« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

As 4 vantagens do Smarketing para sua empresa

Escrito por
Gustavo Paulillo

Não conhece esse termo? Então confira agora mesmo do que se trata!

Historicamente, vendas e marketing não se dão bem. Segundo um estudo da Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes avaliam a outra negativamente. Bom, isso precisa mudar!

O Smarketing procura alinhar as duas equipes e mostrar que eles jogam no mesmo time, já que ambos trabalham para ajudar a empresa a crescer e aumentar a receita! Confira agora 4 vantagens do Smarketing para sua empresa. Acompanhe!

O objetivo do Smarketing é alinhar Vendas e Marketing.

O objetivo do Smarketing é alinhar Vendas e Marketing.

O Smarketing funciona para qualquer empresa

A primeira vantagem é que você pode adotar essa ideia não importa qual o tamanho da sua empresa e o segmento em que ela atua. Alinhar os dois times traz resultados expressivos para qualquer empresa e você pode começar com essa ideia agora mesmo!

Vendas e marketing passam a falar a mesma língua

O alinhamento entre os times é um dos pontos mais complicados para as empresas. O Smarketing ajuda o time de vendas a entender quais ações são feitas pelo marketing e vice-versa. Essa é uma oportunidade de alinhar as ações de acordo com o funil de vendas da empresa e otimizar os esforços.

Por exemplo, se o time de marketing foca em produzir e-books para o fundo do funil, o vendedor pode sugerir o consumo desse material para um cliente que está próximo de fechar negócio.

Definição eficaz do sales-ready lead

Sabe aquele cliente que está pronto para realizar uma compra? Ele é o sales-ready lead. Ou seja, uma lead gerada para o time de marketing que está pronta para ser convertida pelo time de vendas.

Para isso, é preciso que ambos os times definam as características dessa lead, ou seja, quais as ações e qualificações que determinam uma sales-ready lead.

O service level agreement

O SLA é, provavelmente, o ponto mais importante de implantar o Smarketing. Basicamente, é um acordo de rendimento feito entre os times. Por exemplo: o marketing precisa entregar 5 mil leads para o time de vendas e eles precisam entrar em contato com uma nova lead a cada hora.

Pode parecer ambicioso, mas é um modelo que funciona muito bem! Ao fornecer um objetivo os esforços se tornam palpáveis, ou seja, a equipe precisa trabalhar e criar táticas para atender a uma demanda X. Isso torna os esforços mais objetivos e melhora os resultados de ambos os times.

É importante que times falem a mesma língua e entendam quais são os esforços feitos por cada um de acordo com o estágio da lead e o funil de vendas. Mas o Smarketing traz também mais um ponto: o diálogo. Lembra que 87% dos profissionais dão avaliações negativas do outro time? Essa é a hora de mudar?

O SLA é uma ferramenta que incentiva a comunicação, já que é ideal que os gestores de cada área se encontrem bissemanalmente ou mensalmente. Mas esse ponto também é válido para os profissionais dos times. Ao entenderem como cada um deles ajuda a empresa, a comunicação é aprimorada e o negócio só tende a se beneficiar.

O Smarketing não é apenas uma ferramenta para melhorar as vendas e atrair mais leads, ele ajuda os times a se entenderem melhor, dialogarem mais e trabalharem em conjunto para o crescimento da empresa!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência com o Smarketing para compartilhar? Utilize a seção de comentários e participe!

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Novas Ideias



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis