Conheça as competências de excelentes vendedoras internas e inspire-se!

As vendedoras internas tem um dia a dia bem singular e desafiante, diferente daquele de uma vendedora externa.

Uma vendedora externa está na rua, vai de encontro ao cliente e pode usar de muitas habilidades para leva-lo à compra.

A vendedora interna tem que realizar a venda de dentro do escritório, contatando o cliente por meio de e-mails ou por telefone, o que limita um pouco as possibilidades.

Preparamos uma apresentação com as principais dicas deste artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo.

Vender internamente tem suas dificuldades. É preciso ser muito perseverante e extremamente positivo, pois o contato por telefone pode ser mais difícil, já que não estamos presentes para ler as reações da pessoa.

Além disso, existem outras competências que caracterizam uma ótima vendedora interna, separando-a das demais. Vamos saber quais são?

Um vendedor interno com habilidades acima da média pode levar a a empresa longe!

Uma vendedora interna com habilidades acima da média pode levar a a empresa longe!

Veja também: 7 dicas que todo vendedor interno precisa conhecer.

Competências de uma vendedora interna de sucesso

1. Aberta a novas ideias

Uma boa vendedora interna está sempre disposta a mudar. Se uma maneira de abordar o cliente não está funcionando, está na hora de analisar o porquê e mudar isso.

Essa é uma característica importante para quem trabalha com pessoas, e uma vendedora nada mais é do que um especialista em relações.

2. Habilidosa em responder perguntas

Uma vendedora que tem respostas preparadas e precisas inspira confiança muito mais rapidamente do que um que não conhece o produto profundamente ou tem dificuldade em articular respostas.

Responder dúvidas e objeções do potencial cliente no momento com clareza e de forma correta faz toda a diferença na hora de fechar uma venda, gerando credibilidade e diminuindo ansiedades do prospect.

É possível atingir isso fazendo uma reunião de brainstorming e preparando um super roteiro de vendas com todas as objeções possíveis e as respostas para elas, ou ainda realizando treinamentos onde você é o cliente.

3. Expert em análise de mercado

Uma vendedora interna que tem conhecimento de mercado vai construir relacionamentos e estabelecer contatos importantes com muito mais facilidade.

Vai também reconhecer oportunidades que valem mais a pena, bem antes de outros.

4. Tem ótimas habilidades de escrita

Essa é uma competência que muitas vezes passa despercebida, mas é crucial para uma vendedora interna.

Esse tipo de vendedora envia e-mails com frequência, além de ter que elaborar propostas e responder mensagens.

Se expressar de forma clara e escrever corretamente dão uma boa impressão ao prospect ou cliente, e o fazem ler a informação de forma mais positiva.

5. Conhece a empresa de ponta a ponta

Não podemos vender o que não conhecemos, ou algo em que não acreditamos. Uma boa vendedora interna conhece a empresa e sua visão estratégica de cor.

Acredita no produto/serviço que vende e responde todas as dúvidas com a segurança que isso traz.

6. É empática

É importante colocar-se no lugar do cliente e entender seu ponto de vista, de forma a ajudá-lo da melhor forma possível.

A forma mais eficaz de fazer isso é escutando. Escutar com atenção e usar as informações captadas posteriormente vai dar ao cliente a certeza de que ele está sendo ouvido.

Saber escutar é mais importante do que saber falar!

Saber escutar é mais importante do que saber falar!

7. Está sempre gerenciando seu tempo

Planejamento e pensamento estratégico são características que estão atreladas ao sucesso.

Se uma vendedora interna não organiza seu dia, sua semana e até seu mês, as tarefas levam muito mais tempo para serem completadas.

Ter uma rotina ajuda bastante, e uma boa dica também é estabelecer um horário para cada atividade, como sempre responder e-mails no início do dia.

Ligar para os prospects sempre no começo ou fim do dia, além de ajudar a manter as atividades em dia vai pegá-los nos melhores momentos – quando estão chegando no trabalho ou se preparando para sair, e não no meio de alguma ocupação.

8. Negocia com maestria

Essa habilidade tradicional das vendas também é importante para uma vendedora interna. Ela precisa constantemente rebater objeções, negociar e fechar negócios, tudo isso com a visão estratégica da empresa e as necessidades do cliente em mente.

Para atingir um nível excelente em comunicação, é necessário estar sempre praticando, e ouvir tudo o que é dito, até nas entrelinhas, para traçar um plano de ação correspondente.

9. Está sempre motivada

Atitudes influenciam a forma de pensar, e o pensamento determina discurso e ações.

Se motivar de forma independente é uma característica que destaca uma boa vendedora interna, já que motivação tem um impacto enorme em como agimos e em que ações tomamos.

Assim, tomar atitudes que motivam e manter um pensamento positivo e um plano em mente vai influenciar na maneira que as coisas são feitas.

Atitudes influenciam a forma de pensar, e o pensamento determina discurso e ações.

Atitudes influenciam a forma de pensar, e o pensamento determina discurso e ações.

10. Tem metas próprias

Metas pessoais, que completem as metas da empresa, são extremamente importantes. Os objetivos fazem as pessoas darem o melhor de si, e ter metas vai transformar aquelas ações desconectadas em um plano sólido.

11. Mede seus resultados

Acompanhar nossos resultados e medir nosso próprio desempenho pode ser uma tarefa difícil, mas os resultados que ela traz são enormes.

Se vemos onde estão os pontos de melhoria e exatamente no que essas falhas estão impactando podemos estudar como melhorar de forma substancial.

Por fim, aquela estratégia de perseguir prospects e forçar produtos/serviços a eles está há muito ultrapassada.

Há uma linha tênue entre ser persistente e ser inconveniente, e com as redes sociais e a internet em geral, ser insistente demais pode prejudicar muito a empresa.

Se o cliente fecha um contrato com o sentimento que você forçou ele a assinar/comprar, ele vai esperar que você cumpra pelo menos 100% do que você prometeu.

Ele vai ter expectativas muito grandes, difíceis de atingir. Em caso de uma grande decepção, é muito fácil para ele criticar a sua empresa nas redes sociais ou criar uma reclamação no Reclame Aqui.

E uma vez que sua empresa tenha reclamações na internet aparecendo no Google ao digitar seu nome, boa sorte para reverter essa situação!

Ser honesto com o cliente também é crucial. Oferecer um produto ou serviço que não atende as necessidades dele pode até gerar uma venda, mas também vai gerar um cliente insatisfeito, que não comprará de novo e não trará indicações.

Por isso é importante conhecer o cliente a fundo, estudar suas necessidades e saber como satisfazê-las.

Pensando em todas essas dificuldades, o Agendor preparou vários e-books que trazem conteúdo relevante sobre assuntos atuais. Atrás de toda vendedora interna de sucesso está muito estudo e dedicação.

Aplicar métodos que comprovadamente funcionaram em outras empresas é positivo, e estudar para aprender como desenvolver métodos que funcionem para a realidade da sua empresa é melhor ainda.

Todo vendedor deve ser ótimo em prospecção, e conhecer a fundo o conceito de funil de vendas e como aplicá-lo. Baixe esses e-books gratuitamente e aprenda tudo sobre o assunto!

Agora que você já sabe o que compõe uma ótima vendedora interna, leia sobre os diferentes tipos de vendedor e quais as habilidades de cada um!

Faça o teste e entenda em qual perfil você se encaixa. Distribua ele para o seu time e descubra o perfil de cada vendedor para realizar uma gestão mais eficaz da equipe de venda.