Para conseguir resultados em um contexto como o que vivemos atualmente, é preciso, mais do que nunca, usar a criatividade e ser inventivo. Explorar novos canais digitais de vendas e testar estratégias de abordagem inéditas são alguns exemplos da postura necessária nesse momento. É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre vendas por mensagens de voz.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Enviar mensagens de voz é uma boa estratégia de vendas, pois as pessoas podem ouvir o áudio enquanto realizam outras atividades.
  • Mensagens de voz também fazem parte do processo de abordagem em uma venda, e costumam ser mais atrativas por despertarem a curiosidade de quem está do outro lado da tela.
  • Em áudio conseguimos nos expressar melhor, deixando a mensagem mais clara, mais próxima e também mais personalizada.
  • A mensagem de voz pode ser utilizada em diversos canais que possuem esse recurso e pode ser uma ótima estratégia de vendas para estreitar relacionamentos.
  • Os scripts de venda por áudio precisam ser pensados e planejados com antecedência e vale sempre o bom senso para falar com a pessoa por meio desse canal. Saiba como se preparar para entrar em contato com seu prospect. 
  • Você ainda pode usar um software de CRM e fazer a integração dele com o seu WhatsApp. Faça um teste grátis no Agendor e veja como isso funciona.

Você, por acaso, já utilizou essa ferramenta para prospectar, fazer follow up ou mesmo fechar negócios? Como veremos, além do panorama ser bastante favorável a esse tipo de utilização na venda, o recurso traz uma série de possibilidades interessantes a serem exploradas. Basta pensarmos, por exemplo, que diferentes canais permitem hoje o envio de áudios: além do WhatsApp e Telegram, o Instagram e o LinkedIn também.

Portanto, acompanhe o artigo para entender por que investir nas vendas por mensagem de voz e como fazer isso de forma estratégica e efetiva para ter bons resultados! 

Por que usar mensagens de voz pode ser uma boa estratégia de vendas?

Se você ainda não está convencido de que as vendas por mensagem de voz são uma ótima forma de abordagem, reunimos aqui algumas razões pelas quais os áudios podem ser grandes aliados na hora de vender.

Cenário e estilo de vida favoráveis

Se você parar para pensar, a verdade é que os áudios estão mais em alta do que nunca. Assistimos faz pouco tempo, inclusive, ao surgimento de uma nova rede social na qual a comunicação é feita somente por áudios ao vivo. É isso mesmo, no Clubhouse não tem imagem nem texto, os usuários participam de conversas de voz em salas de seu interesse.

Além disso, o consumo de podcasts cresceu exponencialmente desde 2019. Apesar de ser um formato que já existe há algum tempo, o número de podcasts e de ouvintes aumentou de forma considerável nos últimos dois anos.

Há vários fatores relacionados a esse “boom”, entre eles a pandemia, é claro, mas há também o fato de ser um tipo de mídia que se encaixa perfeitamente na rotina das pessoas, que, muitas vezes, não têm tanto tempo para parar e ler uma longa reportagem ou até mesmo sentar para ver uma série.

A praticidade do áudio é evidente e por isso se aplica também às vendas por mensagem de voz. Muitas vezes, as pessoas não têm tempo para ler um e-mail, por mais breve que ele seja, mas podem ouvir um áudio enquanto fazem qualquer outra coisa: dirigem, cozinham etc.

Leia mais: Como fazer prospecção da forma adequada

Áudios despertam a curiosidade

Pense por um instante: se você receber uma mensagem de texto no WhatsApp pode até ficar com preguiça de ler. Mas, e se for um áudio? Não vai ficar com o dedo coçando para apertar o play? 

As mensagens de voz costumam ser atrativas pelo simples fato de que as pessoas ficam realmente curiosas para ouvir. Faça o teste!

Mensagem mais clara, mais próxima e mais personalizada

Você já foi contar uma história ou explicar uma situação para um amigo pelo WhatsApp e pensou: “vai ser muito mais fácil eu mandar um áudio do que escrever uma mensagem”.

Pois é, a maior parte das pessoas consegue ser mais claro ao falar do que ao escrever. Isso significa que nas mensagens de voz você provavelmente vai conseguir expressar melhor aquilo que deseja.

Além disso, uma das grandes vantagens desse formato é a aproximação que ele proporciona. Por mais que você escreva tentando ser simpático e criar uma conexão com o interlocutor, ao falar você pode usar outros recursos que ajudam muito: o tom da voz, o ritmo da fala etc. Uma mensagem de texto sempre vai ser mais fria do que um áudio.

Outro ponto muito importante: é muito mais fácil fazer uma mensagem de áudio parecer personalizada do que um texto. Nas vendas por mensagens de voz, você consegue personalizar o discurso de forma muito mais natural. Além disso, não se trata de um “copia e cola” e o interlocutor sabe disso. Por mais que a mensagem seja padrão, você parou e gravou um áudio especificamente para aquela pessoa — e isso tende a ser valorizado por quem recebe.

Veja 7 dicas para ter mais sucesso na abordagem de vendas:

dicas de sucesso para a abordagem de vendas

É possível utilizar em vários canais

Como mencionamos, é possível utilizar a estratégia de vendas por mensagens de voz em diferentes canais, escolhendo o preferido de cada contato. Inclusive, muita gente desconhece que o LinkedIn tem esse recurso, o que pode ser uma ótima oportunidade para você se diferenciar e chamar a atenção por lá.

Veja também: Criação de listas de prospecção: truques do Google para fazer a sua

Boas práticas para não espantar clientes nas vendas por mensagens de voz

No entanto, antes de começar a utilizar essa abordagem e realizar vendas por mensagens de voz, é importante saber que existem algumas boas práticas que precisam ser respeitadas para a ação ser mais certeira. 

Como qualquer outra ferramenta, é importante usá-la de modo estratégico e ter uma mínima preparação para isso. Por isso, aqui vão algumas dicas nesse sentido:

Planeje os scripts com atenção

Os scripts de vendas por mensagens de voz precisam ser muito bem pensados e planejados. Faça isso com o foco em ser o mais objetivo e personalizado possível. 

Entenda cada contexto e como pode aproveitá-lo

Assim como em outros tipos de ação de vendas, nesse caso também é muito importante analisar caso a caso e entender qual a melhor forma de agir estrategicamente em determinado cenário. Cada contexto pode exigir um tipo de postura, então avalie qual é o melhor canal para abordar aquele cliente específico, por exemplo.

Isso é importante especialmente se for utilizar grupos de WhatsApp ou Telegram, que costumam ter regras e dinâmicas de participação já estabelecidas.

Obtenha consentimento para usar o canal

No caso de usar o WhatsApp, vale sempre o bom senso: de forma alguma saia mandando mensagem sem ter o consentimento para falar com a pessoa por meio desse canal. O WhatsApp é uma ferramenta mais pessoal, não é como as outras redes sociais. 

Portanto, a dica aqui é, antes de mandar áudios por lá, pergunte para a pessoa por e-mail ou em outra rede social se vocês podem conversar por lá para facilitar a comunicação. 

Teste com um pequeno grupo

Antes de adotar as vendas por mensagens de voz, é importante realizar alguns testes para entender o que mais funciona para o seu tipo de negócio. Pode ser, até mesmo, que essa não seja uma tática positiva para o seu perfil de cliente. 

Sendo assim, tente testar a abordagem com um pequeno grupo do seu público para avaliar a reação, a taxa de resposta e analisar se não gera desconforto.

Assista o webinar: Os grandes desafios em prospectar e vender em tempos de “home office”

Como são as mensagens de vendas por áudio ideais

Chegamos às dicas mais práticas para a elaboração dos áudios para vendas por mensagens de voz. Existem alguns pontos importantes aos quais você deve se atentar na hora de criar as mensagens e usar a estratégia:

  • Faça sempre um CTA (call to action, ou chamada para a ação) com um texto escrito e curto antes ou mesmo logo depois de enviar a mensagem de voz (ou seja, não envie simplesmente um áudio do nada e sem nenhuma explicação);
  • Estruture a mensagem em introdução, apresentação da proposta, conclusão;
  • Pense em uma introdução poderosa e personalizada para os primeiros 5 a 10 segundos;
  • Depois de introduzir a conversa, faça a apresentação com uma mensagem forte (mais ou menos 15 segundos);
  • Conclua com um CTA efetivo para engajar, certificando-se de dar uma abertura para a resposta (5 a 10 segundos);
  • Treine ou grave a mensagem com antecedência para que seja muito objetiva e não tenha muitas pausas ou divagações;
  • Personalize cada mensagem (portanto, nada de encaminhar mensagem, viu?);
  • Não seja prolixo: não se prolongue muito tentando vender tudo em pouco tempo, o ideal é que as mensagens sejam curtas, máximo 40 segundos;
  • Utilize mensagem de voz como chamada para um próximo passo ou para o follow up;
  • Busque sempre um tom de voz amistoso e simpático para aumentar o sentido de proximidade com o interlocutor.

Veja também: Acelerar vendas em meio à pandemia: quais são os caminhos possíveis?

Exemplos de mensagens de vendas por áudio

Exemplo de texto para enviar antes ou depois do áudio

“Olá, [nome da pessoa], vou deixar uma mensagem rápida aqui pra você sobre um tema que acredito ser do seu interesse! Aguardo o seu retorno!”

Exemplo de mensagem de voz para WhatsApp

“Oi, [nome da pessoa], tudo bem? Espero que sim! Pensei em mandar esse áudio porque acho que, provavelmente, você já deve receber várias mensagens de texto diariamente. Então, eu acabei de receber a ligação de um cliente que recentemente estava com [descreva o problema] e que ajudamos com [descreva a solução]. Gostaria muito de agendar uma ligação com você para conversar e entender se vocês também enfrentam esse tipo de situação e como poderíamos ajudá-los. O que você acha?”

Exemplo de mensagem de voz para LinkedIn

Olá, [nome da pessoa], vi o seu perfil e vi que você é [cargo] na empresa [nome da empresa]. Acho que eu posso ter algo interessante para você! No momento, estamos ajudando clientes a [problema e solução] e fiquei pensando se você poderia estar enfrentando esse tipo de desafio também. O que acha de conversarmos melhor por telefone?”

Exemplo de mensagem de voz de follow up

“Olá, [nome da pessoa], tudo bem? Vi aqui no sistema que enviamos uma proposta para você há uma semana e não nos falamos mais desde então. Você ficou com alguma dúvida? Poderíamos agendar uma reunião para eu detalhar melhor a proposta. Quando você está disponível?”

Veja mais insights para aprimorar sua prospecção!

Não se esqueça de salvar o histórico das mensagens!

Apesar de não salvar áudios, só mensagens de texto, o Agendor trás uma nova funcionalidade em forma de extensão para o Chrome! Com ela você pode adicionar novos leads e enviar seus históricos de mensagens e negócios diretamente ao CRM do Agendor, sem precisar sair do Whatsapp Web.

Veja como ela funciona no vídeo abaixo:

A implementação dessa ferramenta é muito simples, já que depois de instalada, você terá essa nova funcionalidade de forma automática ao lado direito da sua tela, após logar com o Whatsapp Web. Feito isso, já está pronto para aproveitar os principais benefícios desse software que envolvem:

  • Controle de contato com o cliente;
  • Segurança das informações conversadas entre a empresa e o cliente;
  • Armazenamento de informações que podem auxiliar em uma futura negociação;
  • Composição de um banco de dados sólido.

Veja nosso tutorial + FAQ completo sobre essa nova função aqui.

Pronto para começar a fazer vendas por mensagens de voz?

Gostou das nossas dicas? Ficou empolgado para começar a fazer vendas por mensagens de voz? Certamente, a abordagem pode ser muito eficaz, mas, como qualquer outro tipo de estratégia, requer empenho e bastante treino. 

Portanto, grave várias mensagens para pegar prática e chegar a um resultado satisfatório e, como falamos, comece testando com alguns clientes para analisar os efeitos e ajustar algum ponto que seja necessário.

Quer saber mais sobre abordagens de vendas? Confira também esse material gratuito do Agendor: 12 dicas de abordagem de vendas! A apresentação traz técnicas de vendas e abordagens para você colocar em prática.