Como ser o melhor vendedor e render mais? Comece a cultivar – internamente e externamente – esses hábitos e tenha melhores resultados. Comece a fazer essas coisas nesta semana e você fará negócios melhores.

William James – um filósofo do século 19 cuja defesa do livre-arbítrio juntamente com o hábito de transformar crenças em ação o fariam um blogueiro rockstar do empreendedorismo – afirmou que toda a nossa vida, na forma definida até agora, é uma grande quantidade de hábitos formados.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo.Confira a apresentação clicando na imagem abaixo:

Agora confira o artigo na íntegra abaixo:

Se todos nós somos nada mais, nada menos do que o conjunto de hábitos, e nenhum de nós é perfeito, isso significa que alguns hábitos são bons e outros são ruins.

A primeira coisa que você faz todos os dias é conferir seu e-mail? Você compra um café com leite, às 11h, todas as manhãs? Vai na academia depois do trabalho? Compra hambúrgueres no McDonalds a caminho de casa depois da academia?

Seja quais forem os seus hábitos, sugiro que você adicione esses três novos que irão ajudá-lo como ser o melhor vendedor, melhorando sua rotina e sua vida. Se você já implementou esses pequenos hábitos em sua rotina de vendas, que bom. Pratique um pouco mais.

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Como ser o melhor vendedor: 3 hábitos para adotar

#1. Perceba alguém fazendo algo certo

Quando foi a última vez que você percebeu que alguém está fazendo um ótimo trabalho e tirou um tempo para reconhecê-lo(a)?

Pense sobre a última semana de trabalho, ou o último grande projeto em que trabalhou, ou a sua última versão de código.

Houve um momento em que alguém de sua equipe (ou que trabalha para o cliente) foi acima e além? O que aconteceu? Se a sua empresa tem uma norma, essa pessoa provavelmente recebe um verbal “parabéns” e só isso.

Estamos todos nos movendo tão rápido que perdemos oportunidades para celebrar grandes atuações. E essa atitude faz parte do processo de como ser o melhor vendedor.

Você pode mudar isso. Vá até o meio da sala e diga: “ei, todo mundo, parem. Estive refletindo sobre o projeto que entregamos semanas atrás, e eu acho que nós cometemos um erro. Não no projeto. Mas ao reconhecer as contribuições do Alberto. Ele fez algumas coisas incríveis, e eu quero ter um segundo da atenção de vocês para destacar algumas delas”.

Muitas empresas oscilam entre rápidas batidinhas nas costas e revisões formais de meses e meses.

Nisso, os atos de heroísmo são generalizados em frases como “tomar a iniciativa” e “seguir em frente”. Reconhecer publicamente as pessoas quando fazem algo certo é o mais poderoso hábito.

Reconheça um bom trabalho de sua equipe de vendas. Lembre-se que uma equipe de vendas é tão forte quanto seu elo mais fraco.

O quão fraco é o seu elo?

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Exalte as pessoas de sua equipe quando elas ajudarem você a fazer um ótimo trabalho junto com os clientes.

#2. Destile o uísque

Todos os bons uísques passam por um processo de destilação que o refina e remove as impurezas.

Beba uísque não destilado e você vai se sufocar.

Você não quer que os colegas e clientes se asfixiem com suas comunicações. Então, ao invés de enviar e-mails brutos com todos os seus pensamentos sobre um assunto (incluindo detalhes das opções que você rejeitou e suposições sobre o que pode ou não acontecer), refine sua mensagem.

Retire 70% do conteúdo. Deixe três pontos de vantagem que o destinatário possa entender.

Por exemplo, nós rotineiramente enviamos e-mails com links para artigos, supondo que o destinatário – sendo um prospect de vendas – tem tempo para lê-los.

É melhor incluir a seguinte nota: “Carlos, eu vi esse artigo e me lembrei de nossa última conversa, onde fiquei sabendo que você está super ocupado. Por isso, se você não tem tempo para ler, aqui estão os pontos que eu destaquei e tenho certeza que você vai gostar”.

Nós erroneamente colocamos mais conteúdo do que podemos em nossa comunicação. Grande parte baboseira.

Como não existe nenhum mecanismo que avisa que atingimos o limite máximo de besteira, precisamos eliminar grandes quantidades de palavras desnecessárias.

Então, antes de mais nada, crie o hábito da autodisciplina para se tornar o melhor vendedor. É justamente isso que vai fazer você ressaltar as melhores informações para seu cliente, ser direto com ele e não enrolar, nem regular informações.

#3. Escreva notas de agradecimento adequadas

Aposto que você já tem o hábito de enviar e-mails de agradecimento após as reuniões de fechamento e gerenciamento de projetos. Esse é um ótimo hábito no relacionamento em vendas.

Aqui está uma maneira ainda melhor de fazer isso. Separe um tempo para escrever uma nota de agradecimento e colocá-la no correio.

O e-mail é muito fácil e comum. Não há nenhum custo para você: você não tem que caçar um papel, um envelope, um selo ou procurar um endereço. Consequentemente, e-mails não marcam, como deveriam marcar.

Não são todas as interações que merecem um agradecimento escrito à mão, obviamente. Mas aquelas interações em que realizamos decisões, definimos o progresso de um projeto que possa ser mensurado, ou em casos em que as pessoas trabalham muito duro, muitas vezes merecem uma nota.

Quando você faz isso, certamente irá receber telefonemas e e-mails de executivos agradecendo por sua nota de agradecimento. Se você quer algo que cause impacto, certamente deve enviar notas de agradecimento.

Elas tem um ótimo impacto. E o impacto é um ótimo hábito para cultivar e ser o melhor vendedor.

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Agradeça sinceramente as pessoas por confiarem em você.

Venda é relacionamento

Não importa se estamos falando do relacionamento dentro da empresa, ou do plantio de relacionamento entre você e seus clientes. A verdade é que a venda nasce por conta de um bom relacionamento.

Você se relaciona com o seu cliente? Lembra do seu cliente quando alguma informação remete a algo que vocês conversaram?

Além do mais, você é grato pelos acordos e projetos fechados juntamente com seus clientes?

Você precisa pensar nisso. Você precisa fazer do relacionamento a maior moeda de troca de informações com seus clientes e, precisa fazer do relacionamento a moeda que aproxima você de seus clientes e de seu mercado.

Quando isso acontece, as pessoas vão lembrar de você.

Quando isso acontecer, as pessoas vão saber que você se importa. E, principalmente quando isso acontecer, e quando você leva a luz para o seu cliente, com soluções e problemas para suas dores, elas vão querer estar perto de você.

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