pretendo implantar o CRM em minha empresa, mas não sei por onde começar”.

Implantar um sistema de CRM pode ser um grande desafio em uma equipe de vendas.

É possível educar sua equipe de vendas para que eles entendam e adotem o CRM de maneira imparcial e eficáz, mas não é segredo que algumas equipes comerciais encaram o CRM como uma ameaça também.

Desde um primeiro momento, o sistema de CRM é recebido com grande desconfiança e inimizade por conta da equipe de vendas.

Isso apresenta ao gestor comercial e aos empreendedores um belo desafio pela frente. Mas no final das contas, é justamente a maneira de implementar a cultura do CRM dentro da empresa que possibilitará atingir os resultados desejados.

Vencer as objeções da equipe de vendas é o que vai garantir que o CRM não seja boicotado por toda a equipe.

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Utilizando a tecnologia a favor das vendas

Escrito por
Gustavo Paulillo
Sim! A tecnologia pode, e deve, trabalhar a favor das vendas.

A tecnologia mudou a realidade das vendas. Isso não é segredo. O segredo está em como mudar a realidade para melhor.

A realidade das vendas tem mostrado uma necessidade cada vez maior de que o profissional de vendas precisa estar conectado o tempo todo.

Isso significa que a tecnologia deve ser encarada como um benefício essencial para o melhor desempenho nos negócios.

E dito isso, é preciso começar a fazer da tecnologia como um todo (gadgets e softwares) um grande aliado de sua equipe comercial, para que elas sirvam como grandes aliados na missão de ajudar o vendedor a melhorar seu desempenho.

Por mais que todos os conceitos de marketing digital, relacionamento online, atendimento e outras vertentes do mundo conectado, estejam entrando cada dia mais em nossas vidas, muitos vendedores e empresas não sabem como a tecnologia pode efetivamente influenciar os negócios.

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7 Segredos dos campeões de vendas

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Gustavo Paulillo
7 Segredos dos campeões de vendas.

Uma apresentação de slides que foi utilizada para guiar e incentivar nossa equipe comercial.

“Grandes vendedores são pessoas muito disciplinadas. A sua grandeza se da, em grande parte, justamente pela disciplina.”

Analisando e estudando as práticas diárias de profissionais de sucesso, chegamos a padrões que são muito comuns. Esses profissionais podem acabar nem percebendo, mas estão agindo de forma que os leva ao sucesso.

Utilizamos esse estudo para guiar e incentivar nossa equipe comercial interna em formato de apresentação. Como vimos que a iniciativa foi interessante, resolvemos compartilhar o material que usamos.

Confira abaixo a apresentação de slides.

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Aproveite a sexta para planejar sua próxima semana

Escrito por
Gustavo Paulillo
Quais são os seus motivos para comemorar a sexta-feira?

Você ama as sextas, correto? Mas qual o sentido dos outros dias para você?

Muitas pessoas passam a semana inteira pensando em apenas 1 dia dessa semana: a sexta.

A sexta é o dia mais comemorado e mais nostálgico de uma semana. As pessoas trabalham a semana inteira esperando o final da quinta. Com isso, a sexta acaba sendo o dia mais improdutivo da semana.

Pare por um segundo e pense: o que as pessoas mais compartilham na internet na sexta-feira? O que  as pessoas mais esperam da sexta? O que as pessoas mais falam na internet na sexta?

A resposta sempre é, e talvez, sempre será: diversão.

As pessoas não estão preocupadas com o trabalho, estão preocupadas em se divertir, em passar o final de semana descansando e de torcer para que a segunda não chegue – como se ela fosse um castigo.

Chegamos aqui a um ponto relevante: Será que as pessoas amam a sexta-feira e assim, o fim de semana, porque acham a sua vida um tédio durante a semana, ou odeiam o que fazem?

Ou pior, será que as pessoas estão insatisfeitas com as suas vidas durante a semana?

Para completar o questionamento, vale pensar: quem é você de verdade, a pessoa que trabalha, estuda e vive de segunda à sexta esperando o final de semana, ou a pessoa do final de semana?

Qual é a sua resposta para essa pergunta?

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