Como você apresenta os seus produtos para potenciais clientes? Veja como um catálogo de produtos online pode ser uma grande vantagem comercial

Fazer um catálogo de produtos online é uma forma atraente, interativa e profissional de exibir com detalhes seus produtos através da internet

Um catálogo de produtos online possibilita expandir a base de consumidores e expor todos os itens que sua empresa oferece de maneira prática, e com a facilidade de o interessado já estar conectado com o site de vendas, podendo assim fazer a compra imediata de qualquer item.

Um catálogo de produtos online tem o potencial de atingir aqueles consumidores que jamais colocariam os pés em sua loja, por motivos de distância, não conhecimento ou qualquer outro, por isso é uma grande vantagem mercadológica para todas as empresas.

Como um catálogo de produtos online pode aumentar suas vendas?

Como um catálogo de produtos online pode aumentar suas vendas?

Fazer um catálogo de produtos online pode ser uma grande vantagem comercial

Os catálogos de produtos online são uma excelente alternativa para complementar os catálogos impressos. Pois podem ser visualizados em iPads ou notebooks, de forma objetiva e interativa, com vídeos para ilustrar o funcionamento dos produtos.

Com funcionalidades avançadas, você pode implementar formulários de contato ou disponibilizar a compra de seus produtos diretamente dentro do catálogo. Tornando-o uma verdadeira loja virtual disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Seus vendedores vão preparados para as reuniões com os clientes? É muito importante dar todas as armas possíveis para melhorar suas chances de vender e uma boa forma de disponibilizar e compartilhar materiais que ajudem sua equipe de vendas é através de um catálogo de produtos online, afinal, um catalogo online está sempre disponível em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Reduza os custos com a impressão de catálogos. A Natureza agradece!

Produzir e imprimir um catálogo ou cardápio de boa qualidade tem custos altos para seu bolso e para a natureza, e além disso, você nunca irá conseguir distribuí-los de forma a atender todo o público que gostaria.

Mas com um catálogo de produtos online, qualquer visitante terá acesso, de forma totalmente interativa, com recursos de folhear páginas, vídeos e zoom aos seus produtos e promoções. Você poderá enviar seu catálogo online por email para seus prospects e assim proporcionar uma excelente experiência na visualização do seu catálogo em qualquer dispositivo.

7 perguntas antes de escolher com quem fazer seu catálogo online

Leve em consideração alguns pontos importantes na hora de escolher com quem fazer seu catálogo virtual:

1 – Seu catálogo virtual é responsive?
“Responsive” é a características de uma peça que se adapta automaticamente a qualquer dispositivo para proporcionar uma experiência de leitura perfeita independentemente da tecnologia usada (computador de vários tamanhos de tela, smartphone, tablet, etc.). Qualquer elemento no web pode e dever ser responsive: website, e-mail marketing, blog, assim como seu catálogo online.

2 – Por quanto tempo você precisa hospedar seu catálogo online?
Isso está ligado ao uso que você fará do seu catálogo online. Você vai apresentar apenas os produtos de uma determinada temporada (linha de roupas de verão, por exemplo)? Precisa realizar alterações mensalmente ou anualmente? Quantos produtos você vai querer lançar por mês ou por ano?

3 – Quem será responsável pela administração e manutenção do catálogo online?
Você prefere mandar as alterações para a empresa que fornece a solução de catálogo digital ou prefere administrar a sua conta? No segundo caso, você será responsável pela atualização do catálogo ou será alguém da sua equipe? A interface para acessar ao seu catálogo e realizar ajustes é fácil de usar? O fornecedor da solução oferece algum tipo de suporte ou de documentação para o uso da plataforma?

4 – Quais são as funcionalidades de enriquecimento multimídia oferecidas?
Quanto maior as possibilidades de interação com o leitor, maior será a atenção dele com os seus produtos. Existem muitas possibilidades interativas, dependendo da qualidade da ferramenta que você vai escolher, como por exemplo:
• Criação de índice automático
• Sistema de busca
• Marca-páginas e botões de compartilhamento
• Zoom, opção full screen
• Diaporama
• Links internos dentro do próprio catálogo virtual, links externos para website, email ou outros publicações
• Inserção de vídeos ou animações flash
• Gestão de controle de acesso (proteção com login e senha)

5 – Quanto tempo será necessário para a configuração inicial do catálogo?
Você precisa colocar seu catálogo no ar o quanto antes ou pode dedicar mais tempo para a configuração inicial? Isso realmente vai depender de sua necessidade. Quanto mais tempo, melhor será a elaboração do seu catálogo online.

6 – Quais recursos de monitoramento estarão disponíveis?
A solução disponibiliza estatísticas sobre os leitores de seus catálogos onlines? Entre os principais indicadores sobre os hábitos de leitura existe a taxa de cliques em cada elemento, produto e nas páginas mais consultadas. Você poderia controlar também a quantidade de download do seu catálogo online. Algumas ferramentas mais avançadas proporcionam a integração com Google Analytics, a principal ferramenta de análise de comportamento de visitantes em sites. É uma ferramenta grátis do próprio Google. Se você tem um website, é provável que o Google Analytics já esteja implementado.

7 – O catálogo será indexado no Google para os mecanismos de SEO?
Google indexa qualquer tipo de conteúdo: blog, loja virtual, PDF, etc. Se a ferramenta que você escolheu fornece essa característica, seu catálogo terá mais chance de aparecer nos primeiros resultados do Google para uma determinada busca e assim gerar mais visibilidade.

Contudo, se você pretende fazer um catálogo de produtos online deve ter a preocupação de fazê-lo de maneira organizada e em um formato que seja visualmente atraente, com um uso de imagens e textos equilibrados e condizentes com a imagem que sua empresa deseja transmitir.

Sobre o Autor: O Pierre é responsável pelo marketing da Logovia, que é uma plataforma online de concorrência criativa na qual vários designers irão concorrer com diferentes propostas de design para que o cliente escolha aquela que mais gostar. A plataforma da acesso a milhares de designers do Brasil, ajudando empresas de qualquer tamanho criarem projetos de design profissionais a custo acessível, como logotipos, papelaria, apresentação comercial, banners, etc.