O WhatsApp foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum. Mas o que começou como um meio de comunicação entre amigos e familiares, evoluiu e incorporou várias outras funcionalidades.

Principais aprendizados deste artigo

  • O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta de marketing e vendas B2B quando utilizado da maneira correta.
  • Os principais pontos para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing B2B são: alinhar essa plataforma às estratégias pré-estabelecidas pela sua empresa e manter este contato apenas para uma finalidade da empresa. Deixe claro quais são os canais da empresa e suas finalidades.
  • É importante se ter um histórico de mensagens gravadas para garantir a segurança da empresa e do cliente, e utilizar essas informações para impactar futuramente esses clientes em novas ações. Utilize um CRM com integração ao WhatsApp.
  • Não adianta ter o contato de vários clientes sem um processo comercial bem estruturado para convertê-los em vendas. Veja mais em nosso guia gratuito: como elaborar um processo de vendas e suas etapas

O intuito inicial da ferramenta era apenas facilitar a troca de mensagens de textos entre duas pessoas que estivessem em localidades diferentes. Aos poucos, funções como chamadas de voz e vídeo, mensagens temporárias e outras foram adicionadas. 

Mas a grande virada do app aconteceu com a criação de grupos de conversa, que se transformaram em uma verdadeira mania. Logo as pessoas perceberam o potencial comercial do WhatsApp e passaram a criar grupos de trocas e vendas.

Aliás, inicialmente os meios de pagamento até lançavam links para colocar em mensagens do WhatsApp e permitir que as pessoas fossem direcionadas para páginas de pagamento online. É claro que a empresa logo percebeu esse potencial e criou uma versão específica da ferramenta para empresas, o WhatsApp Business e depois a opção “pagamento”.

E agora entramos no ponto principal do artigo de hoje: será que é possível usar o WhatsApp como ferramenta de marketing B2B?

Afinal, essa mídia parece bastante vocacionada para o consumidor final. Será?

Nesta postagem, vamos te ensinar como trabalhar o marketing no WhatsApp, independentemente de ser por uma conta pessoal, como vendedor ou pelo WhatsApp Business.

10 passos básicos para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing B2B

A resposta para essa pergunta é: funciona sim, e muito bem. O WhatsApp se tornou uma ferramenta de contato direto fácil, prático e rápido entre empresas/clientes. E para te ajudar a entender como utilizar esse app a seu favor, separamos hoje os melhores segredos de como fazer isso. Confira!

1. Separe seu perfil pessoal do profissional

Tenha perfis profissionais separados para os setores da sua empresa, como o de marketing, vendas ou manutenção. Quando você separa e distribui números para todos esses profissionais, eles conseguem controlar melhor os contatos realizados.

2. Alinhe suas estratégias sociais

Provavelmente a sua empresa trabalha com outras mídias sociais, como Instagram, LinkedIn, Facebook, blogs, entre outras e, possivelmente você já tem um plano de marketing e comunicação pré-estabelecido considerando esses pontos de contato com o seu cliente, certo?

Então, busque agregar o Status do WhatsApp a essas estratégias, seguindo uma linha de conteúdo parecida e que não destoe da sua identidade corporativa atual, caso contrário essa ferramenta não trará os resultados esperados para a sua empresa.

Saiba mais: Social Selling: o que é e como implementar em sua estratégia de vendas

3. Convide seus clientes

Este é o primeiro passo para que as coisas funcionem. Você precisa divulgar um número de telefone para que seus clientes o adicionem a sua lista de contatos no celular e, em seguida, também no WhatsApp.

Use as outras mídias sociais de sua empresa para isso ou disponibilize um QR code e convide os clientes a adicionarem seu contato. Enviar uma newsletter divulgando a novidade pode ser uma ótima ideia.

Lembre-se de deixar claro o setor que será responsável por aquele contato e dizer, em uma newsletter por exemplo, quais situações podem ser resolvidas por ali. Faça  posts separados, caso tenha mais de um contato.

4. Entre em grupos de interesse de seu público-alvo

Se você quer saber como fazer marketing pelo WhatsApp, inspire-se no marketing de conteúdo: seja relevante para seus clientes!

Evite ficar fazendo propaganda de produtos e serviços, seja reconhecido com uma referência na solução que sua empresa oferece ao mercado e não com aquela pessoa que vende tal produto ou serviço.

Faça parte de grupos em que falar de sua empresa seja relevante. Por exemplo: se você vende produtos para empresas de construção civil, faz todo sentido participar de um grupo que discute soluções de engenharia e dar sua opinião, divulgar materiais e links para conteúdos de sua empresa por lá. Seja sutil e apresente conteúdo, não propaganda!

Para isso, o WhatsApp fornece uma série de recursos, como listas de transmissão, informações sobre a sua empresa disponibilizadas de forma automática, catálogo, ferramentas essas que você precisa dominar para saber a melhor forma de prospectar novos clientes e fidelizar os que você já tem.

Veja também: Como fazer propaganda pelo WhatsApp para vender mais

5. Vídeos

Sua empresa têm vídeos de apresentação, de demonstração de produtos e serviços ou depoimentos de clientes? Não?

Assim que encontrar uma oportunidade de enviar para um cliente, faça-o rapidamente. Essa é uma forma muito eficaz de identificação: pessoas gostam de pessoas, portanto dar rostos para a sua empresa é incrível.

Para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing é preciso ser ágil, já que trata-se de uma mídia de mensagens instantâneas.

Perder o timing de uma conversa pode significar que o interesse do cliente por aquele vídeo já esfriou. Mantenha os links de todos os vídeos já prontos para serem enviados.

Você pode, por exemplo, enviar esses vídeos para seu número pessoal e toda vez que quiser enviar um deles, simplesmente encaminhe a mensagem.

6. Mensagens de voz

Outro recurso poderoso de quem quer usar o WhatsApp para empresas são as mensagens de voz.

Elas são rápidas, ágeis de enviar e você não comete erros de digitação, além de mostrar no seu tom de voz o que de fato quer passar para o cliente. Além disso, responder com sua própria voz soa como um atendimento personalizado.

Estude quais são as perguntas mais frequentes que os seus clientes fazem e já tenha em mente alguns discursos e argumentos prontos para respondê-las. Ensaie algumas vezes, grave e ouça a sua própria mensagem para ver como fica e depois repita para os clientes, sempre que necessário, até isso se tornar algo natural.

7. Imagens, infográficos e gifs

Fotos interessantes, infográficos explicativos e até gifs divertidos que têm a ver com seu negócio podem ser uma forma inteligente de como fazer marketing no WhatsApp e manter contato com os clientes.

Enviar um gif relacionado com a cultura daquele ramo de negócios pode ser bastante viral, se feito com os clientes e grupos certos.

8. Divulgue seus conteúdos

Posts de seu blog, artigos que você ou sua empresa publicaram no LinkedIn, podcast, e-books, Slideshares e outras formas de conteúdo rico também podem ser divulgadas pelo WhatsApp.

Aliás, se sua empresa vai participar de feiras e eventos, fazer um lançamento ou inauguração, este é um canal interessante para divulgar essas novidades.

Agora que você já sabe como prospectar clientes pelo WhatsApp, veja algumas dicas para fechar mais vendas:

9. Catálogo

O Whatsapp Business tem uma função que chama-se “Catálogo”. Com ela você pode incluir seus produtos/serviços em um portfólio e fornecê-lo ao seu cliente, de forma fixa e prática, pela versão comum do app.

Essa função só está disponível para contas empresariais e é muito simples de ser aplicada. Veja o passo a passo:

  • Dentro das configurações do aplicativo, acesse “Configurações da empresa”;
  • Toque em “Catálogo”, depois em “Adicionar produto ou serviço”;
  • Selecione “Adicionar imagens”;
  • Defina o nome em “Nome do produto ou serviço”;
  • Depois defina o preço em “Preço R$”;
  • Toque na opção “Mais campos” para incluir descrição dos seus produtos/serviços como detalhes, link, descrição, etc;
  • Finalizado todas as informações, clique em “Salvar”.

10. Etiquetas

Essa outra ferramenta é muito importante para a diferenciação dos seus usuários. Com ela, que só está disponível na versão Business do WhatsApp, você pode marcar conversas ou mensagens e listá-las da mais importante para a menos, com etiquetas coloridas e temáticas para cada item salvo. Isso facilita o acesso e fica visualmente mais organizado.

Para acessar essa ferramenta basta você seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse a área de “Configurações”;
  • Toque em “Ferramentas Comerciais”;
  • Selecione “Etiqueta” e “Adicionar nova Etiqueta”;
  • Adicione um nome para aquela etiqueta e clique em “Salvar”.

Dica extra: mantenha um histórico das principais mensagens

Com a expansão das funcionalidades que o WhatsApp traz para as empresas, esse app passou a ser utilizado como uma forma de ter registrado o diálogo que aconteceu entre a sua empresa e o cliente.

Pensando nisso, o Agendor trouxe essa nova funcionalidade em forma de extensão para o Chrome. Com ela, você pode adicionar novos leads e enviar seus históricos de mensagens e negócios diretamente para o sistema CRM, sem precisar sair do Whatsapp Web.

A implementação dessa ferramenta é muito simples, depois de instalada, você perceberá essa nova funcionalidade se abrir na lateral direita da tela automaticamente após logar com o seu Whatsapp Web. Feito isso, já está pronto para aproveitar os principais benefícios desse software. 

Confira no vídeo abaixo como essa ferramenta funciona:

Ficou com alguma dúvida? Veja como funciona essa extensão.