Como trabalhar com vendas? Será que é preciso ser um vendedor nato ou é possível desenvolver as habilidades necessárias para isso?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Para trabalhar com vendas é preciso grande relação com a área de marketing, e incluem tarefas como a definição do público-alvo, a segmentação de clientes, a prospecção, o contato com eles, a negociação e o follow-up.
  • Uma das habilidades de vendas que todo vendedor precisa ter se refere à definição de metas e ao cumprimento das mesmas.
  • Além disso, é extremamente importante conhecer a fundo o seu público, buscando identificar as principais dores, necessidades e expectativas dos clientes.
  • Outra dica de como ser um bom vendedor é aprender a executar um follow-up de qualidade. Para isso, os vendedores devem utilizar um bom CRM para otimizar o controle de compromissos. Saiba mais em: Como usar o Agendor para fazer follow-up com clientes

Para trabalhar com vendas, é necessário desenvolver certas habilidades e competências fundamentais.

E os especialistas de RH afirmam que é totalmente possível fazer isso, sem ter nascido com “o dom da vendas”. É claro que algumas características inatas podem ajudar, mas isso não é um fator determinante para o seu sucesso.

Por isso, confira as características e as boas práticas que podem te ajudar a se tornar um bom vendedor.

Continue a leitura deste artigo e saiba o que fazer para conquistar mais clientes, satisfazê-los e ter sucesso na área comercial.

Leia também: Os 6 passos que vão mostrar a você como ser um supervendedor

Trabalhar com vendas: 7 dicas de como ser um bom vendedor

O que é trabalhar com vendas?

Trabalhar com vendas vai muito além da atividade de “fechar negócios”. Ela inclui diversas outras atribuições, muitas delas com grande relação com a área de marketing, e incluem tarefas como a definição do público-alvo, a segmentação de clientes, a prospecção, o contato com eles, a negociação, o follow-up, o fechamento da venda e também atividades de pós-vendas e de fidelização.

Agora que você já sabe o que é trabalhar com vendas, confira nossas dicas de como se tornar um bom vendedor.

O que é preciso para trabalhar com vendas?

  1. Estabeleça metas pessoais
  2. Tenha um processo de vendas bem estruturado
  3. Conheça o seu produto e o seu cliente
  4. Organize-se
  5. Faça um follow-up de qualidade
  6. Mantenha-se atualizado sobre o seu mercado de atuação
  7. Invista no seu marketing pessoal

Veja, abaixo, o detalhamento de cada um desses itens.

1. Estabeleça metas pessoais

Uma das habilidades de vendas que todo vendedor precisa ter se refere ao estabelecimento e ao cumprimento de metas. É de extrema importância que esse profissional tenha em mente os resultados que ele precisa alcançar.

Para isso, o uso de indicadores de desempenho (KPIs) podem ser bastante úteis. Dentre os principais KPIs para os quais você pode estabelecer metas pessoais, vale a pena citar a Taxa de Conversão, Ticket Médio, Lifetime Value e Número de Leads Qualificados.

O ideal é estabelecer metas pessoais que possam ser atingidas com ajuda de suas metas profissionais. Aliás, no caso de vendedores, bater metas e receber comissões e bônus pode ser uma maneira de fazer isso.

Confira esta ferramenta do Agendor que ajuda vendedores a alinharem suas metas pessoais:

2. Tenha um processo de vendas bem estruturado

Quem deseja trabalhar com vendas precisa entender que as vendas são o resultado de um processo muito bem estruturado. Isso significa que há uma série de etapas a serem observadas e cumpridas, que vão desde a atração pelo seu produto ou serviço até o fechamento do negócio.

Com um processo bem definido, fica mais fácil antecipar necessidades e comportamentos dos clientes e mantê-los interessados na sua proposta.

Por isso, você precisa seguir o processo de vendas definido pela empresa em que trabalha para que a jornada do cliente seja concluída com sucesso.

Entenda como funciona o processo de decisão de compra dos clientes:

3. Conheça o seu produto e o seu cliente

Não há como ser um bom vendedor se você não conhecer bem as soluções que você oferece e o público para o qual elas são destinadas.

Tendo isso em vista, procure saber tudo sobre seu produto ou serviço. Isso é fundamental para que o cliente sinta mais confiança e segurança no seu discurso de venda e perceba valor na sua solução.

Além disso, é extremamente importante conhecer a fundo o seu cliente. Busque identificar as principais dores, necessidades e preferências. Além disso, você deve também saber qual o perfil dos tomadores de decisão.

Dessa forma, você poderá personalizar sua abordagem, aumentando as chances de conversão.

Usar um sistema de CRM pode ajudar bastante nessa hora: O que é CRM e para que serve?

O CRM de vendas permite que os gestores e vendedores tenham análises de performance  mais detalhadas e geram relatórios ainda mais precisos.

No Agendor, por exemplo, o vendedor poderá ter mais facilidade para compreender a performance de cada produto, por sua categoria, pelo valor em negócios ou quantidade.

Outros relatórios também fornecem insights sobre o comportamento dos clientes e suas preferências. É possível identificar as taxas de conversão, os motivos de perda de negócio e os canais de captação mais rentáveis.

4. Organize-se

Organização também está entre as principais habilidades de vendas. Por geralmente lidar com diferentes clientes, o vendedor precisa saber organizar sua rotina, sua agenda de compromissos (reuniões, visitas etc.), as ligações que precisam ser feitas, etc.

Assim, evita-se descontentamentos por parte dos clientes, pois você se mostrará sempre capaz de honrar seus compromissos e se mostrar bem preparado.

Com um CRM, é simples organizar seus compromissos em uma agenda e ser notificado para não perder o timing das negociações. Veja:

5. Faça um follow-up de qualidade

Outra dica de como ser um bom vendedor é aprender a executar um follow-up de qualidade. Em especial nas vendas B2B, essa é uma prática que fará toda a diferença nos seus resultados.

Basicamente, o follow up significa dar continuidade ao processo de vendas. O vendedor entra em contato diversas vezes com seu futuro cliente para entender melhor suas necessidades e mostrar de que maneira o produto ou serviço oferecido pode ser a solução que ele procura.

A intenção do follow up é manter o seu lead interessado na proposta e conduzi-lo até o fechamento da compra.

Para esta atividade, é essencial que o vendedor também conte com um bom sistema de CRM. Afinal, como pontuamos no tópico anterior, o CRM ajuda a registrar os follow-ups e sinalizar, através de notificações, as ligações e reuniões agendadas para o acompanhamento das negociações. 

Ficou curioso para saber mais sobre como funciona o CRM do Agendor e como nossa solução pode te tornar um vendedor de alto nível? 

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Este post é bastante completo, confira: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

Quer uma dica de follow-up? Então, confira este vídeo do Kesley Henrique, da Ramper:

6. Mantenha-se atualizado sobre o seu mercado de atuação

Para trabalhar com vendas, é também fundamental manter-se atualizado sobre tudo o que acontece no mercado.

Esteja atento, por exemplo, ao surgimento de novos concorrentes ou soluções semelhantes, aos preços praticados no mercado, às preferências atuais, às tendências para os próximos anos, etc.

Busque também investir em cursos e especializações. Lembre-se de que o conhecimento é a chave para o crescimento.

Você conhece a Matriz de Porter? É uma excelente ferramenta para estudar o mercado. Saiba mais sobre ela neste vídeo da Siteware:

7. Invista no seu marketing pessoal

Saber se promover também está na lista de habilidades em vendas. O bom vendedor precisa investir no seu marketing pessoal.

Uma ferramenta muito útil para essa finalidade é o LinkedIn. Ele funciona como uma rede social corporativa. Lá você pode expor o seu currículo, seus projetos, seus contatos e até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos.

Além do LinkedIn, você também pode fazer uma conta no Facebook e no Instagram para divulgar suas soluções e fazer novos contatos.

Veja mais um vídeo com dicas, dessa vez sobre como usar o LinkedIn em vendas, com o Thiago Reis:

O que achou das nossas 7 dicas para trabalhar em vendas? Você já empregou alguma delas? Coloque-as em prática e obtenha resultados comerciais mais satisfatórios.

Veja, agora, mais algumas das atitudes de um campeão em vendas, neste infográfico criado por nossa equipe:

Saiba mais: Campeões de vendas: quais as qualidades de um bom vendedor

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