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Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa

Escrito por
Gustavo Paulillo

Matriz SWOT sem mistérios: saiba como determinar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de sua organização e decidir ações práticas

Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado que os ajude a definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios.

E nessa busca por uma direção a dar para sua empresa, invariavelmente uma das ferramentas que surge em seu auxílio é a matriz SWOT. Nesse momento, logo vem à mente desses empreendedores e gestores palavras como forças, fraquezas, ameaças, oportunidades, ambiente interno e ambiente externo.

Mas na hora de por tais conceitos em prática, muitas vezes percebem que não sabem realmente como fazer uma matriz SWOT.

Na verdade, não existem grandes segredos em como fazer uma análise SWOT. Inclusive, ela foi criada em forma de matriz exatamente para facilitar sua elaboração e análise, de uma forma intuitiva e que segue certas regras de fácil aplicação.

Para ajudar você a entender cada uma das definições presentes na matriz SWOT e como fazer seu planejamento estratégico com ajuda dessa poderosa ferramenta, escrevemos esta postagem de uma forma bem esclarecedora.

Por meio da leitura você aprenderá a fazer uma Matriz SWOT, entenderá cada um de seus conceitos com explicações objetivas e saberá como analisar as informações, tirar suas conclusões e definir suas estratégias de negócio com a determinação de ações e iniciativas práticas.

Veja a seguir um passo a passo de como fazer uma análise SWOT, além da definição de seus principais conceitos.

Outra importante atividade estratégica de um gestor ou empreendedor é saber operacionalizar suas vendas. Para saber ainda mais sobre este assunto, baixe nosso e-book: Guia: Como elaborar e implementar o processo de vendas.

Análise SWOT como fazer

A análise dos ambientes interno e externo são fundamentais na matriz SWOT

Matriz SWOT: como fazer em 6 passos

Antes de montarmos o passo a passo de como fazer uma matriz SWOT, vamos entender os conceitos que são usados ao usar esta ferramenta de análise estratégica.

Os 6 conceitos principais usados na análise SWOT

Para começar, vamos traduzir a sigla SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Análise SWOT como fazer

4 conceitos importantes da análise SWOT e sua tradução: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Essas palavras em português significam, respectivamente:

  • Forças
  • Fraquezas
  • Oportunidades e
  • Ameaças

Agora é que vem o pulo do gato de como fazer uma análise SWOT e que muitos não se atentam: a análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas. E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.

  • Ambiente interno: usualmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele. É neste domínio que você encontrará as forças e fraquezas de sua empresa.

Vamos explicar isso de forma mais clara: como o próprio nome diz, o ambiente interno é tudo que “está dentro”, faz parte, se relaciona ou pertence a empresa. Entenda isso de uma forma ampla, uma patente, por exemplo: ela não está “dentro da empresa”, mas você tem controle sobre ela. Portanto, todos os fatores sobre os quais é possível intervir são parte do ambiente interno, como seu pessoal, maquinário, políticas de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento etc.

É dentro do ambiente interno que você encontrará suas forças e fraquezas:

  • Forças: elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. Por exemplo: um hotel que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como forças. Da mesma forma, um hospital que tem um corpo médico extremamente qualificado, assim como uma marca de roupas prestigiada e desejada pelo público têm nessas características exemplos de forças.
  • Fraquezas: de forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas. Imagine uma fábrica de alimentos enlatados que se localiza muito distante dos grandes centros e por isso tem custos de transporte elevados; ou uma empresa aérea que tem uma frota de aeronaves antiga e por esse motivo tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos. Perceba que nesses dois exemplos a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo muito caro, como nesses dois casos.
  • Ambiente externo: fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.
  • Oportunidades: sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil e mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos. Isso é uma excelente oportunidade!
  • Ameaças: todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio. No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, assim como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são ameaças para a companhia aérea.

Sabe como fazer uma matriz SWOT com essas definições? Você deve determinar como suas forças podem defender sua empresa das ameaças ou potencializar suas oportunidades. E, da mesma forma, que ações deve tomar para que suas fraquezas não potencializem ainda mais as ameaças ou prejudiquem suas oportunidades.

Para isso, siga estes passos:

Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
  • Forças podem potencializar quais oportunidades.
  • Forças podem combater quais ameaças.
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

 

Matriz SWOT como fazer
Modelo de Matriz SWOT. Fonte: blog.iset.com.br

Imagine o exemplo do hotel e que a análise do gestor encontrou o seguinte:

Forças:

  • Localização
  • Infraestrutura interna com muitas atividades indoor
  • Gastronomia nota 10

Fraquezas:

  • Altos custos operacionais
  • Atendimento precisa melhorar

Oportunidades:

  • Olimpíadas
  • Alta do dólar

Ameaças:

  • Temporada de tempestades
  • Precariedade do transporte público

Veja um plano de ações derivado desta matriz SWOT e como fazer a estratégia funcionar:

  1. Aproveitar a oportunidade da alta do dólar (reais mais baratos para estrangeiros!) para criar pacotes internacionais com preços que compensem a fraqueza dos altos custos operacionais.
  2. Aproveitar as forças da gastronomia e atividades indoor para atrair e encantar os hóspedes que se sentirem prejudicados pelas ameaças do clima e do transporte precário.
  3. Criar um programa de capacitação dos funcionários para diminuir a fraqueza do atendimento e aproveitar melhor a oportunidade da Olimpíada.

Esse é apenas um exemplo de como fazer uma análise SWOT. O importante é ter entendido os conceitos e principalmente como correlacionar adequadamente as forças e as fraquezas com as oportunidades e as ameaças. Que achou da matriz SWOT? Já sabe como fazer a sua?

Veja aqui mais informações que podem ajudar você: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa.

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